Primeiro no Porto, depois em Lisboa. Antes do início da sua 9.ª edição, que decorre de 21 a 24 de agosto em Lamego, o Zigurfest vai deixar a sua marca noutras geografias com dois warm-ups de antecipação do festival.

Este sábado, dia 27 de julho, o espaço Maus Hábitos, no Porto, serve de preâmbulo ao festival ao receber as atuações dos Sereias, Baleia Baleia Baleia, Conferência Inferno e Zentex. Os concertos terão início a partir das 22 horas.

Uma semana depois, a 3 de agosto, o Zigurfest ruma até às Damas, em Lisboa, com a atuação dos Burgueses Famintos, que apresentam Motores Gerais, e com o Dj Set de TENDENCY. As festividades têm início marcado para as 23h15.

Ambos os eventos servem de warm-up à edição de 2019 do Zigurfest, onde irão passar Filipe Sambado & Os Acompanhantes De Luxo, Glockenwise, Chinaskee, Krake + Adolfo Luxúria Canibal, Odete, Jasmim, Violeta Azevedo, Minus & Mrdolly, Algumacena, Mynda Guevara, Luís Vicente + João Valinho, Terebentina, Dada Garbeck, Ivy, Djumbai Djazz, Stasya, Zentex, Afta 3000, Conferência Inferno, 3I30, Menino Da Mãe + Raphael Soares, Tiago E Os Tintos e Daniel Catarino Trio.

O ZigurFest é um festival totalmente gratuito, produzido pela Zigur - Associação Cultural e coproduzido pela Câmara Municipal de Lamego. Tal como habitualmente, a iniciativa será recebida no Teatro Ribeiro Conceição, sendo que irá também passar, pela primeira vez na sua história, pelo interior dos muros do Castelo de Lamego, pela Casa do Artista, pelo Horto do Castelo, pela Alameda (Parque Isodoro Guedes, o grande espaço verde da cidade), pelas Oficinas de Restauro do centenário Museu de Lamego e finalmente pela também habitual Rua da Olaria.

Na sua programação, e além dos momentos musicais, o festival contempla ainda um grande número de exposições, instalações de videoarte e dois workshops inseridos na ZONA - Residências Artísticas de Lamego.

Texto de Ricardo Ramos Gonçalves
Fotografia de Rafael Farias

Se queres saber mais sobre a agenda da cultura em Portugal, clica aqui.