fbpx

Apoia o Gerador na construção de uma sociedade mais criativa, crítica e participativa. Descobre aqui como.

Tempos Livres. Iniciativas culturais pelo país que vale a pena espreitar

Todas as semanas o Gerador recomenda-te iniciativas culturais pelo país que vale a pena espreitares. Descobre em baixo as nossas sugestões.

Texto de Gerador

Apoia o Gerador na construção de uma sociedade mais criativa, crítica e participativa. Descobre aqui como.

HERÓIS DO IMPOSSÍVEL

Lisboa

20 a 28.04

“Heróis do Impossível” é o novo espetáculo apresentado pela Companhia João Garcia Miguel, a par da comemoração dos 50 anos do 25 de abril. 

A transformação da sociedade que decorreu a partir deste marco da história de Portugal é aqui espelhada na vida íntima de um casal, interpretado por Catarina Wallenstein e Pedro Lacerda. Na dinâmica de mudança coletiva, há igualmente mudança no seio das relações familiares, homem e mulher ocupam novas condições e tornam-se símbolo dos percalços de um país que floresce custosamente. Estamos perante “a força dos opostos na sua máxima tensão”.

Festival de Poesia e Música de Foz Côa

Centro cultural de Foz Côa, Vila Nova de Foz Côa

23 a 27.04

Vila Nova de Foz Côa torna-se palco para poesia e música, na comemoração dos 40 anos do Festival e, simultaneamente, dos 50 anos do 25 de abril. A  programação conta com 38 iniciativas que se estendem pelos campos da exposição, leitura, performance, apresentação de livros, a serem apresentadas no Pequeno e Grande Auditórios di Centro Cultural de Foz Côa.

Existe ainda uma outra iniciativa, o Comboio Literário que, distinguindo-se pela sua novidade, se assume como um espaço em movimento. Este Comboio partirá da Estação de S.Bento, no Porto, com chegada ao local do Festival. À medida que se atravessa  o Douro, estar-se-á perante uma performance de poesia com cunho dos alunos  do Balleteatro do Porto, acompanhados pelo ator Rui Spanger e pelo músico Blandino Soares.

De salientar também, a Ação de Formação que decorrerá a par da programação do Festival, destinada a docentes, assim como a Feira do Livro de Poesia promovida pela Snob Livraria e Editora.

Vida do Grande Dom Quixote de la Mancha e do Gordo Sancho Pança

Teatro do Bairro, Lisboa

25 a 28.04

O novo espetáculo a estrear no Teatro do Bairro Alto, “Vida do Grande Dom Quixote de la Mancha e do Gordo Sancho Pança” surge como uma transformação  da obra de Miguel Cervantes, que aqui se assume como uma paródia e comédia musical.

A adaptação da peça ficou a cargo de Fernando Villas-Boas, e a encenação é de Maria João Luís. Ficámos a descobrir as duas personagens icónicas e as suas peripécias, através de um tom jocoso e satírico, aparecendo o Judeu como uma figura bufa e o companheiro Sancho Pança como bobo da consciência.

Vamos todos à Manif na Alameda

Alameda, Lisboa

26.04

O Vamos Todos à Manif na Alameda, é uma atividade de música, poesia e performance, que reúne várias escolas de Lisboa, desafiadas pela Escola Secundária de Camões, e que integra a ação a nível nacional Vamos todos à Manif, impulsionada pelo Plano Nacional das Artes, no âmbito das Comemorações dos 50 anos do 25 de abril. 

Os jovens, previamente ouvidos em momentos de reflexão sobre democracia e os seus atuais desafios, manifestarão as suas ideias e desejos sobre educação, num encontro caoticamente poético, assente no discurso de Sophia de Mello Breyner, de 3 de setembro de 1975, na Assembleia da República, “A cultura influi radicalmente a estrutura social e política. E por isso a questão da liberdade da cultura é uma questão primordial. (...) A cultura não existe para enfeitar a vida, mas sim para a transformar – para que o Homem possa construir e construir-se em consciência, em verdade e liberdade e em justiça.”

Esta manifestação é, por isso, um exercício de cidadania, que pretende reconhecer que a democracia é construída com todos e para todos, e que decorre de uma educação em liberdade, assente na esperança de um futuro pleno de inclusão, justiça, equidade e beleza. Porque a poesia ainda pode derrotar discursos derrotistas.

