Os Macadame rumam até ao norte para um concerto no Teatro Municipal da Guarda. 

Este quinteto, dedicado à música popular portuguesa, lançou recentemente um novo álbum, renovado com sonoridades eletrónicas e uma estética contemporânea. “Auto da Paixão de Mariana” representa o seu último trabalho, lançado em dezembro de 2019 e desdobrado em instrumentos e instrumentistas. 

Vânia Couto é a voz dos Macadame e é Alexandre Barros quem guarda a viola braguesa nos braços. Rui Macedo está na guitarra elétrica, Paulo Yoshida no baixo e João Fong é o responsável pela programação e pelos teclados. 

Em 2011, este projeto musical começou por explorar o universo da música tradicional portuguesa através da recuperação do trabalho musical de de Michael Giacometti e Ernesto Veiga de Oliveira. Durante esse período lançaram dois álbuns: “Pão quente e bacalhau cru” (2014) e “Firmamento” (2016). 

O concerto acontece no dia 28 de fevereiro, sexta-feira, às 22h00 no Teatro Municipal da Guarda. Um momento que promete renovar a música tradicional, acrescentando-lhe novos universos com melodias, poemas e composições originais. 

Texto de Mafalda Lalanda
Fotografia via Teatro Municipal da Guarda

Se queres ler mais notícias sobre a cultura em Portugal, clica aqui.