Teatro - Cine, Torres Vedras
18.1
O Cine - Teatro de Torres Vedras acolhe o próximo concerto da banda Glockenwise, no dia 18 de janeiro. Originários de Barcelos, começaram por tocar e cantar o desejo de “fugir da margem” no álbum de estreia Building Waves (2011). Com Gótico Português (2023) a linha condutora é “um olhar apreciativo da margem”, ao som de uma estética musical punk e criativa que os tem vindo a distinguir no panorama musical do indie português desde o início.
Cine-Teatro S. João, Palmela
24 e 25.1
A nova edição do festival MicroSons acontece nos dias 24 e 25 de janeiro no Cine-Teatro S. João. A programação continua a enaltecer a música de autor com concertos que aproximam público e artistas num ambiente intimista.
Samuel Úria, com a apresentação do seu último disco 2000 A.D, Paulo Ribeiro e MaZela, que lançou “Desgostos em Canções de Colo” no fim do ano passado, são os artistas escolhidos para abrir o festival. Dia 25, será a vez dos concertos de Manel Cruz, Ivo Palitos e Bia Maria.
O carácter itinerante do festival permite duas datas extra, nos dias 7 e 8 de fevereiro, no Cine Granadeiro - Auditório Municipal, em Grândola. Neste segundo momento, contamos com concertos dos cantautores Carmen Souza, Ivo Palitos, Paulo Ribeiro e Tomás Adrião.
Centro de Artes do Espectáculo, Portalegre
25.1
O espetáculo MEMO, escrito e interpretado por Marlene Barreto, estreia no dia 25 de janeiro no Centro de Artes do Espetáculo, em Portalegre. A narrativa desenvolve-se no cenário de um futuro distópico, onde a personagem de Ewa sofre a manipulação da sua memória por uma entidade desconhecida. Seguimo-la, a par de uma narração paralela da “Criadora Teatral”, que se insere na trama “metaforizando a sua luta interna entre o poder de contar a história e as distorções que essa história pode gerar”.
Teatro Aveirense, Aveiro
25.1
A banda aveirense Moonshiners apresenta o último concerto da tour do EP “Monkey’s Poetry” no dia 25 de janeiro, no Teatro Aveirense.
O espetáculo destaca-se dos anteriores pelo seu teor colaborativo, The Lendary Tigarman, Samuel Úria e Teresa Queirós são os convidados que complementam esta última expressão ao vivo do projeto, interpretando temas próprios e temas dos álbuns anteriores da Banda, como “Man on Wire”, ou “Hello Again”.
Hangar, Lisboa
25.1 a 19.4
A nova exposição do Hangar, “Mirage”, de Riar Rizaldi, inaugura no dia 25 de janeiro no Centro de Investigação Artística, em Lisboa.
Mirage é uma série de filmes que propõe a exploração do impacto da ciência moderna e da tecnologia nos seres no Sudeste Asiático, a serem executados pelo cineasta ao longo de 10 anos. Na exposição vigente, apresentam-se os dois primeiros capítulos do projeto, o primeiro Mirage - Metanoia (Prelúdio) (2023) navega as questões da transcendência na ciência, mais especificamente, da presença de Deus nos átomos, através de uma conversa encenada entre dois cosmólogos. Mirage - Eisenstate (2024), é o segundo capítulo e apresenta “diferentes interpretações da realidade, desde o sufismo e o monorealismo até às teorias da mecânica quântica”, baseando-se no trabalho do filósofo sufi Hamzah Fansuri.
Para além dos filmes, a exposição conta com Mirage - Theophany, desenvolvida propositadamente para a apresentação em Lisboa, um conjunto de imagens e gráficos científicos baseados no estilo dos manuscritos islâmicos do arquipélago indonésio do século XV, com referências à personagem da Marvel Comics, Dr.Strange.