Capitólio, Lisboa
22 a 25 de janeiro
A Companhia Portuguesa de Bailado Contemporâneo apresenta-se no Capitólio entre 22 e 25 de janeiro com o espetáculo CASA, quatro peças de dança a partir da interpretação do conceito “casa” nas suas variadas formas. Seja no “sentido físico, simbólico ou imaginado”, “casa” assume posição central das obras dos seis coreógrafos - são elas: SOPRO, de César Fernandes e André Mesquita, HABITA-ME de Miguel Santos; LUZ | DEZ de Beatriz Mira e Tiago Barreiros e SUITE, de Vânia Doutel Vaz.
Theatro Circo, Braga
24 janeiro
No dia 24 de janeiro, Noiserv sobe ao palco do Theatro Circo, em Braga para celebrar 20 anos de carreira com a apresentação do novo disco 7305. Depois de um caminho musical que engloba lançamentos a solo, composições para cinema e criações em banda, com You Can't Win Charlie Brown, o músico apresenta-se em concerto para assinalar “uma trajetória multifacetada de um dos nomes mais relevantes da música independente portuguesa”.
Vário espaços, Porto
26 janeiro a 2 fevereiro
A 10ª edição do IndieJúnior Porto acontece entre 26 de janeiro e 2 de fevereiro, com a apresentação de mais de 50 filmes, oficinas e atividades dedicadas aos mais novos. Sob o mote “alegria”, foram pensadas sessões de longas e curtas metragens a serem projetadas no Batalha - Centro de Cinema, Biblioteca Municipal Almeida Garrett, Coliseu Porto Ageas, Sala Estúdio Perpétuo e Reitoria da Universidade do Porto. Entre os destaques da programação encontramos as sessões especiais da secção Cinema de Colo, que propõe um momento imersivo para bebés, e a sessão de encerramento, no domingo, a coletânea de curtas metragens “Adoro Bolos”.
Culturgest, Lisboa
24 e 25 de janeiro
A coreógrafa e bailarina Marlene Monteiro Freitas une-se ao Ballet de L’Opéra de Lyon, para a criação do espetáculo Canine Jaunâtre 3, em cena na Culturgest nos dias 24 e 25 de janeiro. A partir do imaginário dos carnavais passados em Cabo Verde, a artista constrói uma performance que explora as fronteiras entre humanos, animais e máquina. “Um exercício para se aprender a questionar os nossos hábitos de perceção excessivamente confortáveis”.
Plano B, Porto
todo o ano
Em 2026, a sala de espetáculos Plano B, no Porto, celebra 20 anos com uma programação eclética que se estende durante todo o ano. O espaço emblemático afirmou-se como eixo central à atividade cultural e programação musical portuense, com a promoção de projetos diferenciados pensados para todos os públicos. Para dar início à celebração estão programados os concertos do produtor Blawan, a 30 de janeiro; Rapaz Ego e dj set de Skream, a 6 de fevereiro; e Palms Trax e Memória de Peixe a 20 de fevereiro. Março e abril reservam concertos de artistas como B Fachada, TRAVO, YAKUZA e Unsafe Space Garden.