Outsiders - Cinema Independente Americano
Cinema São Jorge, Lisboa
27 janeiro a 1 de fevereiro
O Outsiders - Cinema Independente Americano regressa ao Cinema São Jorge para a sua 5ª edição, entre os dias 27 de janeiro e 1 de fevereiro, com uma programação que reúne 12 longas-metragens. Os filmes selecionados passaram por várias salas de cinema internacionais. Estreiam em Portugal sob o contexto do festival e permitem “desenhar um retrato da América contemporânea”. Um dos destaques é a participação do realizador convidado Tyler Taormina, que apresenta uma masterclass gratuita ao público, no dia 29 de janeiro pelas 17h, seguindo-se a projeção do seu primeiro filme Ham On Rye (2019). O festival estende a sua programação às cidades do Porto (Cinema Trindade) e Ponta Delgada (Cineteatro Micaelense) em março e abril, respetivamente.
Centro Cultural de Belém, Lisboa
27 e 28 janeiro
Nos dias 27 e 28 de janeiro, o Centro Cultural de Belém acolhe O Paraíso São os Outros, um espetáculo imersivo dedicado aos mais novos que explora a poesia e o amor, a partir do texto homónimo de Valter Hugo Mãe. Com música original de Leonardo Outeiro, e interpretação de Beatriz Braz, a palavra e o som encontram-se para explorar a sensibilidade e o afeto - Através de um dispositivo cénico sensorial que aproxima intérpretes e espectadores, o espetáculo convida à escuta, ao pensamento e à partilha, fazendo do encontro um lugar central: de identidade, de construção emocional, de paraíso possível.
Cine-Teatro S. João, Palmela
30 e 31 de janeiro
O festival itinerante Micro Sons regressa a Palmela nos dias 30 e 31 de janeiro, com concertos que privilegiam a música de autor. Ao longo dos dois dias, o Cine-Teatro São João e o espaço adjacente do Café Concerto, são palco para seis atuações dos artistas portugueses Emmy Curl, Mazgani, John Douglas, Jorge Cruz, Lena d´Água e Afonso Rodrigues, num cenário íntimo e celebratório que tem vindo a marcar o festival.
Teatro de Vila Real
31 janeiro
Depois da estreia em março do ano passado, a encenação de Tiago Guedes À Primeira Vista, apresenta-se no Teatro de Vila Real a 31 de janeiro. A peça é a adaptação portuguesa da produção de Suzie Miller, Prima Facie, consagrada e premiada internacionalmente nos últimos anos após uma primeira apresentação em 2019, em Sydney. Nesta nova versão, a atriz Margarida Vila-Nova personifica a jovem e ambiciosa advogada Teresa, dando vida a um monólogo que explora as linhas ténues do sistema judicial e as questões de moral que aí se impõem.
Maus Hábitos, Porto
31 janeiro
No último sábado do mês, O Salgado Faz Anos…FEST! regressa aos Maus Hábitos com um cartaz pensado para celebrar o futuro da música portuguesa. Entre as atuações da noite encontramos nomes como Marquise, Them Flying Monkeys, OKA, Alomorfia e Eufémia, e ainda destes de MÁQUINA e A Boy Named Sue.
O bilhete para a noite de concertos encontra-se disponível online.