fbpx

Apoia o Gerador na construção de uma sociedade mais criativa, crítica e participativa. Descobre aqui como.

Portugal distingue-se no ADCE Awards 2020

João Elias, Creative Copywriter & Strategist e Luís Paladino, Art Director, venceram o Greatness Challenge juntamente com…

Texto de Patricia Silva

Apoia o Gerador na construção de uma sociedade mais criativa, crítica e participativa. Descobre aqui como.

João Elias, Creative Copywriter & Strategist e Luís Paladino, Art Director, venceram o Greatness Challenge juntamente com a Finlândia, no passado dia 18 de dezembro. Não ficando por aqui, Portugal foi ainda galardoado com um Genius Loci, dois prémios de ouro, nove pratas e obteve vinte e três nomeações.

Focando-se no desafio proposto pelo ADCE neste ano, o objetivo era criar um filme que demonstrasse o espírito criativo local, atendendo ao novo prémio especial do ADCE Genius Loci.

A dupla conta ao Clube Criativos Portugal que "nós quisemos atacar este briefing como portugueses, mas acima de tudo como criativos. Por isso, fomos mais longe. Como portugueses, concluímos que o Bacalhau é um ícone do nosso espírito criativo. Como criativos, descobrimos que o Bacalhau está vulnerável e inventámos uma forma de o ajudar, preservando não só o Bacalhau como a criatividade portuguesa."

vídeo da criação dos vencedores portugueses

Os jovens partilham ainda que podemos adotar um Bacalhau através de uma pequena doação, sendo que todos os fundos se dirigem à associação A-ECO que defende e luta pela conservação dos oceanos.

Além da dupla integrar o Júri do ADCE Awards como observadores, foram ainda convidados a participar no próximo Creative Express, programa organizado pela ADCE com o objetivo de fornecer formação profissional e promover jovens criativos europeus.

A marca NOSSA trouxe também prémios "para casa". Ganhou Genius Loci com a campanha “Estende a renda”, desenvolvida para a Minipreço da Dia Portugal, e ainda um galardão de ouro.

O projeto “Estreia-te” da Fox foi também premiado com ouro.

Texto por Patrícia Silva
Fotografias de cortesia da ACDE

Se queres ler mais notícias sobre a cultura em Portugal, clica aqui.

Publicidade

Se este artigo te interessou vale a pena espreitares estes também

17 Setembro 2025

Quando a polícia bate à porta

17 Setembro 2025

MediaCon: convenção de jornalismo regressa a Lisboa em outubro

16 Setembro 2025

Últimos dias para te candidatares à Mostra Nacional Jovens Criadores

15 Setembro 2025

OASis Lisboa: celebra a poesia e a diversidade da língua portuguesa com Maria Caetano Vilalobos

15 Setembro 2025

Chisoka Simões: “Há que sair desse medo do lusotropicalismo”

12 Setembro 2025

Tempos livres. Iniciativas culturais pelo país que vale a pena espreitar

10 Setembro 2025

No gerador ainda acreditamos no poder do coletivo

9 Setembro 2025

LEAP: Junta-te, online e em Bruxelas, a dois eventos de co-criação focados em construir um futuro mais inclusivo

8 Setembro 2025

PHDA nas mulheres: como o preconceito de género influencia a nossa saúde mental

5 Setembro 2025

De 12 a 14 de setembro o livro está em festa na Amadora

Academia: cursos originais com especialistas de referência

30 JANEIRO A 15 FEVEREIRO 2024

Comunicação Cultural [online]

Duração: 15h

Formato: Online

30 JANEIRO A 15 FEVEREIRO 2024

Jornalismo e Crítica Musical [online]

Duração: 15h

Formato: Online

30 JANEIRO A 15 FEVEREIRO 2024

Jornalismo Literário: Do poder dos factos à beleza narrativa [online]

Duração: 15h

Formato: Online

30 JANEIRO A 15 FEVEREIRO 2024

Desarrumar a escrita: oficina prática [online]

Duração: 15h

Formato: Online

30 JANEIRO A 15 FEVEREIRO 2024

Financiamento de Estruturas e Projetos Culturais [online]

Duração: 15h

Formato: Online

30 JANEIRO A 15 FEVEREIRO 2024

Fundos Europeus para as Artes e Cultura I – da Ideia ao Projeto [online]

Duração: 15h

Formato: Online

30 JANEIRO A 15 FEVEREIRO 2024

Criação e Manutenção de Associações Culturais

Duração: 15h

Formato: Online

Investigações: conhece as nossas principais reportagens, feitas de jornalismo lento

02 JUNHO 2025

15 anos de casamento igualitário

Em 2010, em Portugal, o casamento perdeu a conotação heteronormativa. A Assembleia da República votou positivamente a proposta de lei que reconheceu as uniões LGBTQI+ como legítimas. O casamento entre pessoas do mesmo género tornou-se legal. A legitimidade trazida pela união civil contribuiu para desmistificar preconceitos e combater a homofobia. Para muitos casais, ainda é uma afirmação política necessária. A luta não está concluída, dizem, já que a discriminação ainda não desapareceu.

12 MAIO 2025

Ativismo climático sob julgamento: repressão legal desafia protestos na Europa e em Portugal

Nos últimos anos, observa-se na Europa uma tendência crescente de criminalização do ativismo climático, com autoridades a recorrerem a novas leis e processos judiciais para travar protestos ambientais​. Portugal não está imune a este fenómeno: de ações simbólicas nas ruas de Lisboa a bloqueios de infraestruturas, vários ativistas climáticos portugueses enfrentaram detenções e acusações formais – incluindo multas pesadas – por exercerem o direito à manifestação.

Carrinho de compras0
There are no products in the cart!
Continuar na loja
0