FIMFA Lx - Festival Internacional de Marionetas e Formas Animadas
Vários espaços, Lisboa
9.05 a 2.06
O Festival Internacional de Marionetas e Formas Animadas regressa para uma 24º edição, durante 25 dias, nos espaços do São Luiz Teatro Municipal, LU.CA - Teatro Luís de Camões, Castelo de São Jorge, Museu de Lisboa - Palácio Pimenta, Teatro Romano, Teatro do Bairro, Teatro Taborda e Cinemateca Portuguesa.
A programação toma como ponto de partida a Liberdade, numa celebração das marionetas e das formas animadas que ganham vida nos vários espetáculos. Para além das produções de companhias e criadores nacionais, o programa do festival estende-se à mostra de projetos internacionais, trazendo aos palcos da capital criações do Brasil, França,Bélgica, Espanha, entre outros. A par dos espetáculos, o festival terá ainda atividades paralelas, como workshops, apresentações de filmes e encontros com criadores.
Casa das Artes de Famalicão
17 e 18.05
A Casa das Artes de Famalicão recebe um espetáculo que cruza os caminhos do ACCCA e do INAC. Realçando a linguagem do circo contemporâneo, MUDA interliga a performance com a estética cinema mudo, numa exploração dos desafios de um mundo pautado pela tragédia, pela violência, pelo amor.
A direção artística ficou a cargo de Clara Andermatt, uma das pioneiras do movimento da Nova Dança Portuguesa, que aceitou o convite para a criação de um espetáculo que cruzasse metodologias e linguagens nas áreas do Circo Contemporâneo e da Dança. Espelha-se a diversidade nas diferentes proveniências dos intérpretes escolhidos, exacerbando a celebração de diferentes culturas e conhecimentos.
Incrivel Almadense, Almada
17 a 19.05
Desde 2022 que a Alma Danada - Associação Criativa, organiza o Festival Jazz Manouche de Almada. Evidencia-se o jazz manouche, estilo musical nascido entre os anos 30 e 50 na europa, que desenvolveu o Swing através de uma apropriação cigana, e cuja história tem vindo a ganhar cada vez mais reconhecimento artístico em Portugal, entre músicos e público.
O Festival abre com a performance de Adrien Marco, um dos principais reconhecidos no âmbito do Jazz Manouche. O guitarrista será ainda acompanhado por Mathieu Chatelaine, na guitarra ritmo, e Claudius Dupont, no contrabaixo. Nos dois dias seguintes contaremos com a apresentação de Aurore Voilqué Trio, a aula de Dança com a escola Dança Blues & Swing Lisboa, e o concerto do grupo Rouge Manouche.
Teatro Municipal do Porto - Campo Alegre
18 e 19.05
MATAGAL é o novo espetáculo transdisciplinar que pretende reavivar o debate sobre a comunidade surda no meio artístico. Pensando a linguagem à luz do contexto deste grupo vemos emergir uma performance que interliga a dança, a música, o teatro, o audiovisual e as artes plásticas, como expoentes de expressão no mundo contemporâneo.
O movimento tornou-se conceito central à criação, sentido no ambiente natural premiado - o MATAGAL - estendendo-se, por fim, ao corpo humano. Na busca pelo equilíbrio “Quem sente esta vibração, que sobe desde a raiz dos nossos pés e nos estremece o pensamento? "Quem escuta” estes corpos emaranhados em estado de latência? e quem grita: “É preciso arrancar as ervas daninhas!”.
Os artistas LGP darão vida a este espetáculo, que parte da obra de Eugénio de Andrade, numa sinergia que se alarga ao movimento do próprio pensamento.
Beato Innovation District, Lisboa
17 a 24.05
Sob o tema “Crias ou Queres?”, nasce a 26ª edição do Festival CCP. A organização Clube da Criatividade de Portugal entrega à cidade esta “semana criativa”, pautada por uma programação que se alinha com a sua missão de promoção da criatividade na comunicação comercial.
Este ano, contaremos com Exposições, Conferências, Dia Aberto Empresas, Ilustra 33 Hackathon, Alta Voz, Hora Feliz, Portfólio Doctor e Tertúlias, a terminar com a Gala da Entrega de Prémios e a Festa de Encerramento.
A entrada para a inauguração do Festival é gratuita, com aquisição obrigatória de bilhete, e com a lotação máxima de 400 pessoas.