Teatro Viriato, Viseu
27 e 28 novembro
O espetáculo “Empregos Modernos" está em cena no Teatro Viriato, nos dias 27 e 28 de novembro. Uma peça que centra um conjunto (coro) de trabalhadores e as peripécias e vivências que contemplam a vida laboral face à “máquina económica”. A partir da história de um grupo, explora-se as multiplicidades do conceito de trabalho na esfera contemporânea e as questões que daqui proliferam.
Teatro Taborda, Lisboa
27 de novembro a 7 de dezembro
A nova criação da companhia Teatro da Garagem, “O Lidl da Estação de Serviço”, estreia a 27 de novembro no Teatro Taborda e estende a sua apresentação até ao dia 7 de dezembro.
O espetáculo, com texto e encenação de Carlos J. Pessoa, parte do trânsito da cidade para abordar a inquietação que assola o mundo ocidental, tornando o Lidl “num santuário cénico: um espaço onde o público é convidado a fazer uma pausa, redescobrir a fraternidade e reaprender a divertir-se.”
Filipe Sambado integra a peça, interpretando as suas canções originais, e é acompanhado pelo suporte visual em vídeo de José Dornellas, numa viagem que se aproxima ao cómico enquanto aborda o “grotesco e o poético”.
Correntes de Restituição: Abolir o Museu
Hangar - Centro de Investigação Artística, Lisboa
27 de novembro a 31 janeiro 2026
Correntes de Restituição: Abolir o Museu inaugura no Hangar – Centro de Investigação Artística, no dia 27 de novembro. A exposição coletiva reúne trabalhos de Pamela Cevallos, Sandra Gamarra e Astrid González, artistas sul-americanas, numa abordagem que questiona o espaço do museu europeu contemporâneo, aludindo à possibilidade da decolonização institucional através da prática artística - As obras apresentadas enfrentam as narrativas coloniais que estruturam as coleções arqueológicas e etnográficas europeias, abrindo caminhos para repensar as formas de restituição e de reapropriação da memória coletiva.
Estão programados dois momentos paralelos à exposição: no dia 24 de novembro, o Workshop Escutar Réplicas, com Pamela Cevallos, às 18h e no dia 27 de novembro uma conversa com Pamela Cevallos e a historiadora Malena Bedoya, com moderação da curadora da exposição, Ana Salazar Herrera.
Montemor-o-Novo
Novembro e Dezembro
A 3ª edição do Centro Mutável acontece durante os meses de novembro e dezembro com conversas, workshops e uma exposição, onde a criação artística é pensada a partir da cidade de Montemor-o-Novo. O mote desta edição é o “exercício especulativo” – “entendendo o fazer artístico como um processo aberto e intuitivo, onde a matéria, o gesto, o corpo e a linguagem funcionam como ferramentas de liberdade, descoberta e pensamento.” Entre as atividades programadas destaca-se o workshop Gestos Especulativos, orientado por João dos Santos Martins, uma exploração da partitura e da sua interpretação intuitiva, ao longo de um fim de semana.
Descobre todas as atividades e informações aqui.
ADAO, Barreiro
5 a 7 de dezembro
A ADAO - Associação Desenvolvimento Artes e Ofícios e a Locomotiva - Bar dos Ferroviários recebem a próxima edição do Barreiro Rocks, entre 5 e 7 de dezembro, para a celebração de 25 anos de atividade do festival. O cartaz conta com nomes como Vaiapraia, 800 Gondomar e Sunflowers e djs como DJ A Boy Named Sue ou DJ SHIMMY.
O passe geral do festival tem o custo de 40€ e o passe diário de 25€. Os concertos e djsets que acontecem na Locomotiva são de entrada livre.