fbpx

Apoia o Gerador na construção de uma sociedade mais criativa, crítica e participativa. Descobre aqui como.

Vem aí uma nova edição de “Estar em Casa” do Teatro São Luiz

O Teatro São Luiz celebra o Dia Mundial do Teatro com uma nova edição de Estar…

Texto de Isabel Marques

Apoia o Gerador na construção de uma sociedade mais criativa, crítica e participativa. Descobre aqui como.

O Teatro São Luiz celebra o Dia Mundial do Teatro com uma nova edição de Estar em Casa, desta vez, em formato online. Com programação de Anabela Mota Ribeiro e André e. Teodósio, este fim de semana, nos dias 27 e 28 de março, das 10h00 às 23h00, e com acesso gratuito através dos sites www.estaremcasa2021.pt ou do www.teatrosaoluiz.pt. Há propostas para todas as idades e gostos.

A partir das palavras “invadir”, “sarar” e “unir”, Anabela Mota Ribeiro e André e. Teodósio apresentam um programa que conta com conversas, performances, visitas guiadas, aulas em casa, cinema, espetáculos, consultórios astrológicos e muito mais.

Um programa que mantém a sua estrutura, e muitos dos seus habitantes, e acrescenta modalidades e novos cúmplices. Um momento onde será possível ver pela primeira vez ou rever alguns espetáculos que estiveram no palco do Teatro São Luiz, como "Os Filhos do Mal", de Hotel Europa, "Plano Comensal de Leitura", de Marta Bernardes, e "Se Eu Fosse Nina", de Rita Calçada Bastos.

Fotografia da cortesia da organização: Os Filhos do Mal

Para tal, conta com a participação de Moreno Veloso, Pedro Penim, Patrícia Portela e José Raposo que trazem a este teatro memórias e histórias de outros teatros; Adriana Calcanhotto, Pedro Reis e Manuel Aires Mateus, entre outros, que apresentam, nesta casa, outras casas; Joana Barrios, que dá dicas para garantir bons looks com o que está à mão; visitas guiadas a um teatro vazio, a uma casa como obra de arte, a um quarto ou a museu, com Anabela Mota Ribeiro, André e. Teodósio, Ana Pérez-Quiroga, Margarida Folque Guimarães, Rita Rato e Sara Antónia Matos.

Ana Kiffer, Ana Gomes, Bárbara Reis, Cláudia Varejão, Rui Horta, Gabriela Moita, Teresa Coutinho, Djaimilia Pereira de Almeida, Fernanda Fragateiro, Clara Ferreira Alves e Paulo Pascoal,entre outros, participam em conversas sobre vários e relevantes temas relacionados com o corpo, a sensorialidade, a sexualidade, o fascismo, o medo, etc. Enquanto, André Godinho, Xinobi, Joana Frazão, Filipe Raposo, Jorge Jácome, Lula Pena, Catarina Mourão e Alex D’Alva Teixeira dão voz a filmes mudos e Sónia Baptista e Joana Breda dão aulas de ginástica à distância. Há ainda outras aulas em casa sobre diversas matérias, dedicadas a adultos e a crianças.

Fotografia da cortesia da organização: Plano Comensal de Leitura

Os momentos de culinária não estão esquecidos e, ao longo dos dois dias, Gisela João, Cláudia Jardim, Mário Rolando Baker, Vasco Araújo, João Pedro Vale & Nuno Alexandre Ferreira, Cátia Nunes e Íris Ribeiro vão ensinar a cozinhar com arte.

Para além de lançamentos de livros, viagens ao mundo da fauna e flora, oficinas e consultórios vários, há ainda uma performance duracional e efémera - #THISPERSONDOESNOTEXIST - realizada em conjunto por Teatro Praga com Cão Solteiro, Plataforma285, João Estevens, Ana Rita Teodoro, João Fiadeiro, Daniel Pizamiglio, Sónia Baptista e Mónica Calle.

A acompanhar tudo isto, há desabafos na página de Facebook do Teatro São Luiz, um diário online onde ficamos a saber os pensamentos mais profundos deste teatro.

