fbpx

Apoia o Gerador na construção de uma sociedade mais criativa, crítica e participativa. Descobre aqui como.

Tempos Livres. Iniciativas culturais pelo país que vale a pena espreitar

Todas as semanas o Gerador recomenda-te iniciativas culturais pelo país que vale a pena espreitares. Descobre em baixo as nossas sugestões.

Texto de Gerador

Apoia o Gerador na construção de uma sociedade mais criativa, crítica e participativa. Descobre aqui como.

O Olho 

Clube Estefânea, Lisboa 

24 a 29 de junho

O Olho é o novo espetáculo de teatro d’As Crianças Loucas e está em cena entre 24 e 29 de junho na Sala de Teatro do Clube Estefânia. Uma produção com texto e direção de João Cachola, interpretada por sete atrizes - Anabela Ribeiro, Cataria Rabaça, Mariana do Ó, Marta Neto, Rita Cabaço, Susana Luz e Suzana Francês.

Ela está avariada há algum tempo, nunca ninguém a viu assim. Perdida na sua própria realidade, desafia o aborrecimento em direcção ao futuro. Recomeça vezes sem conta. Subitamente a porta abre-se, Ela entra e, na altura de abrir a boca, não tinha boca porque era só um olho.

Quatro Quadras Soltas 

Centro Cultural de Belém, Lisboa 

25 de junho

O Centro Cultural de Belém recebe a Associação Cultural Tanque no dia 25 de junho, para a apresentação do projeto de arte participativa Quatro Quadras Soltas. Fruto de um trabalho que data desde outubro de 2024, a demonstração reúne habitantes seniores do Bairro Alto que partilham um conjunto de canções de intervenção originais, desenvolvidas através de oficinas com mediação musical de Tomás Longo e Guilherme Fortunato. 

Às canções, juntam-se testemunhos e filmagens do processo criativo, construindo-se uma demonstração artística completa sobre o Bairro e as suas transformações ao longo do tempo, pela população idosa que o habita.

Começar Tudo Outra Vez

Culturgest, Lisboa

25 a 28 de junho  

Os artistas Raquel André e Tonan Quito juntam-se na criação de Começar Tudo Outra Vez, peça de teatro em cena na Culturgest entre 25 e 28 de junho. “O que acontece quando alguém nasce?” é o ponto de partida deste espetáculo que procura desvendar histórias de vida, morte, famílias e rituais, apropriando o teatro e tornando-o alicerce artístico capaz de questionar estas mesmas narrativas.

Dueto Duelo

BOTA, Lisboa 

28 e 29 de junho

O espetáculo Dueto Duelo chega a Lisboa com apresentações marcadas na BOTA, nos dias 28 e 29 de junho. Ricardo Vaz Trindade encena um espetáculo de teatro musical, a partir do texto de Joana Bértholo e Eduardo Brito, onde os temas da conjugalidade assumem posição central.

Através do casal Tiago e Teresa, uma atriz que tenta desbravar caminho no cinema e um professor que abandonou as suas aspirações musicais, personificam-se as dinâmicas e transformações das relações contemporâneas, a par de questões que se prendem ao individualismo e aos crescentes estímulos exteriores que podem ditar o fim da máxima dos “felizes para sempre”.

Vinculum Festival  

Parque das Merendas do Monte da Senhora da Graça, Mondim de Basto

10 a 13 de julho

Entre 10 e 13 de julho, o Vinculum Festival ocupa o Parque das Merendas do Monte da Senhora da Graça, com 29 atuações musicais de techno e música experimental. Entre os nomes que compõem o cartaz encontramos André Cascais, Human Safari, DJ Nobu, Tauer, Amulador e James Grouper.

Ao longo de quatro dias, propõe-se o cruzamento entre natureza e música, numa experiência sensorial que privilegia a fusão entre corpo, som e território.

Os visitantes que possuírem o bilhete geral do festival podem usufruir de uma secção de campismo normal, estando também disponível a opção alternativa “Glamping”, mediante reserva. Consulta toda a informação sobre alojamento aqui: https://www.vinculum.pt/onde-ficar/.

