Palco das Artes, Vila Nova de Cerveira
até 31 de agosto
Entre 27 e 31 de agosto, o Palco das Artes e Bienal de Cerveira recebe a BIOGRAF’25, a 1ª edição do Festival Internacional de Cinema e Arte em Movimento, com conversas, sessões e uma exposição. Sob o mote “Movimentos”, está programada a exibição de mais de 50 obras, com foco na Mostra Ibero-Abericana, que salienta trabalhos cinematográficos do Brasil, incluindo filmes de cineastas de renome como Walter Salles e Glauber Rocha.Em paralelo à mostra de filmes, acontece o programa Novas Narrativas, a iniciativa que se debruça sobre os “movimentos digitais da indústria musical” no cinema.
Mata do Serrano, Viseu
29 de agosto a 6 de setembro
A Mata do Serrano, em Viseu, é palco para a 1ª edição do Jardim das Artes e das Letras, entre 29 de agosto e 6 de setembro. Estão programadas atividades, concertos, cinema e oficinas para toda a família. Entre elas, uma Feira do Livro, um ciclo de performances musicais - Cordas sem Amarras - com concertos de Tó Trips, Lula Pena e Rafael Toral - e um ciclo de cinema, cuja programação tem o cunho da Tate e do Cine Clube de Viseu. Os mais novos encontram espaço em oficinas pensadas para todas as idades, com iniciativas como “Monstros nas Árvores” e “Insetos Nossos”.
Toda a programação, das mais de 100 atividades a descobrir, aqui: https://jardimdasarteseletras.pt/
Todo o país
1 a 30 de setembro
O PRÉMIO NARRATIVA é uma iniciativa dedicada à distinção na área da fotografia contemporânea em Portugal, que pretende promover autores residentes em Portugal. A NARRATIVA uniu-se à Fujifilm Portugal e, entre 1 e 30 de setembro, artistas que nunca tenham sido premiados/expostos, sob a submissão de um projeto fotográfico original ou inédito, podem concorrer a este novo prémio.
Ao vencedor será atribuído um valor de 3500€, e a possibilidade de expor individualmente na NARRATIVA. Existe ainda a atribuição de duas menções honrosas, cujos trabalhos serão apresentados publicamente na galeria.
As candidaturas devem ser submetidas no seguinte formulário: https://anarrativa.com
BoCA – Bienal de Artes Contemporâneas
Vários espaços, Lisboa
10 de setembro a 26 de outubro
A BoCA – Bienal de Artes Contemporâneas regressa de 10 de setembro a 26 de outubro, com uma programação eclética partilhada entre Lisboa e Madrid. A quinta edição da Bienal conta com o título “Camino Irreal”, uma ode aos caminhos não convencionais, que “que pulsam nos corpos que criam, resistem e se deslocam, geográfica e artisticamente”. Mais uma vez, a programação abrange diferentes áreas, reunindo cinema, performance, música e artes visuais e culminando numa apresentação artística multidisciplinar focada na relação entre artista, obra e espectador.
Teatro da Trindade, Lisboa
11 de setembro a 26 de outubro
Entre 11 de setembro e 26 de outubro, a peça de teatro Julieta e Romeu está em cena no Teatro da Trindade. Uma reescrita do clássico de Shakespeare, pelo encenador Ricardo Correia, que conta a história de dois jovens de realidades distintas, que se apaixonam num grupo de teatro : “À medida que ensaiam Romeu e Julieta, a fronteira entre a ficção e a realidade dilui-se, e as suas vidas entrelaçam-se com a tragédia que interpretam”.
Biblioteca de Alcântara - José Dias Coelho
13 de setembro
No dia 13 de setembro, o concurso Todo Mundo Slam, acontece na Biblioteca de Alcântara - José Dias Coelho, com performances especiais de campeãs nacionais e internacionais. Depois de quatro sessões que apuram os finalistas, está agendado o último momento do concurso, a Grande Final do evento de poesia falada, que reúne amantes da poesia numa troca de discussões e visões através da palavra. Como habitualmente, o público, representado por cinco pessoas aleatórias da plateia, decide o poeta vencedor.
A entrada é gratuita.