fbpx

Apoia o Gerador na construção de uma sociedade mais criativa, crítica e participativa. Descobre aqui como.

Tempos livres. Iniciativas culturais pelo país que vale a pena espreitar

Todas as semanas o Gerador recomenda-te iniciativas culturais pelo país que vale a pena espreitares. Descobre em baixo as nossas sugestões.

Texto de Gerador

Apoia o Gerador na construção de uma sociedade mais criativa, crítica e participativa. Descobre aqui como.

Luis Miguel Cintra - Pequeno Teatro do Mundo

Fundação de Serralves, Porto

até 4 janeiro de 2026
 
A exposição "Luis Miguel Cintra - Pequeno Teatro do Mundo" pode ser visitada na Casa do Cinema Manoel de Oliveira, em Serralves, no Porto. São figuras que ator e encenador foi juntando, em casa, ao longo dos anos e que são mostradas ao público pela primeira vez. 

Para além da exposição, Luís Miguel Cintra vai escolher vários filmes que serão projetados na Casa do Cinema. Uma seleção que começa pelo filme "A vida dos Espelhos", de Regina Guimarães e Saguenail: vai ser exibido no próximo domingo. 

Até janeiro, as escolhas vão passar por realizadores como Hitchcock, Rosselini ou Manoel de Oliveira.

Banhos Velhos

Caldas das Taipas, Guimarães

22 e 23 de agosto

Ano após ano a temporada cultural dos Banhos Velhos – Taipas Termal tem registado recordes de afluência de público. Nas palavras de Luís Mota, da organização, este é já “um marco importante na programação cultural da região, valorizado por um sítio com uma mística tão única”. A missão mantém-se inalterada, “descentralizar a cultura e dar acesso a todas as iniciativas de forma livre. Este ano, com destaque para um dia extra de música, que contará com bandas que nasceram nas Taipas, e ainda, uma tertúlia para celebrar os 150 anos do edifício decagonal dos Banhos Velhos”.

Ao longo de mais de 4 meses, o público poderá contar a atuação de alguns dos nomes de maior destaque da música nacional. O arranque musical aconteceu a 6 de junho com os espetáculos de Marquise e Rita Vian. A 22 de agosto o palco é dos Ganso e dos IBSXJAUR e, no dia seguinte (23) os novos talentos made in Taipas: Noise at Valve, Correr Andar e Theo.

Por fim, a 12 de setembro, os estreantes Galeria Incerteza e os intemporais Mão Morta, com direito a dj set de Jubilee para encerrar a temporada musical de 2025. 

Em setembro, a última iniciativa desta edição fica a cargo do grupo de teatro ATRAMA, com a peça “Uma Noite em Família. Todas as iniciativas são de entrada livre.

Conversas na Rua 

Vários espaços, Amadora 

25 de agosto a 5 de setembro

Entre os dias 25 de agosto e 5 de setembro de 2025, a cidade da Amadora será palco da 11.ª edição do projeto "Conversas na Rua", um evento cultural que reúne destacados artistas urbanos portugueses. Este ano, o evento irá também assinalar o 25.º aniversário da Comissão de Proteção de Crianças e Jovens da Amadora, com uma programação dedicada à prevenção dos maus-tratos, violência e desigualdade. Através de diversas intervenções artísticas, o evento visa sensibilizar o público para estas questões cruciais, mantendo o compromisso de enriquecer o espaço público com arte urbana.

Até ao momento, "Conversas na Rua" já realizou 68 intervenções de arte urbana pela cidade, consolidando-se como um dos maiores e mais relevantes projetos de arte pública urbana da região.

Esta edição do "Conversas na Rua" promete ser uma oportunidade única para explorar a arte urbana em toda a sua diversidade, enquanto, contribui para uma causa social de grande relevância. Os murais e intervenções artísticas estarão espalhados por diversos pontos da cidade da Amadora, criando um circuito artístico aberto ao público, onde arte e ativismo se encontram.

Festival FUSO

Vários espaços, Lisboa 

26 a 31 de agosto

A videoarte ao ar livre regressa aos jardins de Lisboa, de 26 a 31 de agosto, com a 17ª edição do FUSO - Festival Internacional de Videoarte de Lisboa, que este ano se realiza no Museu Nacional de Arte Contemporânea, Palácio Sinel de Cordes, Palácio Galveias, Praça do Carvão do MAAT Central, Duplacena 77 e Museu da Marioneta. 

As sessões programadas por artistas e curadores de renome internacional apresentam dezenas de obras de videoarte, que o público pode assistir de forma gratuita.

