Lustre, Braga
9 e 10 de janeiro
A Noite dos Reis da Bazuuca regressa a Braga nos dias 9 e 10 de janeiro, com uma programação que dá destaque aos projetos musicais da cidade. Durante dois dias de concertos, 16 artistas locais sobem ao palco do Lustre para dar a conhecer o trabalho artístico desenvolvido em Braga. Entre os nomes que compõem o cartaz encontramos Mão Morta, Travo, Monstro, dj sets de DJ Princesa e Dingo e muito mais.
Os passes gerais dão acesso aos dois dias e têm o custo de 20€. Existem bilhetes diários, a 15€.
Teatro Luís de Camões, Lisboa
9 a 25 de janeiro
A peça dedicada aos mais novos, O Papel do Dinheiro, está em cena no Teatro Luís de Camões entre 9 e 25 de janeiro. Com sessões pensadas para as famílias e para as escolas, o espetáculo explora as histórias por trás das imagens das notas de papel, promovendo o questionamento e a descoberta junto dos mais novos.
Vários espaços, Lisboa
janeiro a março
A próxima edição do festival CriaSons, dedicado à promoção da criação musical portuguesa, regressa a Lisboa, entre os meses de janeiro e março. Cruzando música e literatura, o projeto centra cinco obras da literatura contemporânea em língua portuguesa, dedicando-as a cinco compositores convidados que as transpõem para um universo musical. Este ano, Amílcar Vasques Dias debruça-se sobre Galveias de José Luís Peixoto; César Viana inspira-se em Ecologia, de Joana Bértholo; Alfredo Teixeira compõe a partir da obra A Máquina de Fazer Espanhóis de Valter Hugo Mãe; e Estêvão Chissano dedica-se à interpretação musical de Retorno, de Dulce Maria Cardoso; e André Carvalho compõe a partir de Jerusalém, de Gonçalo M. Tavares.
Diálogos Luso- Africano: GeraJazz e Convidados
Teatro Joaquim Benite, Almada
10 janeiro
No dia 10 de janeiro, o Teatro Joaquim Benite recebe a orquestra GeraJazz, projeto musical que une música e ação social. A orquestra teve início em 2010, e tem vindo a desenvolver um trabalho de formação de crianças e jovens, num ambiente que o maestro Eduardo Lázaro descreve como “uma pequena comunidade”.
Num concerto que celebra a união entre os ritmos afro-lusófonos e o jazz, apresentam-se ao vivo acompanhados pelas cantoras Isabel Novella e Anastácia Carvalho, os músicos José Braima Galissá e Iúri Oliveira, para apresentar temas clássicos afro-lusófonos como Sodade ou Mamã África.
Biblioteca de Marvila, Lisboa
15 e 16 janeiro
Pequeno descritivo:
O espetáculo Somos Todas Baba Yaga está em cena no Teatro Armando Cortez, em Lisboa, nos dias 14 e 15 de novembro. O texto e criação da peça tem o cunho de Beatriz Teodósio, que recolheu registos seus e da sua avó, e conduziu entrevistas a grupo de mulheres artistas da Apoiar-te-ás - Casa do Artista, para desenvolver uma narrativa que une ficção e documentário. A história da sua avó, mulher do mundo rural com o sonho perdido de se tornar artista, é a linha condutora da peça, que se desenlaça através das questões da memória, da esperança e da resistência.