fbpx

Apoia o Gerador na construção de uma sociedade mais criativa, crítica e participativa. Descobre aqui como.

Tempos livres. Iniciativas culturais pelo país que vale a pena espreitar

Todas as semanas o Gerador recomenda-te iniciativas culturais pelo país que vale a pena espreitares. Descobre em baixo as nossas sugestões.

Texto de Gerador

Apoia o Gerador na construção de uma sociedade mais criativa, crítica e participativa. Descobre aqui como.

Olhares do Mediterrâneo

Vários espaços, Lisboa 

28 de outubro a 6 de novembro

O festival de cinema Olhares do Mediterrâneo está de volta a Lisboa entre 28 de outubro e 6 de novembro, sob o mote “Semear Resistências, Cultivar Utopias”. Na 12ª edição do projeto, a linha condutora mantém-se - promover narrativas criadas por mulheres, através da apresentação de longas e curtas-metragens que abrangem vários géneros do cinema como o documentário, a ficção ou a animação. A programação conta com 63 filmes, entre eles 12 produções nacionais, com destaque para a estreia do documentário de Rita Calvário e Cecília Honório, Mulheres Terra Revolução. Unindo questões contemporâneas à vivência feminina, são várias as temáticas exploradas nos filmes selecionados, desde o assédio sexual e violência de género, a ocupação israelita pela Palestina, a experiência de mulheres em vários cantos do mundo face ao racismo, colonialismo ou migração. Encontra toda a programação aqui.

Esperança Desmedida

Escola de Mulheres, Lisboa 

29 de outubro a 9 de novembro 

A partir de um texto original de Ilda Teixeira, Ruy Malheiro desenvolve o novo espetáculo Esperança Desmedida, e explora os temas da memória, realidade, mito e migração.

A peça está em cena entre os dias 29 de outubro e 9 de novembro, na Escola de Mulheres, um espaço e companhia  dedicada à promoção de dramaturgias de temáticas femininas e do trabalho das mulheres no Teatro, desde 1995.

Burn Burn Burn

Culturgest, Lisboa 

30 e 31 de outubro e 1 de novembro 

Burn Burn Burn é o novo espetáculo de Catarina Rôlo Salgueiro e Isabel Costa, com três datas marcadas na Culturgest, nos dias 30 e 31 de outubro e 1 de novembro. O poder da literatura assume um papel central na peça de teatro, que urge uma reflexão acerca da relevância dos livros e suas histórias, dos fenómenos cíclicos e do panorama político conturbado do presente.

música ao fundo do túnel 

Auditório São Bento Menni, Barcelos 

30 de outubro 

Há Música ao Fundo do túnel é o projeto que, desde 2021, leva música ao espaço público com o objetivo de promover a Saúde Mental e o bem-estar, por meio da atividade cultural. Para além destas apresentações em espaços como o Metro de Lisboa, são ainda organizadas duas Galas Solidárias, conduzidas pela jornalista Rita Marraga de Carvalho, cuja receita reverte para uma entidade da área da Saúde Mental.

No dia 30 de outubro, Lena D´Água, Laura, Beatriz Felício, Villa Nazca, e o Coro do Hospital de Magalhães Lemos, reunem-se no Auditório São Bento Menni, em Barcelos, para a segunda Gala, fechando a programação da 5ª edição do projeto.

A Coleção do Meu Pai – AMINA

Auditório Municipal do Fórum Cultural do Seixal

1 de novembro 

Depois de Uma Tremenda Caminhada (2023), a bailarina e coreógrafa Cláudia Dias apresenta AMINA, o segundo capítulo de  “A Coleção do Meu Pai (2023-2033)”, ciclo de longa duração que integra espetáculos bianuais, desenvolvidos a partir de autores neo-realistas da coleção de livros do seu pai.

