Este módulo centra-se na arte comunitária e participativa em teatros e cineteatros, abordando metodologias, processos criativos e o envolvimento de comunidades e públicos. A formação inclui o desenvolvimento, monitorização e avaliação de projetos colaborativos, promovendo a participação e a inclusão cultural.
A formação está integrada na 4ª edição do Plano de Valorização e Qualificação dos Recursos Humanos afetos aos equipamentos Rede de Teatro e Cineteatros Portugueses [RTCP], uma iniciativa da Direção Geral das Artes (DGARTES), feita nesta edição em parceria com o Gerador. Uma vez que o número de vagas é limitado, a inscrição fica sujeita a confirmação e até ao máximo de duas pessoas por equipamento. Mediante as vagas disponíveis, poderão ser aceites mais.
Inscrições aqui.
Calendário da formação por local
Montemor-o-Novo no Cineteatro Curvo Semedo: 23 a 25 de fevereiro de 2026
Póvoa do Varzim no Cine-Teatro Garrett: 13 a 15 de abril de 2026
Alcanena no Cine-Teatro São Pedro: 18 a 20 de maio de 2026
Horário
Segunda-feira: 14h às 20h
Terça-feira: 09h às 18h (intervalo de almoço: 13h-14h)
Quarta-feira: 09h às 13h
Calendário das candidaturas por local
Montemor-o-Novo
Data de fecho das candidaturas - 15 de fevereiro de 2026
Data da comunicação dos selecionados - 18 de fevereiro de 2026
Póvoa do Varzim
Data de fecho das candidaturas - 15 de março de 2026
Data da comunicação dos selecionados - 23 de março de 2026
Alcanena
Data de fecho das candidaturas - 19 de abril de 2026
Data da comunicação dos selecionados - 27 de abril de 2026
Carga horária
18H
Formadora
Marta Silva
Nasceu no Porto, onde se formou em Dança e Ciências da Educação. Trabalhou sempre ligada à área da cultura quer enquanto bailarina, professora e produtora com diversos públicos e instituições, em variados contextos sociais. Nos últimos vinte anos tem aprofundado o seu trabalho de gestora cultural numa relação mais profunda com a intervenção social e o desenvolvimento local. Em 2012 fundou a cooperativa cultural e de solidariedade social LARGO Residências, sediada em Arroios (Lisboa), da qual é Directora Geral até à data, cujo trabalho tem sido reconhecido por inúmeros grupos de trabalho nacionais e europeus no campo da Cultura, Inclusão Social e Desenvolvimento local. Em 2021 é eleita pela assembleia de representantes da Associação Mutualista Montepio Geral. Recebeu o Prémio Natércia Campos 2023 para Melhor Produtor Cultural, distinguido pela Academia de Produtores Culturais. Em 2025 foi uma das 15 líderes de projetos de arte participativa selecionadas, entre 890 candidatos de 14 países europeus, para integrar a primeira Fellowship da Alliance for Socially Engaged Art, um programa que promove a mudança social através da arte e a colaboração europeia, promovido por 11 fundações filantrópicas europeias.
Objetivos
1. Compreender os conceitos e práticas da arte comunitária e participativa.
2. Identificar e aplicar metodologias de envolvimento e cocriação com comunidades e públicos diversos.
3. Desenvolver competências para o planeamento e implementação de projetos colaborativos no âmbito artístico e cultural.
4. Explorar processos criativos que promovam a participação ativa e o diálogo entre artistas, instituições e comunidades.
5. Aplicar ferramentas de monitorização e avaliação para medir o impacto e a sustentabilidade dos projetos desenvolvidos.
Conteúdos
1. Conceitos e princípios da arte comunitária e arte participativa.
2. Metodologias de trabalho colaborativo e de mediação cultural.
3. Identificação e envolvimento de comunidades e públicos.
4. Etapas e estratégias para o desenvolvimento de projetos participativos.
5. Processos criativos e práticas de cocriação artística.
6. Monitorização, avaliação e comunicação de resultados em projetos de arte comunitária.
Este programa poderá ainda ser sujeito a alterações.
Sobre a Academia Gerador
No Gerador desenvolvemos ações educativas que estimulem a criatividade e o pensamento crítico, através de investigação e ensino não formal.