Todo o programa é de acesso gratuito. A maioria das atividades tem horário marcado, algumas ficam disponíveis durante todo o evento, nomeadamente Oh, as Casas, as Casas, Oh, os Teatros, os Teatros, as visitas guiadas, as Comidas de Artistas e os espetáculos do Teatro São Luiz. Todos são de acesso imediato, exceto Terapia com um Casal, Consultório Poético-sentimental e Consultório de Astrologia do Ki, que necessitam de inscrição prévia no site do teatro. Consulta o programa completo, aqui.

Texto de Isabel Marques
Fotografia da cortesia da organização

Se este artigo te interessou vale a pena espreitares estes também

13 Outubro 2025

Jornalista afegã pede ajuda a Portugal para escapar ao terror talibã

18 Setembro 2025

Arte, pensamento crítico e ativismo queer reúnem-se numa ‘Densa Nuvem de Amor’

17 Setembro 2025

MediaCon: convenção de jornalismo regressa a Lisboa em outubro

24 Julho 2025

MediaCon 2025 tem candidaturas abertas para novos projetos de jornalismo

2 Julho 2025

Candidaturas abertas para o Workshop de Curadores da 13.ª Bienal de Berlim

16 Junho 2025

Para as associações lisboetas, os Santos não são apenas tradição, mas também resistência

29 Maio 2025

Maribel López: “Temos de tentar garantir que os artistas possam dar forma às suas ideias”

28 Maio 2025

EuroPride: associações LGBTI+ demarcam-se do evento mas organização espera “milhares” em Lisboa

1 Maio 2025

Literacia mediática digital além da sala de aula 

22 Abril 2025

“Pressão crescente das entidades municipais” obriga a “pausa criativa” dos Arroz Estúdios

Academia: cursos originais com especialistas de referência

30 JANEIRO A 15 FEVEREIRO 2024

Desarrumar a escrita: oficina prática [online]

Duração: 15h

Formato: Online

30 JANEIRO A 15 FEVEREIRO 2024

Comunicação Cultural [online]

Duração: 15h

Formato: Online

30 JANEIRO A 15 FEVEREIRO 2024

Fundos Europeus para as Artes e Cultura I – da Ideia ao Projeto [online]

Duração: 15h

Formato: Online

30 JANEIRO A 15 FEVEREIRO 2024

Jornalismo Literário: Do poder dos factos à beleza narrativa [online]

Duração: 15h

Formato: Online

30 JANEIRO A 15 FEVEREIRO 2024

Financiamento de Estruturas e Projetos Culturais [online]

Duração: 15h

Formato: Online

30 JANEIRO A 15 FEVEREIRO 2024

Criação e Manutenção de Associações Culturais

Duração: 15h

Formato: Online

30 JANEIRO A 15 FEVEREIRO 2024

Jornalismo e Crítica Musical [online]

Duração: 15h

Formato: Online

Investigações: conhece as nossas principais reportagens, feitas de jornalismo lento

27 outubro 2025

Inseminação caseira: engravidar fora do sistema

Perante as falhas do serviço público e os preços altos do privado, procuram-se alternativas. Com kits comprados pela Internet, a inseminação caseira é feita de forma improvisada e longe de qualquer vigilância médica. Redes sociais facilitam o encontro de dadores e tentantes, gerando um ambiente complexo, onde o risco convive com a boa vontade. Entidades de saúde alertam para o perigo de transmissão de doenças, lesões e até problemas legais de uma prática sem regulação.

29 SETEMBRO 2025

A Idade da incerteza: ser jovem é cada vez mais lidar com instabilidade futura

Ser jovem hoje é substancialmente diferente do que era há algumas décadas. O conceito de juventude não é estanque e está ligado à própria dinâmica social e cultural envolvente. Aspetos como a demografia, a geografia, a educação e o contexto familiar influenciam a vida atual e futura. Esta última tem vindo a ser cada vez mais condicionada pela crise da habitação e precariedade laboral, agravando as desigualdades, o que preocupa os especialistas.

Carrinho de compras0
There are no products in the cart!
Continuar na loja
0