David Negrão e Sara Montalvão querem cultivar cultura no Alentejo. São Luís, em Odemira, e Montemor-o-Novo são as terras escolhidas para receber o que nascer do laboratório criativo da UNLOOP. Candidaturas abertas até 26 de setembro.

A bailarina e coreógrafa Sara Montalvão e o artista visual David Negrão, com a colaboração do músico e compositor, Sérgio Walgood, desafiam os artistas a participar num laboratório criativo, numa experiência performativa, onde o jogo visual e interativo é levado ao corpo presente. UNLOOP materializa-se assim com o contributo dos 6 intérpretes selecionados, através de micro-estruturas conceptuais, visuais, coreográficas e sonoras, que serão desenvolvidas em conjunto e in loco.

O projeto procura 6 intérpretes que estejam motivados a participar numa experiência performativa e criativa única, determinada pelo local onde acontece, e que se apresenta como um jogo, onde as escolhas dos espectadores determinarão o rumo do espetáculo. A convocatória é para todos aqueles que, com ou sem experiência, tenham uma motivação particular de trabalho com o corpo e interesse na multidisciplinaridade, uma vez que o sentido de jogo é fortemente estimulado, lidando com imprevisibilidade, estado de alerta e consciência do corpo espontâneo expressivo e visa trabalhar o desenvolvimento de destrezas físicas e de composição coreográfica abraçando a arte visual e a sonoplastia.

As residências artísticas e apresentações terão lugar em São Luís, no espaço Cultivamos Cultura, nos dias 16, 17, 23 e 24 de outubro e no espaço Oficinas do Convento, em Montemor-o-Novo, nos dias 2 e 7 de novembro.

Os interessados devem enviar a sua candidatura para project.unloop@gmail.com duas fotografias (rosto e corpo inteiro); uma pequena biografia com indicação da idade e respetivos contactos; links de trabalhos, experiências anteriores ou redes e um vídeo informal (via link) até 3 minutos onde estejam a improvisar.

A data limite de inscrição é até 26 de Setembro e os resultados serão divulgados até 3 de Outubro via e-mail.

Texto de Patrícia Nogueira
Fotografia via Pexels

Se queres ler mais notícias sobre a cultura em Portugal clica aqui.