fbpx

Apoia o Gerador na construção de uma sociedade mais criativa, crítica e participativa. Descobre aqui como.

Ritta Tristany leva-nos a voar no tempo com o seu novo álbum

Ritta Tristany aprenta-nos o seu novo disco “Voa Tempo”, histórias cantadas não para crianças, mas…

Texto de Patrícia Nogueira

Apoia o Gerador na construção de uma sociedade mais criativa, crítica e participativa. Descobre aqui como.

Ritta Tristany aprenta-nos o seu novo disco “Voa Tempo”, histórias cantadas não para crianças, mas para “a criança que todos guardamos dentro de nós”.

Desde que se conhece gente que Ritta diz que desenha, pinta, escreve e canta, mas que também sabe que não faz tudo na perfeição – “mas tento e gosto, e é isso que importa”. Pinta com música e canta a desenhar sóis e luas no espaço. A artista conta que gosta de harmonizar tudo, “se um gato mia ou uma campainha de porta soa, há sempre uma segunda voz para tornar essa nota menos sozinha”. Inspirada por estórias e canções que, pela sua voz, embalavam os seus filhos, Ritta começou por editar um livro, do início ao fim (escreveu, ilustrou e cantou), sempre com a colaboração do seu companheiro e dos seus filhos.

Depois do livro e de alguns álbuns editados – também para os mais novos - Ritta Tristany traz-nos, desta vez, uma viagem à criança que todos temos, mas de quem todos os dias nos esquecemos – “O tempo continuou a voar desenfreadamente e eis que me encontro numa fase diferente da minha vida em que decido gravar um novo trabalho, desta vez não para crianças de palmo e meio, mas para a criança que todos guardamos dentro de nós e que quero manter viva (…) O tempo voa, mas mesmo assim eu sei que,  apesar das minhas cinquentas e muitas primaveras, ainda vou a tempo: de sonhar, de acreditar, de soltar a voz e cantar...de voar!”.

Surge assim o álbum “Voa Tempo”, composto por dez canções e apresentado, como sempre, como uma história que nos puxa para dentro dela, para um outro lugar: “O Gato Pardo passeava sobre os telhados da Esquina do Chile quando sentiu invadir-lhe a Solidão. Então, trepou pela chaminé e lançou-se num rodopio dançando aquele Tango Improvável sonhando com Um beijo ou um Abraço. Correu até ao jardim, colheu as Flores de Maio e compôs uma Sinfonia para o seu Amor Breve que lhe entoou uma Cantiga de Acordar... Então, cheio de liberdade e amor ele grita bem alto: “Vou a tempo!!!! E o tempo voa... Voa Tempo… “.

Texto de Patrícia Nogueira
Fotografia da cortesia de Ritta Tristany

Se queres ler mais notícias sobre cultura em Portugal, clica aqui.

Publicidade

Se este artigo te interessou vale a pena espreitares estes também

6 Novembro 2025

Ovar Expande: ser cantautor para lá das convenções

13 Outubro 2025

Jornalista afegã pede ajuda a Portugal para escapar ao terror talibã

18 Setembro 2025

Arte, pensamento crítico e ativismo queer reúnem-se numa ‘Densa Nuvem de Amor’

17 Setembro 2025

MediaCon: convenção de jornalismo regressa a Lisboa em outubro

24 Julho 2025

MediaCon 2025 tem candidaturas abertas para novos projetos de jornalismo

2 Julho 2025

Candidaturas abertas para o Workshop de Curadores da 13.ª Bienal de Berlim

16 Junho 2025

Para as associações lisboetas, os Santos não são apenas tradição, mas também resistência

29 Maio 2025

Maribel López: “Temos de tentar garantir que os artistas possam dar forma às suas ideias”

28 Maio 2025

EuroPride: associações LGBTI+ demarcam-se do evento mas organização espera “milhares” em Lisboa

1 Maio 2025

Literacia mediática digital além da sala de aula 

Academia: cursos originais com especialistas de referência

30 JANEIRO A 15 FEVEREIRO 2024

Desarrumar a escrita: oficina prática [online]

Duração: 15h

Formato: Online

30 JANEIRO A 15 FEVEREIRO 2024

Jornalismo e Crítica Musical [online]

Duração: 15h

Formato: Online

30 JANEIRO A 15 FEVEREIRO 2024

Jornalismo Literário: Do poder dos factos à beleza narrativa [online]

Duração: 15h

Formato: Online

30 JANEIRO A 15 FEVEREIRO 2024

Comunicação Cultural [online]

Duração: 15h

Formato: Online

30 JANEIRO A 15 FEVEREIRO 2024

Criação e Manutenção de Associações Culturais

Duração: 15h

Formato: Online

30 JANEIRO A 15 FEVEREIRO 2024

Financiamento de Estruturas e Projetos Culturais [online]

Duração: 15h

Formato: Online

30 JANEIRO A 15 FEVEREIRO 2024

Fundos Europeus para as Artes e Cultura I – da Ideia ao Projeto [online]

Duração: 15h

Formato: Online

Investigações: conhece as nossas principais reportagens, feitas de jornalismo lento

17 novembro 2025

A profissão com nome de liberdade

Durante o século XX, as linhas de água de Portugal contavam com o zelo próximo e permanente dos guarda-rios: figuras de autoridade que percorriam diariamente as margens, mediavam conflitos e garantiam a preservação daquele bem comum. A profissão foi extinta em 1995. Nos últimos anos, na tentativa de fazer face aos desafios cada vez mais urgentes pela preservação dos recursos hídricos, têm ressurgido pelo país novos guarda-rios.

27 outubro 2025

Inseminação caseira: engravidar fora do sistema

Perante as falhas do serviço público e os preços altos do privado, procuram-se alternativas. Com kits comprados pela Internet, a inseminação caseira é feita de forma improvisada e longe de qualquer vigilância médica. Redes sociais facilitam o encontro de dadores e tentantes, gerando um ambiente complexo, onde o risco convive com a boa vontade. Entidades de saúde alertam para o perigo de transmissão de doenças, lesões e até problemas legais de uma prática sem regulação.

Carrinho de compras0
There are no products in the cart!
Continuar na loja
0