Histórias Imaginadas de Paula Rego
Auditório do Museu Casa das Histórias Paula Rego, Cascais.
12.10
O Auditório do Museu Casa das Histórias Paula Rego acolhe a nova criação teatral de Julia Brito, no dia 12 de outubro a partir das obras da artista Paula Rego, surge um espetáculo que procura explorar as temáticas “femininas e também universais” exploradas no seu trabalho. As imagens estáticas dos quadros A Família (1988), Mulher-Cão (1994), O Anjo (1998), Sem Título (Tríptico do Aborto, terceira imagem),1998 e Circuncisão (2009), ganham movimento, a partir da interpretação de Julia Brito, Mariana Magalhães, Patrícia Melo, Federica Balbi. Um convite à busca do significado das histórias pintadas por Paula Rego, que navegam pelas questões do direito ao aborto, das dinâmicas familiares e do papel social da mulher.
Capitólio, Lisboa
13.10
O festival Lisboa Mistura regressa à capital sob o tema “Festa Intercultural”, enfatizando a diversidade cultural. No dia 13 de outubro, o palco do Capitólio acolherá espectáculos que refletem as distintas sonoridades presentes na cena musical urbana de Lisboa, promovendo um encontro que materializa a intersecção das dimensões sociais e políticas que integram o cosmopolitismo de uma Lisboa em rápida transformação. A programação inclui concertos de artistas como Valete, Memé Landim, Lit's Folk Band e Coletivo Gira, entre outros. A entrada é gratuita.
Escola de Artes e Ofícios, Ovar
17 a 19.10
A 5.ª edição do OVAR EXPANDE explora a relação entre música e palavra (tanto escrita como cantada) no seu contexto cinematográfico. Durante três dias, a Escola de Artes e Ofícios servirá como palco para este evento criativo, que incluirá concertos, oficinas de experimentação, formação técnica e masterclasses. Neste ambiente único e distinto, o OVAR EXPANDE promete experiências memoráveis de interação entre artistas, público e equipas de produção, reafirmando o seu compromisso com o público através de uma programação, que inclui nomes como Laura Rui, Mazgani, Bardino, Sara Cruz, Margarida Campelo, emmy Curl, Gobi Bear e Mirror People.
A música estende-se a outras dimensões, promovendo a aprendizagem e enriquecendo a experiência entre o público e os artistas. Já estão agendadas uma masterclass sobre música e cinema, conduzida por André Tentugal no dia 18 de outubro, e uma formação introdutória à produção musical para audiovisuais, liderada por André Malhado no dia seguinte, 19 de outubro. Ambas as oficinas, com curadoria da Academia Gerador, terão início às 10h30 e são gratuitas, mas exigem inscrição prévia, sujeita à disponibilidade de vagas. Os interessados podem entrar em contacto com a Escola de Artes e Ofícios através de: eao@cm-ovar.pt ou 256 509 180.
Teatro do Bairro Alto, Lisboa
22 a 25.10
Entre os dias 22 e 25 de outubro, o Teatro do Bairro Alto acolherá o novo espetáculo da dupla de artistas multidisciplinares Ana Borralho e João Galante, “O Centro do Mundo”. Os espectadores são convidados a entrar numa instalação de luz e som, onde poderão experienciar a criação através de óculos de realidade virtual, assumindo um papel central que os “coloca, simultaneamente, no epicentro do espetáculo e fora de si mesmos”. Esta experiência promete ser uma viagem que explora questões de identidade, existência e a dualidade entre alma e corpo, explorando uma desconstrução das barreiras entre o real e o virtual.
Vários espaços, Braga
24 a 27.10
A 14.ª edição do festival de música eletrónica e arte digital Semibreve decorrerá entre os dias 24 e 27 de outubro em Braga, ocupando diversos espaços emblemáticos da cidade, como o Santuário do Bom Jesus, a Capela Imaculada e o Theatro Circo. A programação inclui espetáculos, workshops e instalações artísticas de artistas multidisciplinares, com especial enfoque na promoção da música eletrónica experimental no Norte de Portugal. Destacam-se nomes como Moritz Von Oswald, Kevin Richard Martin e Iceboy Violet, que ocupam posições centrais no cartaz desta edição. O programa de clubbing será realizado no espaço do gnration, dando continuidade às duas últimas noites do festival. Toda a programação aqui.
Vários Espaços, Guimarães
até 15.12
A 7.ª edição da CONTEXTILE – Bienal de Arte Têxtil Contemporânea, ocorre de setembro a dezembro em Guimarães, e procura responder aos desafios sociais atuais destacando a relevância do envolvimento das comunidades no contexto artístico. Com um foco na colaboração, a bienal surge como um espaço para encontros criativos, reafirmando seu compromisso com a arte, a cultura, a sustentabilidade e o ecossistema.
Estendendo-se por 100 dias, o programa apresenta exposições, residências artísticas, performances, workshops e, ainda, o ciclo Textile Talks, que ocuparão diversos locais culturais e espaços públicos da cidade, numa celebração da arte têxtil contemporânea nacional e internacional. Para além de um evento artístico, a CONTEXTILE 2024 funciona como uma plataforma crucial para a conexão e o diálogo entre artistas, comunidades e o meio ambiente.