Sob o tema "Verões Quentes", a edição deste ano do Festival aborda não só acontecimentos revolucionários e períodos políticos conturbados, como a Revolução dos Cravos e o verão quente português de 1975, mas também o aquecimento global, que conduz cada vez mais a fenómenos climáticos extremos, colocando um desafio aos artistas.

O FUSO, uma iniciativa da Duplacena, mantém-se firme no seu compromisso em apresentar obras no campo da imagem em movimento que encorajam os espectadores a envolverem-se criticamente com o mundo que os cerca, reforçando a importância do vídeo como uma ferramenta para a reflexão e consciencialização.

Visita Noturna ao Theatro Circo

Theatro Circo, Braga 

27 e 28 de agosto 

Com mais de um século de história, o Theatro Circo é um dos teatros mais majestosos de Portugal. Nesta visita guiada, revelam-se os bastidores e as histórias que deram forma a este espaço, oferecendo uma perspetiva única sobre o seu valor patrimonial e simbólico. 

Ligado de forma estreita à vida cultural de Braga, o espaço reflete momentos marcantes da história da cidade e do país, sendo hoje um centro de referência na programação artística e cultural. 

A 27 e 28 de agosto, o público poderá participar em visitas noturnas ao espaço, a partir das 21:30.

Publicidade

Se este artigo te interessou vale a pena espreitares estes também

13 Agosto 2025

As mãos que me levantam

13 Agosto 2025

“Queremos que o Ocupar a Velga crie uma cadência na comunidade”

11 Agosto 2025

Casamento igualitário pelo mundo

8 Agosto 2025

Cidadania como linha na areia

8 Agosto 2025

Tempos livres. Iniciativas culturais pelo país que vale a pena espreitar

6 Agosto 2025

Errar

4 Agosto 2025

Culatra: de ilha esquecida a farol de sustentabilidade 

1 Agosto 2025

Tempos Livres. Iniciativas culturais pelo país que vale a pena espreitar

30 Julho 2025

O crime de ser pobre

28 Julho 2025

A cultura deixou rasto em Guimarães, agora é tempo de descentralizar

Academia: cursos originais com especialistas de referência

30 JANEIRO A 15 FEVEREIRO 2024

Desarrumar a escrita: oficina prática [online]

Duração: 15h

Formato: Online

30 JANEIRO A 15 FEVEREIRO 2024

Financiamento de Estruturas e Projetos Culturais [online]

Duração: 15h

Formato: Online

30 JANEIRO A 15 FEVEREIRO 2024

Comunicação Cultural [online]

Duração: 15h

Formato: Online

30 JANEIRO A 15 FEVEREIRO 2024

Jornalismo Literário: Do poder dos factos à beleza narrativa [online]

Duração: 15h

Formato: Online

30 JANEIRO A 15 FEVEREIRO 2024

Jornalismo e Crítica Musical [online]

Duração: 15h

Formato: Online

30 JANEIRO A 15 FEVEREIRO 2024

Fundos Europeus para as Artes e Cultura I – da Ideia ao Projeto [online]

Duração: 15h

Formato: Online

30 JANEIRO A 15 FEVEREIRO 2024

Criação e Manutenção de Associações Culturais

Duração: 15h

Formato: Online

Investigações: conhece as nossas principais reportagens, feitas de jornalismo lento

02 JUNHO 2025

15 anos de casamento igualitário

Em 2010, em Portugal, o casamento perdeu a conotação heteronormativa. A Assembleia da República votou positivamente a proposta de lei que reconheceu as uniões LGBTQI+ como legítimas. O casamento entre pessoas do mesmo género tornou-se legal. A legitimidade trazida pela união civil contribuiu para desmistificar preconceitos e combater a homofobia. Para muitos casais, ainda é uma afirmação política necessária. A luta não está concluída, dizem, já que a discriminação ainda não desapareceu.

12 MAIO 2025

Ativismo climático sob julgamento: repressão legal desafia protestos na Europa e em Portugal

Nos últimos anos, observa-se na Europa uma tendência crescente de criminalização do ativismo climático, com autoridades a recorrerem a novas leis e processos judiciais para travar protestos ambientais​. Portugal não está imune a este fenómeno: de ações simbólicas nas ruas de Lisboa a bloqueios de infraestruturas, vários ativistas climáticos portugueses enfrentaram detenções e acusações formais – incluindo multas pesadas – por exercerem o direito à manifestação.

Carrinho de compras0
There are no products in the cart!
Continuar na loja
0