fbpx

Apoia o Gerador na construção de uma sociedade mais criativa, crítica e participativa. Descobre aqui como.

“Tentei”: no seu segundo single, Margarida Vasconcelos canta-nos os dois extremos do amor

Depois de “Se tu sabes”, Margarida Vasconcelos lança “Tentei”, com direito a videoclipe: “O videoclipe…

Texto de Patrícia Nogueira

Apoia o Gerador na construção de uma sociedade mais criativa, crítica e participativa. Descobre aqui como.

Depois de “Se tu sabes”, Margarida Vasconcelos lança “Tentei”, com direito a videoclipe: “O videoclipe não é sobre duas pessoas apaixonadas, como costumamos ver, é super diferente, porque queríamos que cada um tivesse a sua interpretação”.

O segundo single de Margarida Vasconcelos já está disponível em todas as plataformas e vem acompanhado de um videoclipe que nos mostra tudo aquilo que podemos sentir dentro de uma relação. “Tentei”, conta com a produção de Levi Soares, do Twenty-One Studios (que também foi o responsável pelo violino, baixo e bateria), com Mateus Novais na guitarra e Roberto Muniz no piano.

Margarida Vasconcelos estrou-se no Youtube, e tornou-se conhecida em 2018, quando começou a partilhar covers de artistas como Johnny Orlando, Harry Styles, Trevor Daniel e Ne-Yo. “A música sempre fez parte da minha vida, sempre foi o que quis fazer. Comecei no Youtube, primeiro como uma brincadeira, até porque o primeiro vídeo foi com o meu primo, e começámos a ter bastantes visualizações um pouco por todo o mundo. Comecei a ficar super entusiasmada e as pessoas começaram a pedir originais. Sempre escrevi, tinha sempre um caderno na gaveta com os meus originais (todos em português), e chegou a altura em que achei que era o momento ideal para dar o próximo passo e lança-los”, relembra Margarida Vasconcelos ao Gerador.

A artista, que atualmente conta com mais de 2 mil subscritores no Youtube e um número de visualizações acima dos 250 mil, já foi reconhecida além-fronteiras por um dos artistas que mais recebeu atenção na sua página, Johnny Orlando. “Eu costumava publicar muitos covers de músicas dele e, do nada, ele começou a comentar os meus vídeos, e até fez um vídeo a reagir a um cover meu. Fiquei super nervosa, porque ele já ganhou EMA’S (MTV Europe Music Awards) e é conhecido internacionalmente. Mais pessoas vieram ao meu canal, recebi muitas mensagens e nem estava a creditar”, conta Margarida.

Em 2020, Margarida Vasconcelos estreou-se ao mundo com “Se tu sabes”, levando a língua portuguesa ao seu público maioritariamente estrangeiro. O segundo single, “Tentei”, é quase um interligar ao videoclipe anterior onde Margarida nos canta sobre amor, numa voz suave e tons terra. Questionada sobre a música e videoclipe, Margarida conta que “todos nós tivemos desgostos de amor e coração partido”, por isso, para si, “é muito importante ter essas experiências para poder escrever sobre elas, porque um compositor tem de ser um bom contador de histórias, mas quando sentimos o que escrevemos e interpretamos, é totalmente diferente. É claro que, quando nós falamos sobre experiências próprias, as pessoas também sentem”.

Toda a produção do single foi feita em Portugal e gravada em altura de confinamento: “foi super interessante porque foi um juntar de ideias à distância. Eu gravei as vozes no quarto e ele (Levi) fez o instrumental”. Segundo a artista, a música surgiu "em meia hora" quando se sentou em frente ao piano. Questionada sobre o videoclipe, Margarida Vasconcelos deixa a interpretação livre para que cada um o possa interpretar à sua maneira: “Até o videoclipe tenta que as pessoas interpretam cada coisa à sua maneira, com aquilo que sentem, porque tem uma expressão artística muito forte, e não é uma história como a dos videoclipes que costumamos ver, com duas pessoas apaixonadas, é super diferente, porque queríamos que cada um tivesse a sua interpretação. Tem significados fortes. Algumas cenas retratam a depressão e ansiedade, muito comum nos jovens da minha idade. Quero que as pessoas tenham as suas próprias interpretações, que as leve para aquele determinado evento da vida delas e que as inspire”.

