Culturgest e Cinemateca Portuguesa, Lisboa
27 de setembro a 4 de outubro
A 2ª edição do Lisbon Arab Film Festival acontece na Culturgest e na Cinemateca Portuguesa, entres os dias 27 de setembro e 4 de outubro. Com uma programação voltada para a celebração e promoção do cinema árabe contemporâneo, o festival propõe duas secções cujos filmes selecionados transportam “realidade, complexidade e riqueza do mundo árabe, muitas vezes aquém do conhecimento do público.” A Secção Principal é composta por 12 obras premiadas na rota internacional dos festivais de cinema, e a Seção Retrospectiva, apresentada na Cinemateca Portuguesa, traz ao ecrã 4 clássicos libaneses e tunisianos.
Cinema São Jorge e na Cinemateca Portuguesa, Lisboa
2 a 12 de outubro
A Festa do Cinema Francês ocupa as salas do Cinema São Jorge e da Cinemateca Portuguesa, de 2 a 12 de outubro. O festival anual realiza a sua 26ª edição este ano, com uma programação de filmes que se espalha por várias salas de cinema do país. Acontece até ao fim do mês de novembro e em datas diferenciadas, em Coimbra, Lagos, Porto Almada, Cascais, Beja e Setúbal. Entre as Secções programadas, que integram curtas e longas metragens, destaca-se a retrospetiva do ator francês Alain Delon, assim como a secção “Deuxième Chance”, onde filmes de realizadores franceses, previamente exibidos em sala, são apresentados novamente no grande ecrã.
Vários espaços, Minde e Alcanena
3 a 12 de outubro
O Festival Materiais Diversos leva a diversidade artística a Minde e Alcanena entre os dias 3 e 12 de outubro com conversas, espetáculos, música, performances, atividades e muito mais.
A vertente multidisciplinar que pauta a programação é levada a cabo com o cruzamento de práticas artísticas e apresentações de projetos que “refletem sobre a contemporaneidade e as práticas globais das artes performativas”, fazendo de Minde e Alcanena pontos de encontro entre públicos e artistas.
Para além dos 30 espetáculos programados, destaca-se o ciclo de conversas “Matérias do Agora”, com foco na “sustentabilidade, inclusão, tradição, identidade e o papel do jornalismo na propagação de discursos de ódio e populismo”. Alinhado às questões de território, ecossistema e natureza, nas quais o festival se debruça, foram pensadas visitas guiadas e atividades para toda a família, que promovem a reflexão coletiva do espaço que se habita.
Beato, Lisboa
8 a 10 de outubro
O MIL está de volta ao Beato nos dias 8, 9 e 10 de outubro, com um cartaz que reúne mais de 50 artistas nacionais e internacionais. Ancorando a sua programação na pluralidade cultural e artística, o festival apresenta, ao longo dos três dias, atuações musicais oriundas de países como o Brasil, Cabo Verde, França e Bélgica - AJuliaCosta, Gros Coeur, Yard e Rislene são alguns dos nomes convidados. Na esfera nacional, o cartaz do MIL conta com artistas como Pedro da Linha, Cortada, Travo, Ideal Victim e 800 Gondomar.
A par da música, há espaço para uma secção dedicada ao debate. A Convenção MIL propõe momentos de conversa acerca da indústria musical e do setor cultural, com a participação de convidados nacionais e internacionais.
Jardins do Bombarda e Mitra de Lisboa
11 a 19 de outubro
O festival de arte sonora, ecologia e cultura auditiva Lisboa Soa regressa entre 11 e 19 de outubro aos Jardins do Bombarda e à Mitra de Lisboa. Este ano, o mote que lança a atividade do festival é “Energia em Fluxo”, um ponto de partida que convida a pensar como “ a energia permeia e conecta os elementos da cidade, da natureza e das pessoas”.
Na programação, a arte sonora encontra forma em instalações, esculturas sonoras, performances ao vivo, concertos e ainda um programa educativo que propõe refletir acerca da consciência ambiental.
A entrada é livre.