O Governo criou um programa com uma verba anual de cinco milhões de euros para promover o turismo nacional. O “Portugal Events” está previsto no Plano Reativar o Turismo e destina-se a empresas, associações, organizações não governamentais, secretarias regionais de turismo das regiões autónomas e a entidades regionais de turismo.

De acordo com o despacho publicado em Diário da República, o “Portugal Events” tem como objetivo apoiar “a realização de eventos que, pelo seu posicionamento, notoriedade e imagem internacional, contributo para a qualificação da experiência turística e para a adequada estruturação de produtos turísticos ou para o desenvolvimento da economia, a nível nacional ou regional, demonstrem ser relevantes para o desenvolvimento sustentável do setor do turismo“, lê-se.

Estão elegíveis, para este conjunto de apoios, eventos de cariz desportivo, artístico, cultural e científico que se demonstrem relevantes para a captação de turismo e para a promoção internacional do território nacional. Além do mais, devem contribuir para a “projeção da imagem de destino turístico da região onde se realizam, para o aumento da notoriedade dessa região no mercado interno (alargado) e para a melhoria da experiência turística para os turistas nacionais e internacionais não residentes na região”.

Nesta lista, são ainda aceites “eventos associativos”, como congressos, conferências, fóruns, seminários, colóquios, simpósios, palestras e similares ou “eventos corporativos”, como assembleias gerais, convenções, jornadas, cursos, workshops, ações de motivação de equipa e similares.

Como critérios de elegibilidade, os projetos deverão possuir relevância turística, contribuir para a realização dos objetivos definidos na Estratégia Turismo 2027, enquadrar-se na estratégia de promoção do país e nas estratégias de promoção regionais, entre outros. Além do mais, os beneficiários não podem possuir dívidas perante o Estado, a Segurança Social ou o Turismo de Portugal.

Podes consultar o despacho na íntegra aqui.

A dotação anual do “Portugal Events” é de cinco milhões de euros, num total de 15 milhões de euros. O programa vigora até 31 de dezembro de 2023, podendo este prazo ser prorrogado.

As candidaturas relativas à edição do evento deverão ser submetidas num formulário eletrónico a disponibilizar brevemente no site do Turismo de Portugal.

Texto de Isabel Marques
Fotografia disponível via Pexels