Luis Miguel Cintra - Pequeno Teatro do Mundo
Fundação de Serralves, Porto
até 4 janeiro de 2026
A exposição "Luis Miguel Cintra - Pequeno Teatro do Mundo" pode ser visitada na Casa do Cinema Manoel de Oliveira, em Serralves, no Porto. São figuras que ator e encenador foi juntando, em casa, ao longo dos anos e que são mostradas ao público pela primeira vez.
Para além da exposição, Luís Miguel Cintra vai escolher vários filmes que serão projetados na Casa do Cinema. Uma seleção que começa pelo filme "A vida dos Espelhos", de Regina Guimarães e Saguenail: vai ser exibido no próximo domingo.
Até janeiro, as escolhas vão passar por realizadores como Hitchcock, Rosselini ou Manoel de Oliveira.
Banhos Velhos
Caldas das Taipas, Guimarães
22 e 23 de agosto
Ano após ano a temporada cultural dos Banhos Velhos – Taipas Termal tem registado recordes de afluência de público. Nas palavras de Luís Mota, da organização, este é já “um marco importante na programação cultural da região, valorizado por um sítio com uma mística tão única”. A missão mantém-se inalterada, “descentralizar a cultura e dar acesso a todas as iniciativas de forma livre. Este ano, com destaque para um dia extra de música, que contará com bandas que nasceram nas Taipas, e ainda, uma tertúlia para celebrar os 150 anos do edifício decagonal dos Banhos Velhos”.
Ao longo de mais de 4 meses, o público poderá contar a atuação de alguns dos nomes de maior destaque da música nacional. O arranque musical aconteceu a 6 de junho com os espetáculos de Marquise e Rita Vian. A 22 de agosto o palco é dos Ganso e dos IBSXJAUR e, no dia seguinte (23) os novos talentos made in Taipas: Noise at Valve, Correr Andar e Theo.
Por fim, a 12 de setembro, os estreantes Galeria Incerteza e os intemporais Mão Morta, com direito a dj set de Jubilee para encerrar a temporada musical de 2025.
Em setembro, a última iniciativa desta edição fica a cargo do grupo de teatro ATRAMA, com a peça “Uma Noite em Família. Todas as iniciativas são de entrada livre.
Conversas na Rua
Vários espaços, Amadora
25 de agosto a 5 de setembro
Entre os dias 25 de agosto e 5 de setembro de 2025, a cidade da Amadora será palco da 11.ª edição do projeto "Conversas na Rua", um evento cultural que reúne destacados artistas urbanos portugueses. Este ano, o evento irá também assinalar o 25.º aniversário da Comissão de Proteção de Crianças e Jovens da Amadora, com uma programação dedicada à prevenção dos maus-tratos, violência e desigualdade. Através de diversas intervenções artísticas, o evento visa sensibilizar o público para estas questões cruciais, mantendo o compromisso de enriquecer o espaço público com arte urbana.
Até ao momento, "Conversas na Rua" já realizou 68 intervenções de arte urbana pela cidade, consolidando-se como um dos maiores e mais relevantes projetos de arte pública urbana da região.
Esta edição do "Conversas na Rua" promete ser uma oportunidade única para explorar a arte urbana em toda a sua diversidade, enquanto, contribui para uma causa social de grande relevância. Os murais e intervenções artísticas estarão espalhados por diversos pontos da cidade da Amadora, criando um circuito artístico aberto ao público, onde arte e ativismo se encontram.
Festival FUSO
Vários espaços, Lisboa
26 a 31 de agosto
A videoarte ao ar livre regressa aos jardins de Lisboa, de 26 a 31 de agosto, com a 17ª edição do FUSO - Festival Internacional de Videoarte de Lisboa, que este ano se realiza no Museu Nacional de Arte Contemporânea, Palácio Sinel de Cordes, Palácio Galveias, Praça do Carvão do MAAT Central, Duplacena 77 e Museu da Marioneta.
As sessões programadas por artistas e curadores de renome internacional apresentam dezenas de obras de videoarte, que o público pode assistir de forma gratuita.
Sob o tema "Verões Quentes", a edição deste ano do Festival aborda não só acontecimentos revolucionários e períodos políticos conturbados, como a Revolução dos Cravos e o verão quente português de 1975, mas também o aquecimento global, que conduz cada vez mais a fenómenos climáticos extremos, colocando um desafio aos artistas.
O FUSO, uma iniciativa da Duplacena, mantém-se firme no seu compromisso em apresentar obras no campo da imagem em movimento que encorajam os espectadores a envolverem-se criticamente com o mundo que os cerca, reforçando a importância do vídeo como uma ferramenta para a reflexão e consciencialização.
Visita Noturna ao Theatro Circo
Theatro Circo, Braga
27 e 28 de agosto
Com mais de um século de história, o Theatro Circo é um dos teatros mais majestosos de Portugal. Nesta visita guiada, revelam-se os bastidores e as histórias que deram forma a este espaço, oferecendo uma perspetiva única sobre o seu valor patrimonial e simbólico.
Ligado de forma estreita à vida cultural de Braga, o espaço reflete momentos marcantes da história da cidade e do país, sendo hoje um centro de referência na programação artística e cultural.
A 27 e 28 de agosto, o público poderá participar em visitas noturnas ao espaço, a partir das 21:30.