Recreios da Amadora
27 a 29 de março
Depois da estreia a 20 de março, o espetáculo “A Morte e a Donzela” continua em cena, agora nos Recreios da Amadora, até ao dia 29 de março. Graciano Amorim, Nuno Nunes e Patrícia André interpretam uma narrativa, cuja base assenta na transição democrática de um país recentemente saído da ditadura. Em torno de um acontecimento político, desenlaça-se no palco um “debate político e psicológico sobre a moralidade, justiça e humanidade”, que convida o espectador a questionar as próprias posições.
Teatro-Cine de Torres Vedras
27 e 28 de março
Nos dias 27 e 28 de março, o espetáculo multidisciplinar do artista Tiago Cadete “Souvenir” apresenta-se no Teatro-Cine de Torres Vedras. A partir da exploração da história de migração portuguesa para França, da sua família paterna, Cadete constrói um projeto que propõe pensar o exílio e a divisão geográfica familiar, como questões aliadas à construção da sua própria identidade. A par do espetáculo, foi desenvolvido um podcast-arquivo, com testemunhos verídicos de migrantes portugueses - “uma criação que propõe ativar e partilhar a memória migrante através da circulação pública dessas vozes” - cujo primeiro episódio foi disponibilizado nas plataformas digitais no dia 10 de março.
gnration, Braga
28 de março
No dia 28 de março, o gnration, em Braga, recebe a recente produção da coreógrafa e bailarina Lea Siebrecht “A Linguagem das Flores”, no contexto do ciclo Contrapelo, promovido pela Arte Total. Nesta terceira edição do ciclo, promotor de projetos colaborativos em diversas áreas artísticas contemporâneas, a performance de Siebrecht toma as flores como metáforas para as pessoas que compõem a sua vida, “o seu jardim”, culminando numa representação em movimento de elementos autobiográficos, que aludem à família, ao amor e ao luto.
Igreja de S. João Baptista, Lisboa
2 a 5 de abril
O espetáculo “A Mão do Senhor”, de Elmano Sancho, está em cena na Igreja de S.João Baptista, em Lisboa, entre 2 e 5 de abril. Um espetáculo onde a viagem convida, simultaneamente, à introspecção e à partilha das duas personagens, construindo um estudo sobre a escuta, a partilha e o silêncio.
Filminhos Infantis à Solta pelo País
Pelo País
Abril
A iniciativa Filminhos Infantis à Solta pelo País continua o percurso em abril, com novos filmes de animação para partilhar com os mais novos. As próximas sessões acontecem em Lisboa, Parede, Sacavém, Mirandela e Ovar. A programação deste mês conta com curtas-metragens que narram temáticas como a amizade entre animais da floresta, as aventuras na estação da Primavera e as remodelações artísticas de personagens caricatos.