fbpx

Apoia o Gerador na construção de uma sociedade mais criativa, crítica e participativa. Descobre aqui como.

Tempos Livres. Iniciativas culturais pelo país que vale a pena espreitar

Todas as semanas o Gerador recomenda-te iniciativas culturais pelo país que vale a pena espreitares. Descobre em baixo as nossas sugestões.

Texto de Gerador

Apoia o Gerador na construção de uma sociedade mais criativa, crítica e participativa. Descobre aqui como.

Campus Jazz – Festival de Jazz da UA

Vários espaços, Aveiro

até 5.6

O Campus Jazz - Festival de Jazz da Universidade de Aveiro regressa para a sua 5ª edição, até ao dia 5 de junho, numa temporada de música, formação e destaque ao território. A Universidade colabora com os festivais Guimarães Jazz, Que Jazz é Este e Estarrejazz numa programação que inclui, para além dos espetáculos ao vivo, masterclasses com vários convidados, como Rabih Abou-Khali que dirige uma sessão voltada para a música improvisada, workshops, e ainda a novidade “Estágio de Big Band”, aberto a músicos instrumentistas da região, para tocar sob a direção de Nine Sparks Riot.

O Concurso Internacional de Jazz da UA é uma das iniciativas integrantes do Campus Jazz 2025, e resulta numa competição entre ensembles de jazz nacionais e/ou internacionais, sem trabalho discográfico editado. As apresentações finais datam 4 e 5 de junho, sendo o vencedor do Prémio Ensemble da edição de 2025 anunciado neste último dia.

Bienal Fotografia do Porto

Vários espaços, Porto

15.5 a 29.6

Entre 15 de maio e 29 de junho, a Bienal Fotografia do Porto faz chegar à cidade 16 exposições e 48 atividades com entrada gratuita. Sob o mote “Amanhã Hoje”, a quarta edição da Bienal inclui na sua programação a apresentação de projetos coletivos e comunitários, encontros entre agentes sociais e culturais, resultados de residências artísticas no contexto da Bienal, e mais.

Espaços como a Estação de Metro de São Bento, o Centro Português de Fotografia, a Reitoria da Universidade do Porto ou Fundação Marques da Silva, servem de pano de fundo aos eventos e exposições centrados na “relação entre as ações do presente e as consequências do futuro”.

O Futures Meet-up acontece como atividade paralela da Bienal, e consiste num conjunto de momentos de partilha - uma mesa-redonda, um workshop, e visitas guiadas às exposições - “Ties that Bind”, na Casa Comum – Reitoria da Universidade do Porto, e “Luminófilos [Lightseekers]” no Centro Português de Fotografia - liderados por cinco artistas e quatro especialistas internacionais.

Gaivota

Teatro Nacional São João, Porto 

22 e 23.5

Guillermo Cacace adapta a obra de Anton Tchékhov, Gaivota, em cena no Teatro Nacional São João, nos dias 22 e 23 de maio. O encenador argentino parte de um dos maiores clássicos da literatura, para criar um espetáculo levado a palco por um elenco exclusivamente composto por mulheres, e que se apropria do essencial da obra para uma adaptação à sua imagem. 

Zona Lê Dramaturgia

Teatro do Bairro Alto, Lisboa 

28.5

Zona Lê Dramaturgia é uma iniciativa de conversas entre dramaturgas que procuram refletir sobre “o texto, a cena e o que existe nesse caminhar”. A primeira sessão de 2025 acontece no Teatro do Bairro Alto, no dia 28 de maio. Como é habitual, a conversa é mediada pela poeta Maria Giulia Pinheiro, e desta vez encontra-se acompanhada pela artista Raquel Lima, cujo projeto Úlulu estreou em abril no TBA, e com a atriz e encenadora Sara Barros Leitão.

Num cenário aberto ao diálogo e à partilha, discutem-se obras passadas e recentes, experiências em palco e fora dele.

A entrada é livre mediante levantamento prévio de bilhete no próprio dia a partir das 18h.

Festival do Maio

Parque Urbano, Seixal 

30 e 31.5

A 6ª edição do Festival do Maio acontece no Parque Urbano do Seixal nos dias 30 e 31 de maio. O festival é uma iniciativa da Câmara Municipal do Seixal, com curadoria do músico Luís Varatojo, e quer traduzir a máxima de que a expressão musical é parte integrante de um movimento de informação e mobilização da sociedade face ao atual contexto sócio-político.

