fbpx

Apoia o Gerador na construção de uma sociedade mais criativa, crítica e participativa. Descobre aqui como.

“Quando estou triste”, um monólogo “onde descobrimos que a tristeza não pode ser assim tão má”

“Quando Estou Triste” é uma criação da atriz Mia Tomé e do músico Noiserv, com texto…

Texto de Patrícia Nogueira

Apoia o Gerador na construção de uma sociedade mais criativa, crítica e participativa. Descobre aqui como.

"Quando Estou Triste" é uma criação da atriz Mia Tomé e do músico Noiserv, com texto de Luís Leal Miranda, que parte de uma residência artística com os alunos do Agrupamento de Escolas Tenente-Coronel Adão Carrapatoso, de Vila Nova de Foz Côa. O espetáculo acontece de 25 a 27 de fevereiro no Cine-teatro do Centro Cultural de Vila Nova de Foz Côa.

"Quando Estou Triste" é "um monólogo sobre estar triste (mas divertido)", começa por contar Mia Tomé que dá voz ao monólogo escrito por Luís Leal Miranda e musicado por Noiserv. A peça partiu de um exercício de escrita sobre a tristeza, expressão dramática e gravação da própria voz, com os alunos do Agrupamento de Escolas Tenente-Coronel Adão Carrapatoso, de Vila Nova de Foz Côa.

Mia Tomé conta, em entrevista ao Gerador, que a experiência foi "surpreendente, alegre e curiosa", uma vez que "olhar para aquilo que os deixa tristes, "pode ser muito emocionante, mas não deixa de ser interessante observar também aquilo que eles decidem deixar registado na gravação. Nem todos quiseram gravar todas as angústias e tristezas que tinham colocado no papel". Depois, partilharam o resultado deste trabalho com Luís Leal Miranda (o autor do texto) e "o texto ganhou uma dimensão muito especial através dessa camada vinda das crianças". O resultado é um espetáculo que vê a tristeza de um outro prisma, com os olhos da positividade - "Descobrimos que a tristeza pode não ser assim tão má. Há um lado positivo na tristeza e isso é uma boa notícia para todos nós!".

O espetáculo vem também de uma vontade antiga de colaboração, entre Mia Tomé e Noiserv - "Somos amigos, e a vontade de criarmos algo para cena sempre pareceu interessante. Gosto muito do trabalho do David, não só da música que ele cria para os discos, mas de todo o universo Noiserv. Não é a primeira vez que o David faz uma banda sonora, escutei e vi vários filmes ou espetáculos onde ele trabalhou, o resultado é sempre muito bonito e inteligente, quis essa beleza para este espetáculo também", conta.

Em cena de 25 a 27 de fevereiro, no Cine-teatro do Centro Cultural de Vila Nova de Foz Côa, a atriz salienta a aposta do município na cultura de uma forma "entusiasmante", e como este espetáculo incentiva à descentralização, para que cultura chegue a todo o país.

Texto de Patrícia Nogueira
Fotografias da cortesia de Mia Tomé

Se queres ler mais notícias, clica aqui.

Publicidade

Se este artigo te interessou vale a pena espreitares estes também

6 Novembro 2025

Ovar Expande: ser cantautor para lá das convenções

13 Outubro 2025

Jornalista afegã pede ajuda a Portugal para escapar ao terror talibã

18 Setembro 2025

Arte, pensamento crítico e ativismo queer reúnem-se numa ‘Densa Nuvem de Amor’

17 Setembro 2025

MediaCon: convenção de jornalismo regressa a Lisboa em outubro

24 Julho 2025

MediaCon 2025 tem candidaturas abertas para novos projetos de jornalismo

2 Julho 2025

Candidaturas abertas para o Workshop de Curadores da 13.ª Bienal de Berlim

16 Junho 2025

Para as associações lisboetas, os Santos não são apenas tradição, mas também resistência

29 Maio 2025

Maribel López: “Temos de tentar garantir que os artistas possam dar forma às suas ideias”

28 Maio 2025

EuroPride: associações LGBTI+ demarcam-se do evento mas organização espera “milhares” em Lisboa

1 Maio 2025

Literacia mediática digital além da sala de aula 

Academia: cursos originais com especialistas de referência

30 JANEIRO A 15 FEVEREIRO 2024

Financiamento de Estruturas e Projetos Culturais [online]

Duração: 15h

Formato: Online

30 JANEIRO A 15 FEVEREIRO 2024

Comunicação Cultural [online]

Duração: 15h

Formato: Online

30 JANEIRO A 15 FEVEREIRO 2024

Desarrumar a escrita: oficina prática [online]

Duração: 15h

Formato: Online

30 JANEIRO A 15 FEVEREIRO 2024

Jornalismo e Crítica Musical [online]

Duração: 15h

Formato: Online

30 JANEIRO A 15 FEVEREIRO 2024

Jornalismo Literário: Do poder dos factos à beleza narrativa [online]

Duração: 15h

Formato: Online

30 JANEIRO A 15 FEVEREIRO 2024

Fundos Europeus para as Artes e Cultura I – da Ideia ao Projeto [online]

Duração: 15h

Formato: Online

30 JANEIRO A 15 FEVEREIRO 2024

Criação e Manutenção de Associações Culturais

Duração: 15h

Formato: Online

Investigações: conhece as nossas principais reportagens, feitas de jornalismo lento

17 novembro 2025

A profissão com nome de liberdade

Durante o século XX, as linhas de água de Portugal contavam com o zelo próximo e permanente dos guarda-rios: figuras de autoridade que percorriam diariamente as margens, mediavam conflitos e garantiam a preservação daquele bem comum. A profissão foi extinta em 1995. Nos últimos anos, na tentativa de fazer face aos desafios cada vez mais urgentes pela preservação dos recursos hídricos, têm ressurgido pelo país novos guarda-rios.

27 outubro 2025

Inseminação caseira: engravidar fora do sistema

Perante as falhas do serviço público e os preços altos do privado, procuram-se alternativas. Com kits comprados pela Internet, a inseminação caseira é feita de forma improvisada e longe de qualquer vigilância médica. Redes sociais facilitam o encontro de dadores e tentantes, gerando um ambiente complexo, onde o risco convive com a boa vontade. Entidades de saúde alertam para o perigo de transmissão de doenças, lesões e até problemas legais de uma prática sem regulação.

Carrinho de compras0
There are no products in the cart!
Continuar na loja
0