O projeto Come Together, do qual o Gerador é um dos parceiros, junta órgãos de comunicação social de seis países europeus, com o objetivo de partilharem, entre si, conhecimentos e boas práticas na gestão e disseminação dos seus trabalhos. Como resultado desta partilha, o projeto irá promover um programa educacional focado na comunidade jornalística europeia.
Neste webinar gratuito, em inglês, que acontecerá no dia 7 de março das 14h às 16h, com a jornalista Paula Cardoso, fundadora da comunidade digital Afrolink, confrontamos a realidade inegável de que as representações mediáticas da população racializada, nomeadamente das pessoas negras, e a cobertura de questões raciais podem ser tremendamente problemáticas e excludentes. Estaremos conscientes de como os meios de comunicação social estão a alimentar o racismo?
Inscreve-te para participar aqui.
Serão discutidos os principais aspetos dos meios de comunicação que fabricam o ódio, partilhadas boas práticas para os enfrentar e refletiremos, ainda, sobre o poder da narrativa para reduzir os estigmas raciais e questionar as narrativas oficiais.
Paula Cardoso, fundadora da comunidade digital Afrolink, que visibiliza profissionais africanos e afrodescendentes residentes em Portugal ou com ligações ao país, é também autora da série de livros infantis “Força Africana”, projetos desenvolvidos para promover uma maior representatividade negra na sociedade portuguesa. Entre vários projetos, faz ainda parte da equipa do talk-show online “O Lado Negro da Força”.
O consórcio do Come Together, co-financiado pela Comissão Europeia através do programa Europa Criativa, é composto pelas entidades Eurozine, Gerador, Krytyka Polityczna, Kurziv, Rekto:Verso, VoxEurop e VoxFeminae.