fbpx

Apoia o Gerador na construção de uma sociedade mais criativa, crítica e participativa. Descobre aqui como.

Uma nova Corrente em Arroios: espaço de partilha cultural e criação artística

Em janeiro de 2021, na Rua Passos Manuel, em Arroios, nasceu um novo espaço colaborativo…

Texto de Ana Mendes

Apoia o Gerador na construção de uma sociedade mais criativa, crítica e participativa. Descobre aqui como.

Em janeiro de 2021, na Rua Passos Manuel, em Arroios, nasceu um novo espaço colaborativo multifuncional, a Corrente. Concebido e idealizado por Catarina Monteiro e Leonor Bettencourt Loureiro, a Corrente tem como principal objetivo oferecer um espaço e uma infraestrutura local, que apoie a criação de eventos comunitários, servindo também como palco temporário e experimental para artesãos, artistas, marcas e projetos independentes.

A Corrente, um sonho que surgiu para inspirar, apoiar e partilhar, já conta com um núcleo fixo de residentes, abrindo ao público no passado dia 16 de abril, com a exposição "SURROUNDINGS", um projeto em colaboração com o estúdio de ilustração e risografia, MAGO Studio.

Catarina Monteiro e Leonor Bettencourt Loureiro, fundaram o espaço Corrente em plena pandemia, abrindo portas em abril de 2021

Catarina e Leonor iniciaram o projeto em plena pandemia, com um budget pequeno e muito trabalho de construção e renovação do espaço, envolvendo os habitantes e negócios vizinhos da rua de Arroios. O espaço independente, nasceu da grande paixão pelo bairro e da necessidade de encontrar um lugar de trabalho irreverente e multifuncional.

A Corrente divide-se em duas áreas de trabalho distintas, uma mais privada, com ateliers e espaços de trabalho, e outra comum, aberta para a Rua Passos Manuel. As áreas de trabalho são fundamentais e é precisamente através delas que o espaço é autofinanciado e habitado diariamente, estimulando assim a criação e desenhando simultaneamente o cenário para o programa de eventos que pretendemos ali desenvolver, em conjunto com os residentes do espaço e a comunidade local”, conta Catarina Monteiro. A Corrente é, por esse motivo, um projeto em constante metamorfose, que auxilia na materialização de ideias de forma sustentável e colaborativa.

A Corrente divide-se em duas áreas, uma com ateliers de trabalho e uma área comum, direta para a rua

Já a exposição "SURROUNDINGS", que inaugurou a abertura do espaço ao público, é uma iniciativa contínua, acontecendo numa primeira fase de 16 de abril a 15 de maio de 2021, estendendo-se em mais duas edições, de 9 de julho a 8 de agosto, e de 17 de setembro a 17 de outubro. A primeira edição incorpora trabalhos de 16 artistas convidados: Adfunto, Amanda Baeza, Bina Tangerina, Cryptmuzz, Dai Ruiz, Gonçalo Duarte, Inês Oliveira, Joana Mosi, Leonor Violeta, Malva, Mantraste, Marcos Martos, Maria Goes, Mariana Cáceres, Paola Saliby e Tiago da Bernarda aka O Gato Mariano. .

A exposição, que inaugura oficialmente a Corrente, poderá ser visitada no novo espaço todas as quintas e sextas-feiras, das 17h às 20h, e sábados e domingos das 12h às 17h.

Texto de Ana Mendes
Fotografias da cortesia da Corrente

Se queres ler mais notícias sobre a cultura em Portugal, clica aqui.

Publicidade

Se este artigo te interessou vale a pena espreitares estes também

22 Abril 2025

“Pressão crescente das entidades municipais” obriga a “pausa criativa” dos Arroz Estúdios

17 Abril 2025

Estarão as escolas preparadas para os desafios apresentados pela IA? O caso de Portugal e da Bélgica 

17 Março 2025

Ao contrário dos EUA, em Portugal as empresas (ainda) mantêm políticas de diversidade

6 Janeiro 2025

Joana Meneses Fernandes: “Os projetos servem para desinquietar um bocadinho.”

23 Dezembro 2024

“FEMglocal”: um projeto de “investigação-ação” sobre os movimentos feministas glocais

18 Dezembro 2024

Portugal é o país onde mais cresceu o risco para o pluralismo mediático entre UE e candidatos

4 Dezembro 2024

Prémio Megatendências tem candidaturas abertas até 15 de dezembro

28 Novembro 2024

Reportagem do Gerador motiva alteração ao OE

27 Novembro 2024

“O trabalho está feito, e muito bem feito.” VALSA e CORAL coletivo vão fechar portas

20 Novembro 2024

Visita as antigas instalações da Manutenção Militar Norte, no Beato, a 23 e 24 de novembro

Academia: cursos originais com especialistas de referência

30 JANEIRO A 15 FEVEREIRO 2024

Comunicação Cultural [online]

Duração: 15h

Formato: Online

30 JANEIRO A 15 FEVEREIRO 2024

Viver, trabalhar e investir no interior

Duração: 15h

Formato: Online

30 JANEIRO A 15 FEVEREIRO 2024

Artes Performativas: Estratégias de venda e comunicação de um projeto [online]

Duração: 15h

Formato: Online

30 JANEIRO A 15 FEVEREIRO 2024

Patrimónios Contestados [online]

Duração: 15h

Formato: Online

30 JANEIRO A 15 FEVEREIRO 2024

Introdução à Produção Musical para Audiovisuais [online]

Duração: 15h

Formato: Online

30 JANEIRO A 15 FEVEREIRO 2024

Jornalismo e Crítica Musical [online]

Duração: 15h

Formato: Online

30 JANEIRO A 15 FEVEREIRO 2024

Desarrumar a escrita: oficina prática [online]

Duração: 15h

Formato: Online

30 JANEIRO A 15 FEVEREIRO 2024

Gestão de livrarias independentes e produção de eventos literários [online]

Duração: 15h

Formato: Online

30 JANEIRO A 15 FEVEREIRO 2024

Iniciação ao vídeo – filma, corta e edita [online]

Duração: 15h

Formato: Online

30 JANEIRO A 15 FEVEREIRO 2024

Escrita para intérpretes e criadores [online]

Duração: 15h

Formato: Online

30 JANEIRO A 15 FEVEREIRO 2024

Jornalismo Literário: Do poder dos factos à beleza narrativa [online]

Duração: 15h

Formato: Online

Investigações: conhece as nossas principais reportagens, feitas de jornalismo lento

3 MARÇO 2025

Onde a mina rasga a montanha

Há sete anos, ao mesmo tempo que se tornava Património Agrícola Mundial, pela FAO (Organização das Nações Unidas para a Alimentação e Agricultura), o Barroso viu-se no epicentro da corrida europeia pelo lítio, considerado um metal precioso no movimento de descarbonização das sociedades contemporâneas. “Onde a mina rasga a montanha” é uma investigação em 3 partes dedicada à problemática da exploração de lítio em Covas do Barroso.

20 JANEIRO 2025

A letra L da comunidade LGBTQIAP+: os desafios da visibilidade lésbica em Portugal

Para as lésbicas em Portugal, a sua visibilidade é um ato de resistência e de normalização das suas identidades. Contudo, o significado da palavra “lésbica” mudou nos últimos anos e continua a transformar-se.

A tua lista de compras0
O teu carrinho está vazio.
0