fbpx
Menu Grande Pesquisa
Carrinho0

PIPA quer colocar a Literatura em diálogo com as práticas da Arte Contemporânea

O PIPA - Programa da Imagem e da Palavra da Azinhaga, quer juntar as Artes Visuais à Palavra num programa gratuito que se estende até ao final do ano. "Gostaríamos de dar uma nova expressão ao importante legado da região, e contribuir para a aproximação de públicos à Arte Contemporânea", explica Ana Matos cofundadora da iniciativa.

No ribatejo há uma associação que quer criar um lugar de partilha e interação entre artistas, escritores, poetas, músicos, criadores e agentes culturas e a comunidade e cultura locais. A associação - que organizou o Bairro das Artes — A rentrée cultural da Sétima Colina de Lisboa e organiza o MAPA DAS ARTES -, Isto não é um Cachimbo, criou e apresentou ao mundo o PIPA – Programa da Imagem e da Palavra da Azinhaga, para colocar em diálogo a Literatura e as práticas da Arte Contemporânea.

É uma associação sem fins lucrativos que tem como fim a produção, promoção e divulgação de atividades artísticas e culturais, captação e sensibilização dos públicos com enfoque na arte contemporânea. Organizou durante 10 anos o "Bairro das Artes — A rentrée cultural da Sétima Colina de Lisboa" e organiza, desde 2016, o "MAPA DAS ARTES — o mapa de Arte Contemporânea de Lisboa".

Em terras de José Saramago e de Carlos Relvas, a associação quis revisitar os seus legados, para "(re)encontrar a irreverência, a mestria, o sentido crítico e a interrogação constante", com uma programação que abrange diversas iniciativas que vão desde exposições e palestras, passando por apresentações de livros, conversas com artistas e produção de edições até ao projeto educativo, contribuindo, desta forma, para a produção de conhecimento, capacidade crítica e sentido estético -"Gostaríamos de dar uma nova expressão ao importante legado da região, e contribuir para a aproximação de públicos à Arte Contemporânea", explica Ana Matos cofundadora do PIPA.

O programa começa no dia 17 de outubro com "Ser Magritte por um Dia", uma atividade orientada pela historiadora e curadora de arte Catarina da Ponte, e orientada para o público infantil. No dia 22 de outubro, "Mulheres do meu país" será apresentado com a presença, e posterior conversa, com a argumentista e realizadora, Raquel Freire. A programação é feita também com o objetivo de 'colocar as mãos na massa' e, por isso, no dia 27 de novembro, a escritora e dramaturga, Joana Bértholo estará na oficina "O Museu do Pensamento", e o escritor João Tordo partilhará os seus conhecimentos e percurso na palestra "Processos de Escrita".

A música também marca presença com o "Concerto por uma árvore", de Fernando Mota, no dia 18 de dezembro. O público infantil volta a ter destaque em dezembro com "Ser Van Gogh por um dia" e "Ser Matisse por um dia", nos dias 22 e 23 de dezembro. Neste último trimestre do ano, está ainda prevista a palestra "Arte e Educação", pelo Comissário do Plano Nacional das Artes, Paulo Pires do Vale, e a inauguração da exposição "Sol", do artista visual Rui Horta Pereira.

O PIPA traz ainda a Azinhaga e à região da Golegã, um conjunto de Residências Artísticas e Literárias que têm como ponto de partida estes territórios, as suas especificidades e idiossincrasias. Um dos convidados desta primeira edição é o fotógrafo Augusto Brázio, que faz parte de um conjunto de artistas que irá expor o seu trabalho durante períodos de curta duração com vista à produção de projetos de natureza diversa.

Mais informações, aqui.


Texto de Patrícia Nogueira
Fotografia da cortesia do festival
Se queres consultar mais notícias, clica aqui.

NO GERADOR ABORDAMOS TEMAS COMO CULTURA, JUVENTUDE, INTERIOR E MUITOS OUTROS. DESCOBRE MAIS EM BAIXO.

Já pensaste em tornar-te sócio gerador?

Ser Sócio Gerador é ter acesso à assinatura anual da Revista Gerador (4 revistas por ano), a descontos nas formações da Academia Gerador, passatempos exclusivos, experiências e vantagens na cultura.

Shopping cart
There are no products in the cart!
Continue shopping
0
{"cart_token":"","hash":"","cart_data":""}
Copy link
Powered by Social Snap