fbpx

Apoia o Gerador na construção de uma sociedade mais criativa, crítica e participativa. Descobre aqui como.

Patrícia Moreira estreia nova criação em Idanha-a-Nova

Estreia no dia 29 de outubro no Centro Cultural Raiano, em Idanha-a-Nova, Fogo-fátuo, o mais…

Texto de Carolina Franco

Apoia o Gerador na construção de uma sociedade mais criativa, crítica e participativa. Descobre aqui como.

Estreia no dia 29 de outubro no Centro Cultural Raiano, em Idanha-a-Nova, Fogo-fátuo, o mais recente espetáculo de Patrícia Moreira. Em palco, convoca-se uma reflexão em torno do contrabando de café na raia ibérica e o início da exploração cafeeira no Brasil. 

De acordo com o comunicado de imprensa, Fogo-fátuo convoca “a música, o ritual e o movimento físico-verbal em dança oscilante e vertiginosa entre o profano e o divino”, “exercitando a elasticidade de cicatrizes seculares”. À responsável pela criação, Patrícia Moreira, juntam-se Anabela Ribeiro, Brais Iriarte Alonso e Pedro Baptista, na representação. 

Nesta peça de Patrícia Moreira, foram recolhidos testemunhos com o intuito de enriquecer a pesquisa para este projeto. Reunidos, ajudam a melhor entender “de que forma o contrabando se enraizou no modo de viver e nas tradições que definem os laços comunitários e de que modo a memória do contrabando se encontra presente nas gerações mais novas”. Ainda que a peça tenha surgido de uma residência artística em Idanha-a-Nova, o lugar que surge como pano de fundo é Ribeirão Preto, no Brasil, uma cidade cujo nome advém da forte influência do café no seu desenvolvimento industrial.

Esta co-produção entre a Tremor Teatro com Limiar Teatro, CIA Teatral Boccaccione e o Município de Idanha-a-Nova segue para a Sala Ártika, em Vigo, nos dias 12, 13 e 14 de novembro, para o CAL - Centro de Artes de Lisboa, entre os dias 22 e 24 de fevereiro do próximo ano, e finalmente em março estará no Festival Março Jovem, no Seixal. 

Tremor Teatro é, citando a descrição da estrutura de criação fundada em 2020 por Patrícia Moreira, um projeto que "assume um caráter pluridisciplinar, objetivando a promoção, criação e difusão cultural de várias expressões artísticas, a nível nacional e internacional". "Propõe uma reflexão sobre o mundo, sobre o Homem e a Mulher, através do pensamento histórico, da memória, da filosofia e do movimento; buscando o contacto direto com x outrx e pensando-x à luz da criatividade e elaboração ficcional". Podes saber mais sobre o Tremor Teatro, aqui

Fotografia da cortesia de Tremor Teatro

Publicidade

Se este artigo te interessou vale a pena espreitares estes também

7 Maio 2025

O Livro Incompleto  

7 Maio 2025

Chimamanda p’ra branco ver…mas não ler! 

6 Maio 2025

Dedo Invisível no Indie Lisboa com Rachel Daisy Ellis, produtora de “O Último Azul”

6 Maio 2025

Vem ao lançamento da Revista Gerador 45, uma edição sobre os 15 anos da legalização do casamento igualitário

5 Maio 2025

Raízes urbanas carbonizadas

2 Maio 2025

Tempos Livres. Iniciativas culturais pelo país que vale a pena espreitar

1 Maio 2025

Literacia mediática digital além da sala de aula 

30 Abril 2025

Espera Eterna

28 Abril 2025

A realidade legislativa e associativa lésbica em Portugal

25 Abril 2025

Tempos Livres. Iniciativas culturais pelo país que vale a pena espreitar

Academia: cursos originais com especialistas de referência

30 JANEIRO A 15 FEVEREIRO 2024

Patrimónios Contestados [online]

Duração: 15h

Formato: Online

30 JANEIRO A 15 FEVEREIRO 2024

Artes Performativas: Estratégias de venda e comunicação de um projeto [online]

Duração: 15h

Formato: Online

30 JANEIRO A 15 FEVEREIRO 2024

Viver, trabalhar e investir no interior

Duração: 15h

Formato: Online

30 JANEIRO A 15 FEVEREIRO 2024

Jornalismo e Crítica Musical [online]

Duração: 15h

Formato: Online

30 JANEIRO A 15 FEVEREIRO 2024

Jornalismo Literário: Do poder dos factos à beleza narrativa [online]

Duração: 15h

Formato: Online

30 JANEIRO A 15 FEVEREIRO 2024

Comunicação Cultural [online]

Duração: 15h

Formato: Online

30 JANEIRO A 15 FEVEREIRO 2024

Gestão de livrarias independentes e produção de eventos literários [online]

Duração: 15h

Formato: Online

30 JANEIRO A 15 FEVEREIRO 2024

Introdução à Produção Musical para Audiovisuais [online]

Duração: 15h

Formato: Online

30 JANEIRO A 15 FEVEREIRO 2024

Escrita para intérpretes e criadores [online]

Duração: 15h

Formato: Online

30 JANEIRO A 15 FEVEREIRO 2024

Iniciação ao vídeo – filma, corta e edita [online]

Duração: 15h

Formato: Online

30 JANEIRO A 15 FEVEREIRO 2024

Desarrumar a escrita: oficina prática [online]

Duração: 15h

Formato: Online

Investigações: conhece as nossas principais reportagens, feitas de jornalismo lento

3 MARÇO 2025

Onde a mina rasga a montanha

Há sete anos, ao mesmo tempo que se tornava Património Agrícola Mundial, pela FAO (Organização das Nações Unidas para a Alimentação e Agricultura), o Barroso viu-se no epicentro da corrida europeia pelo lítio, considerado um metal precioso no movimento de descarbonização das sociedades contemporâneas. “Onde a mina rasga a montanha” é uma investigação em 3 partes dedicada à problemática da exploração de lítio em Covas do Barroso.

20 JANEIRO 2025

A letra L da comunidade LGBTQIAP+: os desafios da visibilidade lésbica em Portugal

Para as lésbicas em Portugal, a sua visibilidade é um ato de resistência e de normalização das suas identidades. Contudo, o significado da palavra “lésbica” mudou nos últimos anos e continua a transformar-se.

A tua lista de compras0
O teu carrinho está vazio.
0