O novo single já pode ser ouvido no Youtube, Spotify e Apple Music.

Texto de Patrícia Nogueira
Fotografia da cortesia de Margarida Vasconcelos

Publicidade

Se este artigo te interessou vale a pena espreitares estes também

12 Setembro 2025

Tempos livres. Iniciativas culturais pelo país que vale a pena espreitar

11 Setembro 2025

Humor na MNJC: Guilherme Geirinhas, Hugo van der Ding e Nuno Artur Silva são os jurados que aguardam a tua candidatura

10 Setembro 2025

No gerador ainda acreditamos no poder do coletivo

9 Setembro 2025

LEAP: Junta-te, online e em Bruxelas, a dois eventos de co-criação focados em construir um futuro mais inclusivo

8 Setembro 2025

PHDA nas mulheres: como o preconceito de género influencia a nossa saúde mental

5 Setembro 2025

De 12 a 14 de setembro o livro está em festa na Amadora

5 Setembro 2025

Tempos livres. Iniciativas culturais pelo país que vale a pena espreitar

4 Setembro 2025

Post/Zeitgeist: no dia 25 de setembro vem discutir ideias e inquietações sobre o futuro

3 Setembro 2025

Viver como se fosse música

1 Setembro 2025

Aborto em Itália: “O governo tem a capacidade de combinar neofascismo e neoliberalismo”

Academia: cursos originais com especialistas de referência

30 JANEIRO A 15 FEVEREIRO 2024

Criação e Manutenção de Associações Culturais

Duração: 15h

Formato: Online

30 JANEIRO A 15 FEVEREIRO 2024

Jornalismo e Crítica Musical [online]

Duração: 15h

Formato: Online

30 JANEIRO A 15 FEVEREIRO 2024

Jornalismo Literário: Do poder dos factos à beleza narrativa [online]

Duração: 15h

Formato: Online

30 JANEIRO A 15 FEVEREIRO 2024

Financiamento de Estruturas e Projetos Culturais [online]

Duração: 15h

Formato: Online

30 JANEIRO A 15 FEVEREIRO 2024

Fundos Europeus para as Artes e Cultura I – da Ideia ao Projeto [online]

Duração: 15h

Formato: Online

30 JANEIRO A 15 FEVEREIRO 2024

Desarrumar a escrita: oficina prática [online]

Duração: 15h

Formato: Online

30 JANEIRO A 15 FEVEREIRO 2024

Comunicação Cultural [online]

Duração: 15h

Formato: Online

Investigações: conhece as nossas principais reportagens, feitas de jornalismo lento

02 JUNHO 2025

15 anos de casamento igualitário

Em 2010, em Portugal, o casamento perdeu a conotação heteronormativa. A Assembleia da República votou positivamente a proposta de lei que reconheceu as uniões LGBTQI+ como legítimas. O casamento entre pessoas do mesmo género tornou-se legal. A legitimidade trazida pela união civil contribuiu para desmistificar preconceitos e combater a homofobia. Para muitos casais, ainda é uma afirmação política necessária. A luta não está concluída, dizem, já que a discriminação ainda não desapareceu.

12 MAIO 2025

Ativismo climático sob julgamento: repressão legal desafia protestos na Europa e em Portugal

Nos últimos anos, observa-se na Europa uma tendência crescente de criminalização do ativismo climático, com autoridades a recorrerem a novas leis e processos judiciais para travar protestos ambientais​. Portugal não está imune a este fenómeno: de ações simbólicas nas ruas de Lisboa a bloqueios de infraestruturas, vários ativistas climáticos portugueses enfrentaram detenções e acusações formais – incluindo multas pesadas – por exercerem o direito à manifestação.

Carrinho de compras0
There are no products in the cart!
Continuar na loja
0