No passado dia 10 de janeiro, o Teatro Municipal Joaquim Benite apresentou a sua programação para o ano 2020, numa sessão aberta ao público na Sala Principal, onde também se pôde assistir a um concerto flamenco de Diego el Gavi.

A informação apresentada ao vivo está agora também disponível no site do Teatro. Entre janeiro e dezembro, haverá peças de teatro, espetáculos para infância, dança e novo circo, música e artes plásticas. “Serão 12 meses onde nos iremos emocionar com o talento e a profundidade que transbordará em cada performance, em cada palavra ou em cada nota”, escreve Inês de Medeiros, Presidente da Câmara Municipal de Almada, no texto de apresentação do programa.

Para comemorar os quase cinquenta anos de atividade, a Companhia de Teatro de Almada realizará quatro criações de textos de autores que atravessaram cinco séculos. Uma das peças de teatro será uma estreia em Portugal: Prelúdio ao Rei Lear, de Ferenc Molnár. Outra das peças, Viagem de Inverno, é da escritora austríaca que venceu o Prémio Nobel da Literatura em 2004, Elfriede Jelinek. E haverá ainda William Shakespeare, com Noite de Reis, ou como lhe queiram chamar, e Jonathan Swift, com As viagens de Gulliver.

Mas o Teatro Municipal de Almada também estará fora de Almada, chegando até Espanha. “Em 2020 apresentamos ainda três produções fora de portas, em digressões que partirão de Almada para Madrid, Lisboa, Alverca, Faro, Coimbra, Santo André, Almagro, Braga, Viana do Castelo e Porto”, lê-se no texto de Rodrigo Francisco, Diretor artístico da Companhia de Teatro de Almada.

No mês de janeiro, arranca a Viagem de Inverno, com a encenação de Nuno Carinhas, a sua primeira encenação no Teatro Joaquim Benite. Nuno Carinhas, encenador, cenógrafo e figurinista, dirigiu o Teatro Nacional São João entre 2009 e 2018. An­tigo aluno de Pintura na Escola Superior de Belas-Artes de Lisboa, as suas criações teatrais são marcadas por uma relação plástica com o texto. As intérpretes são Ana Cris, Flávia Gusmão e Teresa Gafeira. A peça estará em cena entre 24 de janeiro e 23 de fevereiro, de quinta a domingo.

Texto de Rita Dias
Fotografia disponível no site do Teatro

Se queres saber mais sobre a agenda da cultura em Portugal, clica aqui.