As linhas e programas de financiamento, bem como a preparação, elaboração e submissão de candidaturas a fundos regionais e nacionais são o foco do ciclo de capacitação cultural, que está a ser dinamizado pela CCDR de Lisboa e Vale do Tejo, durante este mês de novembro, em várias zonas daquela região.
Nesta ação, conforme explicado no site oficial da entidade, "são elencados os vários tipos de apoios existentes para o ecossistema cultural não profissionalizado, sendo igualmente exploradas noções, estratégias, instrumentos e boas práticas que visam a preparação e elaboração de projetos consistentes, coerentes, eficazes e transformadores para os territórios e as comunidades." Na parte final do módulo, é ainda realizada uma conversa sobre mudanças e desafios atuais na área cultural.
As próximas ações acontecem em Coruche, no Museu Municipal (23 de novembro), em Chamusca, no Centro de Apoio a Empresas (25 e 26 de novembro); e em Tomar, no Moinho da Ordem (30 de novembro). Desenvolvidas "numa lógica de descentralização, proximidade e discriminação positiva destes territórios", estas ações dirigem-se ao setor cultural não profissionalizado das sub-regiões.
O público-alvo abrange pessoas em nome individual, associações, cooperativas, fundações, grupos informais e outros agentes não profissionalizados ligados ao setor cultural e criativo, incluindo também dirigentes e técnicos das autarquias.
A participação nas ações, que privilegiam uma abordagem teórico-prática e um registo não formal sobre estas temáticas, é livre e gratuita, mas requer inscrição prévia. O módulo em causa tem a duração de seis horas, confere certificado de participação e a lotação máxima por sessão é de 50 participantes.
As ações formativas pretendem igualmente sensibilizar as estruturas culturais e artísticas destes territórios para uma atempada preparação e maior adesão à 2.ª edição do programa LVT +Cultura, cujo concurso será lançado no início do próximo ano, pela CCDR de Lisboa e Vale do Tejo.
Para mais informações e inscrições, os interessados devem consultar o site da CCDR LVT, ou utilizar os contactos disponíveis da Unidade de Cultura.