fbpx

Apoia o Gerador na construção de uma sociedade mais criativa, crítica e participativa. Descobre aqui como.

Tempos livres. Iniciativas culturais pelo país que vale a pena espreitar

Todas as semanas o Gerador recomenda-te iniciativas culturais pelo país que vale a pena espreitares. Descobre em baixo as nossas sugestões.

Texto de Gerador

Apoia o Gerador na construção de uma sociedade mais criativa, crítica e participativa. Descobre aqui como.

Festivais de Outono

Vários espaços, Aveiro

até 28 de novembro 

Com início em outubro, os Festivais de Outono estendem-se até 28 de novembro em vários espaços da cidade de Aveiro, com foco na diversidade e na relação com a comunidade local.

A programação restante traz aos palcos nomes como Ligados às Máquinas,Trio Sonância e Nuno Soares e Yuri Popov. O último dia do evento reserva o concerto de encerramento, que fica a cargo da Orquestra Filarmónica das Beiras, no Teatro Aveirense, às 21h30.

Space Festival

Vários espaços, Portugal 

7 a 16 de novembro 

O Space Festival, festival itinerante de música experimental e improvisada, acontece entre 7 e 16 de novembro e passa por diferentes salas em Montemor-o-Velho, Paredes de Coura, Caminha, Arcos de Valdevez e Valença e Vila Nova de Cerveira, respetivamente.

Ao longo do percurso, estão programados concertos e performances, que dão destaque a projetos nacionais. Alguns dos nomes que compõem o cartaz são LANTANA quinteto, Nada Contra e Hedera 4tet. 

O projeto residente do festival, Space Ensemble, regressa à mais recente edição com a organização de atividades e formações musicais para todas as idades.

InShadow – Lisbon Screendance Festival

Vários espaços, Lisboa 

11 de novembro a 19 de dezembro  

Entre 11 de novembro e 19 de dezembro, o InShadow - Lisbon Screendance Festival regressa a Lisboa. Com uma programação alargada, o festival ocupa espaços como o Teatro do Bairro, a Cinemateca Portuguesa, o Teatro Ibérico, a FBAUL, e mais. São 6 semanas de instalações, performances, masterclasses e exposições que centram a vídeo-dança, e ainda competições internacionais, como é o caso da Competição de Documentário ou a Competição de Vídeo-Dança.

Este ano, o InShadow conta com a parceria do dancescreen2025, uma competição de renome internacional, organizada pelo IMZ - International Music + Media Centre.

Youth Speak Forum

ISCTE-IUL, Lisboa 

14 de novmebro 

O ISCTE-IUL recebe o Youth Speak Forum no dia 14 de novembro, um projeto dedicado a estudantes e jovens profissionais no âmbito das várias questões que assolam a empregabilidade. Organizado pela ONG AIESEC, o evento reúne keynotes, workshops, e espaços de networking, possibilitando a aproximação dos jovens participantes às empresas e organizações.

A participação requer inscrição prévia, que pode ser efectuada aqui.  

Somos Todas Baba Yaga

Teatro Armando Cortez, Lisboa

14 e 15 de novembro 

O espetáculo Somos Todas Baba Yaga está em cena no Teatro Armando Cortez, em Lisboa, nos dias 14 e 15 de novembro. O texto e criação da peça tem o cunho de Beatriz Teodósio, que recolheu registos seus e da sua avó, e conduziu entrevistas a grupo de mulheres artistas da Apoiar-te-ás - Casa do artista, para desenvolver uma narrativa que une ficção e documentário. A história da sua avó, mulher do mundo rural com o sonho perdido de se tornar artista, é a linha condutora da peça, que se desenlaça através das questões da memória, da esperança e da resistência.

Futurama

Beja

14 e 15 de novembro 

O Festival Futurama regressa a Beja nos dias 14 e 15 de novembro, estendendo a sua programação a Mértola - Mina de S. Domingos no dia 22 e a Alvito nos dias 28 e 29. A 4ª edição integra a nova apresentação musical do Cantexto, grupo de cante alentejano, que depois de três concertos nas últimas edições se volta a reunir para celebrar a poesia original de autores contemporâneos em formato musical. A par deste destaque, foram pensadas conversas, debates e encontros entre artistas e comunidades locais do Baixo Alentejo.

Se este artigo te interessou vale a pena espreitares estes também

26 Novembro 2025

Uma filha aos 56: carta ao futuro

21 Novembro 2025

Tempos livres. Iniciativas culturais pelo país que vale a pena espreitar

19 Novembro 2025

Desconversar sobre racismo é privilégio branco

17 Novembro 2025

A velha guarda

14 Novembro 2025

Tempos livres. Iniciativas culturais pelo país que vale a pena espreitar

10 Novembro 2025

Mckenzie Wark: “Intensificar o presente é uma forma de gerir a nossa relação com o tempo”

6 Novembro 2025

Ovar Expande: ser cantautor para lá das convenções

5 Novembro 2025

Por trás da Burqa: o Feminacionalismo em ascensão

3 Novembro 2025

Miguel Carvalho: “O Chega conseguiu vender a todos a ideia de que os estava a defender”

31 Outubro 2025

Tempos livres. Iniciativas culturais pelo país que vale a pena espreitar

Academia: cursos originais com especialistas de referência

30 JANEIRO A 15 FEVEREIRO 2024

Comunicação Cultural [online]

Duração: 15h

Formato: Online

30 JANEIRO A 15 FEVEREIRO 2024

Desarrumar a escrita: oficina prática [online]

Duração: 15h

Formato: Online

30 JANEIRO A 15 FEVEREIRO 2024

Jornalismo Literário: Do poder dos factos à beleza narrativa [online]

Duração: 15h

Formato: Online

30 JANEIRO A 15 FEVEREIRO 2024

Fundos Europeus para as Artes e Cultura I – da Ideia ao Projeto [online]

Duração: 15h

Formato: Online

30 JANEIRO A 15 FEVEREIRO 2024

Jornalismo e Crítica Musical [online]

Duração: 15h

Formato: Online

30 JANEIRO A 15 FEVEREIRO 2024

Financiamento de Estruturas e Projetos Culturais [online]

Duração: 15h

Formato: Online

30 JANEIRO A 15 FEVEREIRO 2024

Criação e Manutenção de Associações Culturais

Duração: 15h

Formato: Online

Investigações: conhece as nossas principais reportagens, feitas de jornalismo lento

17 novembro 2025

A profissão com nome de liberdade

Durante o século XX, as linhas de água de Portugal contavam com o zelo próximo e permanente dos guarda-rios: figuras de autoridade que percorriam diariamente as margens, mediavam conflitos e garantiam a preservação daquele bem comum. A profissão foi extinta em 1995. Nos últimos anos, na tentativa de fazer face aos desafios cada vez mais urgentes pela preservação dos recursos hídricos, têm ressurgido pelo país novos guarda-rios.

27 outubro 2025

Inseminação caseira: engravidar fora do sistema

Perante as falhas do serviço público e os preços altos do privado, procuram-se alternativas. Com kits comprados pela Internet, a inseminação caseira é feita de forma improvisada e longe de qualquer vigilância médica. Redes sociais facilitam o encontro de dadores e tentantes, gerando um ambiente complexo, onde o risco convive com a boa vontade. Entidades de saúde alertam para o perigo de transmissão de doenças, lesões e até problemas legais de uma prática sem regulação.

Carrinho de compras0
There are no products in the cart!
Continuar na loja
0