Em AMINA, a obra Cerromaior de Manuel da Fonseca desbrava caminho para explorar um território periférico, e a comunidade que o habita. Através de um processo de criação que englobou investigação coletiva e sessões de dança comunitária, chega-se a um jogo, em palco, « onde a palavra, o beat, o corpo e a manipulação de objetos transmitem uma veracidade possível deste território e o seu respetivo pulsar. »

Aulas de Auto Defesa Cultural

Heden (oficina de KnobKnobs), Lisboa

8 de novembro 

As Aulas de Auto Defesa Cultural são um projeto com a curadoria da PYROMANIA, que propõe um conjunto de atividades e conversas para pensar o setor artístico no panorama contemporâneo. A próxima sessão acontece no Heden, em Lisboa, no dia 8 de novembro. Foi pensado um workshop de impressão 3D em resina líquida, integrando todas as etapas do processo tecnológico, e onde os participantes poderão imprimir em miniatura os seus projetos finais.

Se este artigo te interessou vale a pena espreitares estes também

22 Outubro 2025

O que tem a imigração de tão extraordinário?

17 Outubro 2025

Tempos livres. Iniciativas culturais pelo país que vale a pena espreitar

16 Outubro 2025

Documentário ambiental “Até à última gota” conquista reconhecimento internacional

15 Outubro 2025

Proximidade e política

13 Outubro 2025

Jornalista afegã pede ajuda a Portugal para escapar ao terror talibã

10 Outubro 2025

Tempos livres. Iniciativas culturais pelo país que vale a pena espreitar

9 Outubro 2025

Estará o centro histórico de Sintra condenado a ser um parque temático?

7 Outubro 2025

Fronteira

6 Outubro 2025

Carlos Eugénio (Visapress): “Já encontrámos jornais [em grupos de partilha] com páginas alteradas”

3 Outubro 2025

Tempos livres. Iniciativas culturais pelo país que vale a pena espreitar

Academia: cursos originais com especialistas de referência

30 JANEIRO A 15 FEVEREIRO 2024

Comunicação Cultural [online]

Duração: 15h

Formato: Online

30 JANEIRO A 15 FEVEREIRO 2024

Fundos Europeus para as Artes e Cultura I – da Ideia ao Projeto [online]

Duração: 15h

Formato: Online

30 JANEIRO A 15 FEVEREIRO 2024

Desarrumar a escrita: oficina prática [online]

Duração: 15h

Formato: Online

30 JANEIRO A 15 FEVEREIRO 2024

Jornalismo e Crítica Musical [online]

Duração: 15h

Formato: Online

30 JANEIRO A 15 FEVEREIRO 2024

Jornalismo Literário: Do poder dos factos à beleza narrativa [online]

Duração: 15h

Formato: Online

30 JANEIRO A 15 FEVEREIRO 2024

Financiamento de Estruturas e Projetos Culturais [online]

Duração: 15h

Formato: Online

30 JANEIRO A 15 FEVEREIRO 2024

Criação e Manutenção de Associações Culturais

Duração: 15h

Formato: Online

Investigações: conhece as nossas principais reportagens, feitas de jornalismo lento

29 DE SETEMBRO

A Idade da incerteza: ser jovem é cada vez mais lidar com instabilidade futura

Ser jovem hoje é substancialmente diferente do que era há algumas décadas. O conceito de juventude não é estanque e está ligado à própria dinâmica social e cultural envolvente. Aspetos como a demografia, a geografia, a educação e o contexto familiar influenciam a vida atual e futura. Esta última tem vindo a ser cada vez mais condicionada pela crise da habitação e precariedade laboral, agravando as desigualdades, o que preocupa os especialistas.

02 JUNHO 2025

15 anos de casamento igualitário

Em 2010, em Portugal, o casamento perdeu a conotação heteronormativa. A Assembleia da República votou positivamente a proposta de lei que reconheceu as uniões LGBTQI+ como legítimas. O casamento entre pessoas do mesmo género tornou-se legal. A legitimidade trazida pela união civil contribuiu para desmistificar preconceitos e combater a homofobia. Para muitos casais, ainda é uma afirmação política necessária. A luta não está concluída, dizem, já que a discriminação ainda não desapareceu.

Carrinho de compras0
There are no products in the cart!
Continuar na loja
0