fbpx

Apoia o Gerador na construção de uma sociedade mais criativa, crítica e participativa. Descobre aqui como.

Tempos Livres. Iniciativas culturais pelo país que vale a pena espreitar

Todas as semanas o Gerador recomenda-te iniciativas culturais pelo país que vale a pena espreitares. Descobre em baixo as nossas sugestões.

Texto de Gerador

Apoia o Gerador na construção de uma sociedade mais criativa, crítica e participativa. Descobre aqui como.

FIMFA Lx - Festival Internacional de Marionetas e Formas Animadas

Vários espaços, Lisboa

9.05 a 2.06

O Festival Internacional de Marionetas e Formas Animadas regressa para uma 24º edição, durante 25 dias, nos espaços do São Luiz Teatro Municipal, LU.CA - Teatro Luís de Camões, Castelo de São Jorge, Museu de Lisboa - Palácio Pimenta, Teatro Romano, Teatro do Bairro, Teatro Taborda e Cinemateca Portuguesa.

A programação toma como ponto de partida a Liberdade, numa celebração das marionetas e das formas animadas que ganham vida nos vários espetáculos. Para além das produções de companhias e criadores nacionais, o programa do festival estende-se à mostra de projetos internacionais, trazendo aos palcos da capital criações do Brasil, França,Bélgica, Espanha, entre outros. A par dos espetáculos, o festival terá ainda atividades paralelas, como workshops, apresentações de filmes e encontros com criadores.

MUDA

Casa das Artes de Famalicão

17 e 18.05

A Casa das Artes de Famalicão recebe um espetáculo que cruza os caminhos do ACCCA e do INAC. Realçando a linguagem do circo contemporâneo, MUDA interliga a performance com a estética cinema mudo, numa exploração dos desafios de um mundo pautado pela tragédia, pela violência, pelo amor. 

A direção artística ficou a cargo de Clara Andermatt, uma das pioneiras do movimento da Nova Dança Portuguesa, que aceitou o convite para a criação de um espetáculo que cruzasse metodologias e linguagens nas áreas do Circo Contemporâneo e da Dança.  Espelha-se a diversidade nas diferentes proveniências dos intérpretes escolhidos, exacerbando a celebração de diferentes culturas e conhecimentos.

Festival Jazz Manouche Almada

Incrivel Almadense, Almada

17 a 19.05

Desde 2022 que a Alma Danada - Associação Criativa, organiza o Festival Jazz Manouche de Almada.  Evidencia-se o jazz manouche,  estilo musical nascido entre os anos 30 e 50 na europa, que desenvolveu o Swing através de uma apropriação cigana, e cuja história tem vindo a ganhar cada vez mais reconhecimento artístico em Portugal, entre músicos e público.

O Festival abre com a performance de Adrien Marco, um dos principais reconhecidos no âmbito do Jazz Manouche. O guitarrista será ainda acompanhado por Mathieu Chatelaine, na guitarra ritmo, e Claudius Dupont, no contrabaixo. Nos dois dias seguintes contaremos com a apresentação de Aurore Voilqué Trio, a aula de Dança com a escola Dança Blues & Swing Lisboa, e o concerto do grupo Rouge Manouche.

 MATAGTAL

Teatro Municipal do Porto - Campo Alegre

18 e 19.05

MATAGAL é o novo espetáculo transdisciplinar que pretende reavivar o debate sobre a comunidade surda no meio artístico. Pensando a linguagem à luz do contexto deste grupo vemos emergir uma performance que interliga a dança, a música, o teatro, o audiovisual e as artes plásticas, como expoentes de expressão no mundo contemporâneo.

O movimento tornou-se conceito central à criação, sentido no ambiente natural premiado - o MATAGAL - estendendo-se, por fim, ao corpo humano. Na busca pelo equilíbrio  “Quem sente esta vibração, que sobe desde a raiz dos nossos pés e nos estremece o pensamento? "Quem escuta” estes corpos emaranhados em estado de latência? e quem grita: “É preciso arrancar as ervas daninhas!”.

Os artistas LGP darão vida a este espetáculo, que parte da obra de Eugénio de Andrade, numa sinergia que se alarga ao movimento do próprio pensamento.