Os artistas convidados compõem um cartaz eclético, sendo o primeiro dia reservado aos concertos de 3 grandes bandas de rock nacionais, Xutos & Pontapés, com um espetáculo especial criado para o festival, Mão Morta e Linda Martini. Já no dia 31, as sonoridades aliam-se ao afrobeat, reggae e hip-hop, com apresentações de Capicua, Seun Kuti & Egypt 80 e Criolo.

Se este artigo te interessou vale a pena espreitares estes também

6 Junho 2025

Tempos Livres. Iniciativas culturais pelo país que vale a pena espreitar

4 Junho 2025

Já não basta cantar o Grândola

2 Junho 2025

Há 15 anos, o casamento tornou-se igualitário mas a luta contra a discriminação não terminou

30 Maio 2025

Tempos Livres. Iniciativas culturais pelo país que vale a pena espreitar

29 Maio 2025

Maribel López: “Temos de tentar garantir que os artistas possam dar forma às suas ideias”

28 Maio 2025

Às Indiferentes

28 Maio 2025

EuroPride: associações LGBTI+ demarcam-se do evento mas organização espera “milhares” em Lisboa

26 Maio 2025

Um dia na vida de um colecionador de garrafas no maior festival de música do norte da Europa

25 Maio 2025

15 anos de casamento igualitário

23 Maio 2025

Tempos Livres. Iniciativas culturais pelo país que vale a pena espreitar

Academia: cursos originais com especialistas de referência

30 JANEIRO A 15 FEVEREIRO 2024

Artes Performativas: Estratégias de venda e comunicação de um projeto [online]

Duração: 15h

Formato: Online

30 JANEIRO A 15 FEVEREIRO 2024

Gestão de livrarias independentes e produção de eventos literários [online]

Duração: 15h

Formato: Online

30 JANEIRO A 15 FEVEREIRO 2024

Escrita para intérpretes e criadores [online]

Duração: 15h

Formato: Online

30 JANEIRO A 15 FEVEREIRO 2024

Desarrumar a escrita: oficina prática [online]

Duração: 15h

Formato: Online

30 JANEIRO A 15 FEVEREIRO 2024

Comunicação Cultural [online]

Duração: 15h

Formato: Online

30 JANEIRO A 15 FEVEREIRO 2024

Patrimónios Contestados [online]

Duração: 15h

Formato: Online

30 JANEIRO A 15 FEVEREIRO 2024

Iniciação ao vídeo – filma, corta e edita [online]

Duração: 15h

Formato: Online

30 JANEIRO A 15 FEVEREIRO 2024

Jornalismo Literário: Do poder dos factos à beleza narrativa [online]

Duração: 15h

Formato: Online

30 JANEIRO A 15 FEVEREIRO 2024

Viver, trabalhar e investir no interior

Duração: 15h

Formato: Online

30 JANEIRO A 15 FEVEREIRO 2024

Jornalismo e Crítica Musical [online]

Duração: 15h

Formato: Online

30 JANEIRO A 15 FEVEREIRO 2024

Introdução à Produção Musical para Audiovisuais [online]

Duração: 15h

Formato: Online

Investigações: conhece as nossas principais reportagens, feitas de jornalismo lento

02 JUNHO 2025

15 anos de casamento igualitário

Em 2010, em Portugal, o casamento perdeu a conotação heteronormativa. A Assembleia da República votou positivamente a proposta de lei que reconheceu as uniões LGBTQI+ como legítimas. O casamento entre pessoas do mesmo género tornou-se legal. A legitimidade trazida pela união civil contribuiu para desmistificar preconceitos e combater a homofobia. Para muitos casais, ainda é uma afirmação política necessária. A luta não está concluída, dizem, já que a discriminação ainda não desapareceu.

12 MAIO 2025

Ativismo climático sob julgamento: repressão legal desafia protestos na Europa e em Portugal

Nos últimos anos, observa-se na Europa uma tendência crescente de criminalização do ativismo climático, com autoridades a recorrerem a novas leis e processos judiciais para travar protestos ambientais​. Portugal não está imune a este fenómeno: de ações simbólicas nas ruas de Lisboa a bloqueios de infraestruturas, vários ativistas climáticos portugueses enfrentaram detenções e acusações formais – incluindo multas pesadas – por exercerem o direito à manifestação.

A tua lista de compras0
O teu carrinho está vazio.
0