Publicidade

Se este artigo te interessou vale a pena espreitares estes também

18 Junho 2025

“Hipertexto” – Festivais Gil Vicente, por Isabel Costa e Rita Morais

18 Junho 2025

Segurança Humana, um pouco de esperança

16 Junho 2025

Para as associações lisboetas, os Santos não são apenas tradição, mas também resistência

13 Junho 2025

Tempos Livres. Iniciativas culturais pelo país que vale a pena espreitar

11 Junho 2025

“Hipertexto” – Festivais Gil Vicente, por Gaya de Medeiros e Leonor W. Carretas

11 Junho 2025

Genocídio televisionado

9 Junho 2025

Hugo Cruz: “A cultura e a arte dão um contributo muito importante para fortalecer as democracias”

6 Junho 2025

Tempos Livres. Iniciativas culturais pelo país que vale a pena espreitar

4 Junho 2025

Já não basta cantar o Grândola

2 Junho 2025

Há 15 anos, o casamento tornou-se igualitário mas a luta contra a discriminação não terminou

Academia: cursos originais com especialistas de referência

30 JANEIRO A 15 FEVEREIRO 2024

Jornalismo Literário: Do poder dos factos à beleza narrativa [online]

Duração: 15h

Formato: Online

30 JANEIRO A 15 FEVEREIRO 2024

Gestão de livrarias independentes e produção de eventos literários [online]

Duração: 15h

Formato: Online

30 JANEIRO A 15 FEVEREIRO 2024

Jornalismo e Crítica Musical [online]

Duração: 15h

Formato: Online

30 JANEIRO A 15 FEVEREIRO 2024

Artes Performativas: Estratégias de venda e comunicação de um projeto [online]

Duração: 15h

Formato: Online

30 JANEIRO A 15 FEVEREIRO 2024

Iniciação ao vídeo – filma, corta e edita [online]

Duração: 15h

Formato: Online

30 JANEIRO A 15 FEVEREIRO 2024

Introdução à Produção Musical para Audiovisuais [online]

Duração: 15h

Formato: Online

30 JANEIRO A 15 FEVEREIRO 2024

Fundos Europeus para as Artes e Cultura I – da Ideia ao Projeto [online]

Duração: 15h

Formato: Online

30 JANEIRO A 15 FEVEREIRO 2024

Desarrumar a escrita: oficina prática [online]

Duração: 15h

Formato: Online

30 JANEIRO A 15 FEVEREIRO 2024

Viver, trabalhar e investir no interior

Duração: 15h

Formato: Online

30 JANEIRO A 15 FEVEREIRO 2024

Patrimónios Contestados [online]

Duração: 15h

Formato: Online

30 JANEIRO A 15 FEVEREIRO 2024

Escrita para intérpretes e criadores [online]

Duração: 15h

Formato: Online

30 JANEIRO A 15 FEVEREIRO 2024

Comunicação Cultural [online]

Duração: 15h

Formato: Online

Investigações: conhece as nossas principais reportagens, feitas de jornalismo lento

02 JUNHO 2025

15 anos de casamento igualitário

Em 2010, em Portugal, o casamento perdeu a conotação heteronormativa. A Assembleia da República votou positivamente a proposta de lei que reconheceu as uniões LGBTQI+ como legítimas. O casamento entre pessoas do mesmo género tornou-se legal. A legitimidade trazida pela união civil contribuiu para desmistificar preconceitos e combater a homofobia. Para muitos casais, ainda é uma afirmação política necessária. A luta não está concluída, dizem, já que a discriminação ainda não desapareceu.

12 MAIO 2025

Ativismo climático sob julgamento: repressão legal desafia protestos na Europa e em Portugal

Nos últimos anos, observa-se na Europa uma tendência crescente de criminalização do ativismo climático, com autoridades a recorrerem a novas leis e processos judiciais para travar protestos ambientais​. Portugal não está imune a este fenómeno: de ações simbólicas nas ruas de Lisboa a bloqueios de infraestruturas, vários ativistas climáticos portugueses enfrentaram detenções e acusações formais – incluindo multas pesadas – por exercerem o direito à manifestação.

Shopping cart0
There are no products in the cart!
Continue shopping
0