Arranca na próxima sexta-feira o 8º Encontro Internacional de Palhaços de Vila do Conde. Com o tema "Palhaço Negro", o evento vai contar com artistas nacionais e internacionais. Acontece até domingo, no Teatro Municipal de Vila do Conde.

"Quando falamos em Palhaço Negro, falamos na expressão africana revelada na linguagem do clown. Nas mais antigas tribos de África, a figura do palhaço era representada de diferentes maneiras, com diferentes máscaras e rituais. Atualmente, vários palhaços e palhaças afrodescendentes, em todo mundo, exploram a linguagem do palhaço para se exprimirem, para encontrarem as suas raízes e para divertirem o seu público", pode ler-se no comunicado da organização .

O programa, que decorre nos dias 15, 16 e 17 de outubro, inclui artistas do México, Brasil, Senegal e Portugal, "que irão transformar Vila do Conde na capital do riso e da alegria". Para além dos espetáculos, a iniciativa conta ainda com a realização da formação “Comicidade preta: o riso como fabulação insurgente", que "propõe um processo criativo voltado para a elaboração da cena, do tempo cômico, em conexão com o sentido de brincadeira, do jogo, num contexto afrocentrado". O curso acontece de dia 12 a 14 de outubro, no Centro pesquisa e formação Nuvem Voadora.

O Encontro Internacional de Palhaços de Vila do Conde é promovido pela Cia Nuvem Voadora  e conta com o alto patrocínio da Câmara Municipal de Vila do Conde. Mais informações sobre a programação aqui.

Local: Teatro Municipal de Vila do Conde
Horário: Consultar programação
Preço: Gratuito