Todo o País
Dezembro
Ao longo do mês de dezembro, O Dia Mais Curto leva o cinema a várias cidades do país através de quatro programas pensados para todas as idades - Curtas do Mundo, Novas Curtas Portuguesas, Curtinhas Para Todos e Amiguinhos. A partir do acontecimento astronómico que assola o hemisfério norte no dia 21 de dezembro - o solstício de inverno - o evento dedica um mês completo à celebração do cinema, em especial, da curta-metragem.
A par das sessões de cinema, estão programadas atividades dinamizadas por escolas e cineclubes. Encontra toda a programação aqui: https://odiamaiscurto.curtas.pt
Plano B, Porto
6 de dezembro
O plano B, no Porto, celebra 19 anos de atividade com uma programação de concertos no dia 6 de dezembro. David Bruno abre a noite, com a apresentação do mais recente e quarto álbum “Paradise Village”, que mantém o tom irónico e leve ao longo das suas 10 faixas. Segue-se a atuação de Modeselektor, dupla sediada em Berlim, composta por Gernot Bronset e Sebastian Szary, que traz a Portugal a sua performance experimental, com raízes no techno underground.
As celebrações estendem-se para lá da música, com a apresentação de um documentário que relata os bastidores do local.
FORNO Espaço Cultural, Sintra
6 a 14 de dezembro
A Associação Cultural RUGAS apresenta o espetáculo Quando Eu era Tu, em cena no FORNO Espaço Cultural, de 6 a 14 de dezembro. Uma peça que se movimenta entre a imaginação e o real, a idade infantil e a idade adulta, e o que fica perdido no intermédio, refletindo questões de passagem através de um diálogo entre a visão de um adulto e de uma criança e desafiando perspectivas e procurando ligações que alcancem pontos de vista comuns.
Escola de Mulheres, Lisboa
18 a 21 de dezembro
Not a Love Letter é a mais recente produção da Casa Cheia, e apresenta-se no Espaço Escola de Mulheres, em Lisboa, entre os dias 18 e 21 de dezembro. Fernando Pinto Amaral escreve
um texto que questiona a força do amor, aludindo ao quotidiano, e colocando frente a frente as questões da desistência e da persistência, a partir da força do poema.
Centro Cultural de Belém, Lisboa
21 de dezembro
Depois do lançamento do novo álbum “Of Fragility and Impermanence” no passado mês de novembro, o músico André Carvalho apresenta-se em concerto no Centro Cultural de Belém, a 21 de dezembro.
O projeto explora as temáticas da melancolia, parentalidade, e da beleza do quotidiano, com sonoridades meditativas que procuram a criação de um espaço de reflexão comum. A experiência humana e a fragilidade são centrais no disco, onde o músico procura a conformidade com o mistério e a emoção.