Mono-No-Aware

Teatro Joaquim Benite, Almada

27 e 28.04

Rafael Alvarez, co-fundador e diretor artístico da BODYBUILDERS – Dança Contemporânea, acarreta já um extenso percurso profissional como coreógrafo, intérprete e cenógrafo. Tendo apresentado trabalhos fora de Portugal, na América, Médio Oriente, Ásia e África, traz agora ao Teatro Joaquim Benite a mais recente obra da sua autoria, “MONO-NO-AWARE”. A expressão que dá nome ao espetáculo pode ser traduzida como o “pathos das coisas”, termo japonês que pretende expressar a empatia para com as coisas mais efémeras. Tomando este sentido de sensibilidade como ponto de partida para o processo criativo, vemos nascer este projeto coreográfico que, apoiado na contemplação do tempo presente e da sua transitoriedade, na simultaneidade das ideias de um passado presente e futuro, transpõe através da dança e da arte plástica imagens de memória e emoção.

TRANSBORDA - Mostra Internacional de Artes Performativas de Almada

Vários espaços, Almada

27.04 a 12.05

A TRANSBORDA - Mostra Internacional de Artes Performativas de Almada, organizada pela Casa da Dança e liderada por Adriana Grechi e Amauri Cacciacarro, regressa este ano com a sua 4ª edição, trazendo espetáculos, laboratórios, performances e conversas. 

Fruto da priorização de uma vertente internacional, é objetivo levar a Almada coreógrafos estrangeiros numa expectativa de intercâmbio e alargamento da perspetiva artística. Os convidados são encaminhados no sentido de ocupação de teatros e espaços públicos do Conselho, aproximando públicos locais, de diferentes contextos, com uma produção além-fronteiras.

O foco das criações reside na experimentação com o outro, no escutar dos corpos, do seu movimento conjunto, transpostos em danças que enaltecem a partilha, a memória e a cooperação.

Se este artigo te interessou vale a pena espreitares estes também

3 Novembro 2025

Miguel Carvalho: “O Chega conseguiu vender a todos a ideia de que os estava a defender”

31 Outubro 2025

Tempos livres. Iniciativas culturais pelo país que vale a pena espreitar

29 Outubro 2025

Catarina e a beleza de criar desconforto

27 Outubro 2025

Inseminação caseira: engravidar fora do sistema

24 Outubro 2025

Tempos livres. Iniciativas culturais pelo país que vale a pena espreitar

22 Outubro 2025

O que tem a imigração de tão extraordinário?

17 Outubro 2025

Tempos livres. Iniciativas culturais pelo país que vale a pena espreitar

16 Outubro 2025

Documentário ambiental “Até à última gota” conquista reconhecimento internacional

15 Outubro 2025

Proximidade e política

13 Outubro 2025

Jornalista afegã pede ajuda a Portugal para escapar ao terror talibã

Academia: cursos originais com especialistas de referência

30 JANEIRO A 15 FEVEREIRO 2024

Fundos Europeus para as Artes e Cultura I – da Ideia ao Projeto [online]

Duração: 15h

Formato: Online

30 JANEIRO A 15 FEVEREIRO 2024

Desarrumar a escrita: oficina prática [online]

Duração: 15h

Formato: Online

30 JANEIRO A 15 FEVEREIRO 2024

Comunicação Cultural [online]

Duração: 15h

Formato: Online

30 JANEIRO A 15 FEVEREIRO 2024

Jornalismo Literário: Do poder dos factos à beleza narrativa [online]

Duração: 15h

Formato: Online

30 JANEIRO A 15 FEVEREIRO 2024

Financiamento de Estruturas e Projetos Culturais [online]

Duração: 15h

Formato: Online

30 JANEIRO A 15 FEVEREIRO 2024

Criação e Manutenção de Associações Culturais

Duração: 15h

Formato: Online

30 JANEIRO A 15 FEVEREIRO 2024

Jornalismo e Crítica Musical [online]

Duração: 15h

Formato: Online

Investigações: conhece as nossas principais reportagens, feitas de jornalismo lento

27 outubro 2025

Inseminação caseira: engravidar fora do sistema

Perante as falhas do serviço público e os preços altos do privado, procuram-se alternativas. Com kits comprados pela Internet, a inseminação caseira é feita de forma improvisada e longe de qualquer vigilância médica. Redes sociais facilitam o encontro de dadores e tentantes, gerando um ambiente complexo, onde o risco convive com a boa vontade. Entidades de saúde alertam para o perigo de transmissão de doenças, lesões e até problemas legais de uma prática sem regulação.

29 SETEMBRO 2025

A Idade da incerteza: ser jovem é cada vez mais lidar com instabilidade futura

Ser jovem hoje é substancialmente diferente do que era há algumas décadas. O conceito de juventude não é estanque e está ligado à própria dinâmica social e cultural envolvente. Aspetos como a demografia, a geografia, a educação e o contexto familiar influenciam a vida atual e futura. Esta última tem vindo a ser cada vez mais condicionada pela crise da habitação e precariedade laboral, agravando as desigualdades, o que preocupa os especialistas.

Carrinho de compras0
There are no products in the cart!
Continuar na loja
0