fbpx

Apoia o Gerador na construção de uma sociedade mais criativa, crítica e participativa. Descobre aqui como.

Teatro Municipal do Porto reabre com 69 espectáculos

Após seis meses de interrupção devido à pandemia causada pela COVID-19, o Teatro Municipal do…

Texto de Isabel Marques

Apoia o Gerador na construção de uma sociedade mais criativa, crítica e participativa. Descobre aqui como.

Após seis meses de interrupção devido à pandemia causada pela COVID-19, o Teatro Municipal do Porto, TMP, reabre portas no dia 17 de setembro com a nova temporada 2020/2021. Das 44 coproduções anunciadas, 33 estão destinadas a artistas da cidade portucalense. Apenas três são internacionais.

Num espaço em que a dança ocupará o lugar de destaque, a nova programação procurou assegurar os compromissos da temporada anterior, apresentando, entre setembro de 2020 e fevereiro de 2021, um total de 69 espetáculos, dos quais 22 são estreias absolutas e oito nacionais.

Com um investimento de 700 mil euros, a nova temporada é marcada pelos desafios exigidos no contexto da pandemia atual. Desafios esses que passam pelo cumprimento de um conjunto de regras sanitárias, nomeadamente: o condicionamento da lotação das salas a 50%; a separação de dois metros entre pessoas; a criação de circuitos separados de entradas e saídas e a limpeza e desinfeção periódica dos espaços, equipamentos, objetos e superfícies.

Face ao ano atípico, o TPM vai, ainda, difundir os espetáculos através das plataformas virtuais, de forma a alcançar um maior número de pessoas.

Quanto às incertezas que o futuro reserva, no que diz respeito à evolução da situação epidemiológica vivida em Portugal, na conferência de imprensa realizada no Café Rivoli, na passada terça-feira, o presidente da Câmara do Porto, Rui Moreira referiu que não é possível antecipar aquilo que vai acontecer. "Não se anunciam as coisas com antecipação, eu não posso dizer que daqui a três semanas vai haver uma contingência qualquer, não sabemos".

Ao longo do primeiro semestre da programação, alguns dos nomes revelados passam por Raimund Hoghe, Patrícia Portela, Cláudia Gaiolas, Jérôme Bel ou Joris Lacoste.

Até 25 de setembro, está, ainda, à venda a Assinatura 6 que dá entrada, pelo valor de 40 euros, a um conjunto de espetáculos de dança (Mal - Embriaguez Divina, For four walls + RainForest + Sounddance, Canzone per Ornella + Postcards from Vietnam, The show must go on, Chronicle + A Mesa Verde, entre outro espetáculo à escolha).

A assinatura pode ser adquirida nas bilheteiras físicas do Teatro Rivoli e Teatro Campo Alegre e na Bilheteira Online (BOL).

Texto de Isabel Marques
Fotografia disponível via facebook Teatro Municipal do Porto

Publicidade

Se este artigo te interessou vale a pena espreitares estes também

22 Novembro 2025

A Mostra Nacional Jovens Criadores está em Santarém. Vê as primeiras fotos aqui

21 Novembro 2025

Tempos livres. Iniciativas culturais pelo país que vale a pena espreitar

20 Novembro 2025

És jornalista ou estudante? Participa na formação sobre o papel estruturante dos rios

20 Novembro 2025

Fica a conhecer Ricardo Gonçalves Dias, vencedor de literatura na MNJC24

19 Novembro 2025

Simona, Lisboa faz-te feliz? Vê a sétima entrevista deste projeto

19 Novembro 2025

Desconversar sobre racismo é privilégio branco

18 Novembro 2025

Capicua, Franco Berardi e Bobby Duffy confirmados para o Uncover 2026

18 Novembro 2025

De 21 a 23 de novembro, vem a Santarém descobrir a nova geração de criadores

17 Novembro 2025

A velha guarda

14 Novembro 2025

Encontro Afluentes: ideias para os rios de amanhã a 24 e 25 de novembro na FLAD, em Lisboa  

Academia: cursos originais com especialistas de referência

30 JANEIRO A 15 FEVEREIRO 2024

Jornalismo e Crítica Musical [online]

Duração: 15h

Formato: Online

30 JANEIRO A 15 FEVEREIRO 2024

Criação e Manutenção de Associações Culturais

Duração: 15h

Formato: Online

30 JANEIRO A 15 FEVEREIRO 2024

Desarrumar a escrita: oficina prática [online]

Duração: 15h

Formato: Online

30 JANEIRO A 15 FEVEREIRO 2024

Comunicação Cultural [online]

Duração: 15h

Formato: Online

30 JANEIRO A 15 FEVEREIRO 2024

Jornalismo Literário: Do poder dos factos à beleza narrativa [online]

Duração: 15h

Formato: Online

30 JANEIRO A 15 FEVEREIRO 2024

Financiamento de Estruturas e Projetos Culturais [online]

Duração: 15h

Formato: Online

30 JANEIRO A 15 FEVEREIRO 2024

Fundos Europeus para as Artes e Cultura I – da Ideia ao Projeto [online]

Duração: 15h

Formato: Online

Investigações: conhece as nossas principais reportagens, feitas de jornalismo lento

17 novembro 2025

A profissão com nome de liberdade

Durante o século XX, as linhas de água de Portugal contavam com o zelo próximo e permanente dos guarda-rios: figuras de autoridade que percorriam diariamente as margens, mediavam conflitos e garantiam a preservação daquele bem comum. A profissão foi extinta em 1995. Nos últimos anos, na tentativa de fazer face aos desafios cada vez mais urgentes pela preservação dos recursos hídricos, têm ressurgido pelo país novos guarda-rios.

27 outubro 2025

Inseminação caseira: engravidar fora do sistema

Perante as falhas do serviço público e os preços altos do privado, procuram-se alternativas. Com kits comprados pela Internet, a inseminação caseira é feita de forma improvisada e longe de qualquer vigilância médica. Redes sociais facilitam o encontro de dadores e tentantes, gerando um ambiente complexo, onde o risco convive com a boa vontade. Entidades de saúde alertam para o perigo de transmissão de doenças, lesões e até problemas legais de uma prática sem regulação.

Carrinho de compras0
There are no products in the cart!
Continuar na loja
0