Festival CCP

Beato Innovation District, Lisboa

17 a 24.05

Sob o tema “Crias ou Queres?”, nasce a 26ª edição do Festival CCP. A organização Clube da Criatividade de Portugal entrega à cidade esta “semana criativa”, pautada por uma programação que se alinha com a sua missão de promoção da criatividade na comunicação comercial.

Este ano, contaremos com Exposições, Conferências, Dia Aberto Empresas, Ilustra 33 Hackathon, Alta Voz, Hora Feliz, Portfólio Doctor e Tertúlias, a terminar com a Gala da Entrega de Prémios e a Festa de Encerramento.

A entrada para a inauguração do Festival é gratuita, com aquisição obrigatória de bilhete, e com a lotação máxima de 400 pessoas.

Publicidade

Se este artigo te interessou vale a pena espreitares estes também

22 Outubro 2025

O que tem a imigração de tão extraordinário?

17 Outubro 2025

Tempos livres. Iniciativas culturais pelo país que vale a pena espreitar

16 Outubro 2025

Documentário ambiental “Até à última gota” conquista reconhecimento internacional

15 Outubro 2025

Proximidade e política

13 Outubro 2025

Jornalista afegã pede ajuda a Portugal para escapar ao terror talibã

10 Outubro 2025

Tempos livres. Iniciativas culturais pelo país que vale a pena espreitar

9 Outubro 2025

Estará o centro histórico de Sintra condenado a ser um parque temático?

7 Outubro 2025

Fronteira

6 Outubro 2025

Carlos Eugénio (Visapress): “Já encontrámos jornais [em grupos de partilha] com páginas alteradas”

3 Outubro 2025

Tempos livres. Iniciativas culturais pelo país que vale a pena espreitar

Academia: cursos originais com especialistas de referência

30 JANEIRO A 15 FEVEREIRO 2024

Jornalismo e Crítica Musical [online]

Duração: 15h

Formato: Online

30 JANEIRO A 15 FEVEREIRO 2024

Financiamento de Estruturas e Projetos Culturais [online]

Duração: 15h

Formato: Online

30 JANEIRO A 15 FEVEREIRO 2024

Desarrumar a escrita: oficina prática [online]

Duração: 15h

Formato: Online

30 JANEIRO A 15 FEVEREIRO 2024

Criação e Manutenção de Associações Culturais

Duração: 15h

Formato: Online

30 JANEIRO A 15 FEVEREIRO 2024

Jornalismo Literário: Do poder dos factos à beleza narrativa [online]

Duração: 15h

Formato: Online

30 JANEIRO A 15 FEVEREIRO 2024

Fundos Europeus para as Artes e Cultura I – da Ideia ao Projeto [online]

Duração: 15h

Formato: Online

30 JANEIRO A 15 FEVEREIRO 2024

Comunicação Cultural [online]

Duração: 15h

Formato: Online

Investigações: conhece as nossas principais reportagens, feitas de jornalismo lento

29 DE SETEMBRO

A Idade da incerteza: ser jovem é cada vez mais lidar com instabilidade futura

Ser jovem hoje é substancialmente diferente do que era há algumas décadas. O conceito de juventude não é estanque e está ligado à própria dinâmica social e cultural envolvente. Aspetos como a demografia, a geografia, a educação e o contexto familiar influenciam a vida atual e futura. Esta última tem vindo a ser cada vez mais condicionada pela crise da habitação e precariedade laboral, agravando as desigualdades, o que preocupa os especialistas.

02 JUNHO 2025

15 anos de casamento igualitário

Em 2010, em Portugal, o casamento perdeu a conotação heteronormativa. A Assembleia da República votou positivamente a proposta de lei que reconheceu as uniões LGBTQI+ como legítimas. O casamento entre pessoas do mesmo género tornou-se legal. A legitimidade trazida pela união civil contribuiu para desmistificar preconceitos e combater a homofobia. Para muitos casais, ainda é uma afirmação política necessária. A luta não está concluída, dizem, já que a discriminação ainda não desapareceu.

Carrinho de compras0
There are no products in the cart!
Continuar na loja
0