O PO.RO.S – Portugal Romano em Sicó, situado em Condeixa-a-Nova, foi nomeado para “Museu Europeu do Ano”, em 2021. O prémio é atribuído anualmente pelo Fórum Europeu dos Museus ao “museu que melhor contribui para atrair público e satisfazer os seus visitantes com uma atmosfera única, interpretação e apresentação imaginativas, uma abordagem criativa para a educação e responsabilidade social”.

Inaugurado em 2017, o PO.RO.S é um espaço museológico inovador e interativo que se relaciona com o imponente património arqueológico de Conimbriga e que proporciona aos visitantes uma viagem no tempo, através de sofisticados sistemas multimédia e da interação com ambientes virtuais, recuando mais de 2 mil anos para melhor conhecer e compreender a época romana. A exposição permanente desdobra-se em diversos núcleos temáticos que convidam a descobrir e a repensar o legado do Império Romano.

O anúncio da nomeação para “Museu Europeu do Ano” foi feito na passada quinta-feira, 24 de dezembro, pelo presidente da autarquia de Condeixa-a-Nova. “Num ano que tem sido particularmente difícil, tivemos hoje um presente de Natal antecipado que nos enche de orgulho e entusiasmo, porque significa o reconhecimento da capacidade criativa e inovadora que esteve na base da criação do nosso museu PO.RO.S e, simultaneamente, uma janela de oportunidade para a afirmação internacional daquele espaço museológico único dedicado ao período do Império Romano”, afirma Nuno Moita da Costa, numa nota enviada à agência Lusa, onde deixa ainda uma “nota de reconhecimento público” à atual equipa do museu, coordenada por Ana Valadas, por “todo o trabalho, empenho e dedicação que tem demonstrado, sem esquecer todos aqueles que fizeram e fazem do PO.RO.S uma realidade distintiva do concelho”.

A decisão de integrar o museu português na lista de nomeados aos prémios EMYA – “European Museum of the Year Award” 2021 foi tomada em reunião do júri, após visitas, decorridas este ano, entre o final do verão e o início do outono, aos museus europeus candidatos ao concurso.

O anúncio dos vencedores e a cerimónia oficial de entrega dos prémios EMYA acontecerão durante a Conferência Anual do Fórum Europeu de Museus, que se realizará em 2021, num formato que será ainda decidido em fevereiro do próximo ano, em função da evolução da pandemia da covid-19.

Texto por Flávia Brito/Lusa
Fotografia disponível através da página oficial do Município de Condeixa

Se queres ler mais notícias sobre a cultura em Portugal, clica aqui.