São Luiz Teatro Municipal, Lisboa
25.1 a 5.7
O jornal digital Mensagem de Lisboa programou sessões de Jornalismo ao Vivo no Teatro de São Luiz. A primeira sessão aconteceu a 14 de dezembro de 2024, e foram pensadas mais seis datas para o ano de 2025 - 25 de janeiro, 1 de março, 12 de abril, 31 de maio, 21 de junho e 5 de julho. A Mensagem é um projeto jornalístico que desenvolve o seu conteúdo em torno da união das comunidades da Grande Lisboa, propondo a partilha das histórias que constroem a cidade, numa tentativa de espelhar a diversidade que dela prolifera. Agora, estas histórias ouvem-se num palco, fazendo renascer o Jornalismo ao Vivo através das narrativas, conversas e performances dos convidados escolhidos para cada edição.
A entrada é livre, sujeita à lotação do espaço.
Vários espaços, Braga
29.1 a 1.2
O festival-convenção SQUARE acontece nas cidades de Braga, Barcelos, Famalicão e Guimarães entre 29 de janeiro e 1 de fevereiro. A partilha cultural é a linha que conduz a ação do festival, que conta com uma programação que reúne artistas emergentes, profissionais do setor cultural e públicos, para 4 dias repletos de concertos e debates. A escolha das performances musicais remete para a diversidade que pauta o evento, cruzando estilos tradicionais e experimentais que vão do pop, ao folk, à eletrónica. Entre os mais de 50 nomes, encontramos Maria Reis (Portugal), Unsafe Space Garden (Portugal), EMMVR (Cabo Verde), Verde Pato (Espanha) e HETTA (Portugal).
O conceito de “Margem” é discutido sob a forma de uma conferência que propõe pensar temas como a inclusão cultural, a sustentabilidade artística e o debate acerca dos novos paradigmas criativos. O festival elaborou ainda um ciclo de cinema para os mais novos, em parceria com a COSMOS, a Língua Franca e o jornalista Joshua Minsoo Kim, e uma programação de rádio ao vivo.
O SQUARE é um dos eventos integrantes da Braga 25 - Capital Portuguesa da Cultura.
Sérgio & Os Assessores - LIBERDADE25
Theatro Circo, Braga
31.1
Sérgio Godinho & Os Assessores sobem ao palco do Theatro Circo para apresentar o espetáculo LIBERDADE25 no dia 31 de janeiro. Uma produção que alude à celebração da carreira emblemática do artista, indissociável da palavra “Liberdade”. Apropriando-se do recente marco dos 50 anos do 25 de abril para re-visitar a sua discografia ao vivo, imaginou-se um repertório composto por temas musicais pertencentes aos seus vinte álbuns gravados.
Forno Espaço Cultural, Sintra
31.1 a 2.2
“Valdez, Capitão sem Pátria” é a nova produção teatral da Musgo Produção Cultural, em parceria com Instantâneos e Show Doutor, e estreia no dia 31 de janeiro no Forno Espaço Cultural.
O espetáculo em forma de monólogo explora questões sociais e de identidade e a relação contemporânea entre o cidadão e mundo através da história de Valdez, um homem acusado de trair a pátria por fugir a uma guerra cujo propósito não compreende.
O espetáculo questiona o poder do Estado sobre o indivíduo, a fragilidade da identidade em tempos de guerra e a ironia de um homem simples que tenta sobreviver num sistema complexo que o vê como traidor.
Teatro Camões, Lisboa
31.1 e 1.2
SENSORIANAS é o novo espetáculo de dança de Clara Andermatt, e estreia no dia 31 de janeiro no Teatro Camões. A bailarina e coreógrafa foi uma das pioneiras do movimento da Nova Dança Portuguesa, e conta com um extenso percurso profissional no panorama artístico da dança nacional e internacional. O processo de criação de SENSORIANAS ocorreu durante o ano de 2024, fruto de um convite dos Estúdios Vítor Cordon para integrar o projeto OUTROS MUNDOS - “um programa dedicado à representatividade de comunidades migrantes residentes em Portugal em novas criações na área da dança. (…) elege ciclicamente um país-alvo, pretende, ao longo da sua duração, dar destaque à cultura desse país através do olhar de um(a) criador(a) da área da dança.” Nesta primeira edição, a artista foi convidada a cruzar a sua criação artística com o Irão e a cultura persa, alicerçando a dança à quebra de barreiras de isolamento, preconceito e exclusão destas comunidades.
Ao longo do ano, a apresentação do espetáculo ocorre em mais salas do país: em Guimarães (13 de fevereiro), em Aveiro (5 de março), em Loulé (29 de abril) e em Viseu (16 de maio).