Parque de Lazer da Ilha, Pombal
18 a 20 de julho
Entre 18 e 20 de julho, o festival Ti Milha regressa ao Parque de Lazer da Ilha, com concertos, encontros, exposições, conversas, workshops, e mais. A programação conta com atuações musicais de artistas como Máquina, Coletivo Gira e emmy curl e Criatura, e momentos de diálogo e partilha, com conversas com vista a promover a arte e a sustentabilidade.
Destaca-se o “Ti Milha vai à praia”, um evento na praia Osso da Baleia, onde os visitantes podem participar em aulas de Yoga, Bodyboard e Surf, com a necessidade de inscrição prévia.
Praia Fluvial de Torres do Mondego, Coimbra
18 e 19 de julho
A Praia Fluvial de Torres do Mondego, em Coimbra, torna-se palco para o Festival M, nos dias 18 e 19 de julho. Estão programados seis concertos de bandas de quatro continentes diferentes - The Baby Seals, Oruã, Los Intrusos, Mayakovsky Door, Idiotheque e Gana - num ambiente familiar, que une a natureza à celebração da diversidade cultural e do território.
Casa do Concelho de Gouveia
25 a 27 de julho
A 11ª edição da Romaria Cultural acontece entre os dias 25 e 27 de julho, e volta a trazer à cidade de Gouveia dezenas de iniciativas culturais. A programação da Romaria tem lugar nas ruas, jardins e anfiteatros do centro da cidade, fortalecendo o elo entre os cenários natural e urbano. Neste contexto, destacam-se as iniciativas itinerantes, organizadas em conjunto com o CERVAS, como é o caso de um passeio biointerpretativo que convida os participantes a observar as particularidades do território, sob o ambiente bucólico que o assola.
Vários Espaços, Falperra
26 de julho
No contexto da Braga 25 Capital Portuguesa da Cultura, o Festival Extremo apresenta uma programação que abrange música, performances e instalações, em lugares enigmáticos da fronteira entre Braga e Guimarães, como a capela de Santa Maria Madalena da Falperra.
No dia 26 de julho, o monte da Falperra, em Pombal, recebe performances de Ghosted, Maria Whorn e Sonoscopia, e mais, construindo uma relação entre o território e a música experimental eletrónica. Para além dos concertos está programada uma experiência sensorial desenvolvida por Luís Antero, fruto de uma residência artística pensada no contexto da valorização do património.
Navegando som, paisagem e território, o Festiva Extremos propõe uma experiência imersiva, ao longo de um só dia.
A entrada é livre.
MDOC - Festival Internacional de Documentário
Casa da Cultura, Melgaço
28 de julho a 3 de agosto
O MDOC - Festival Internacional de Documentário está de volta para a 11ª edição, entre 28 de julho e 3 de agosto, com uma programação que conta com mais de 30 filmes, e que continua a salientar o cinema documental de autor e o olhar artístico dos cineastas face à sociedade contemporânea. Para além das sessões de cinema na Casa da Cultura, e as secções competitivas habituais, há espaço para o diálogo através da iniciativa Oficina do Cinema. Entre 28 e 31 de julho, a realizadora Margarida Cardoso propõe a exploração de métodos entre o documentário e a ficção, conduzindo os participantes da Oficina a desenvolverem ideias para os seus filmes. A atividade requer inscrição prévia, que pode ser feita, até ao dia 15 de julho, AQUI .