Teatro Camões, Lisboa
até 28 de dezembro
O Teatro Camões recebe a Companhia Nacional de Bailado para a apresentação do clássico de John Cranko, Romeu e Julieta, entre os dias 11 e 28 de dezembro. Os bailarinos são acompanhados pela Orquestra Sinfónica Portuguesa, dirigida por Cesário Costa, que toca a música original de Sergei Prokofiev. A peça de referência do repertório da Companhia regressa agora a palco com mais de quarenta bailarinos a compor o elenco. Nos papéis principais de Romeu encontramos Francisco Gomes, Lourenço Ferreira e João Costa, e de Julieta as bailarinas Emma Sicilia,Raquel Fidalgo e Miyu Matsui.
RETIMBRAR apresentam “A Maior Prenda”
Casa Capitão, Lisboa
20 e 21 dezembro
Depois do lançamento do novo tema “A Maior Prenda”, os RETIMBRAR apresentam-se em concerto na Casa Capitão nos dias 20 e 21 de dezembro. O regresso do coletivo é marcado pelo lançamento da canção que evoca o Natal, os valores de partilha, amizade e justiça social.
O concerto foi pensado para percorrer o caminho musical do coletivo, que apresenta novos temas não deixando de recuar às canções do passado, num tom intimista e celebratório próprio da quadra natalícia.
Casa da Música, Porto
21 dezembro
O espetáculo “O Sonho de Beatriz”, promovido pela Alva - Escola de Artes do Palco, está em cena na Casa da Música, no dia 21 de dezembro. A peça dedicada aos mais novos encena a noite de Natal em casa da pequena Beatriz, que deseja crescer rápido e deixar para trás a infância, sem se aperceber da magia que deixa para trás - Uma grande aventura se prepara através do seu sonho!
Bota, Lisboa
26 a 28 dezembro
O Festival Emergente, promotor da nova geração de músicos nacionais, está de volta ao BOTA entre 26 e 28 de dezembro. Após seis edições que apostaram na mostra de projetos musicais ecléticos, o festival regressa com uma programação que integra 18 concertos ao longo dos três dias.
O destaque do cartaz são os artistas emergentes selecionados através da Open Call do festival: ADORO PROTOCOLO, Beatriz Madruga, canalzero, FALCONA, LESMA , MANGUALDE, MARKZS, mokina, PARQUE IMPÉRIO, ROADKILL e RT-FACT. Para complementar a programação, o Emergente recebe atuações de abertura e encerramento em cada um dos dias, das bandas INÓSPITA, MALVA, DIVÃ, bbb hairdryer, Chat GRP e os MAQUINA.
Encerramento Braga 25 Capital Portuguesa da Cultura
Theatro Circo, Braga
28 dezembro
Depois de um ano sob o título Capital Portuguesa da Cultura, a Braga 25 conclui o percurso com um espetáculo no Teatro Circo, a 28 de dezembro. Sobem a palco artistas das cidades do Minho e dos Açores, na expectativa de unir tradições e linguagens territoriais distintas, fomentando de igual forma a sua comunhão. “Entre a Pedra e Bruma” é o espetáculo que materializa esta união, inspirado em lendas de ambos os territórios, cria-se uma homenagem poética ao legado de cada cidade.