Apoia o Gerador na construção de uma sociedade mais criativa, crítica e participativa. Descobre aqui como.

Dia 4 de novembro será o último Encontro D’Improviso em Marvila

No sábado, dia 4 de novembro, acontece último Encontro D’Improviso, uma iniciativa da Sons da Lusofonia que percorreu diferentes zonas da cidade de Lisboa: a Alta de Lisboa, o Bairro do Rego, o Intendente e Marvila.

Texto de Gerador

Apoia o Gerador na construção de uma sociedade mais criativa, crítica e participativa. Descobre aqui como.

O projeto D’Improviso parte da ideia de que a cultura, nomeadamente a música, e principalmente o jazz, pode prestar um importante papel como ativador de cidadania, inclusão e solidariedade.

Este encontro, que decorre no Espaço Escolhas Cidade, em Marvila, entre as 10h30 e as 19h30, conta com conversas, trocas de ideias, musicoterapia e uma apresentação da Orquestra de Percussão e Sopros, com personalidades como Sam the Kid , Margarida Mata, Nuno Varela e Ricardo Toscano.

A iniciativa é gratuita, sujeita a inscrição aqui.

Conhece quem vai estar connosco neste encontro:

Musicoterapia | 16h

Sam The Kid, igualmente conhecido por STK, é o nome artístico de Samuel Mira.
Oriundo de Chelas e nascido em 1979, Sam The Kid é à data de hoje considerado
um dos maiores nomes do rap português e um dos mais importantes produtores
musicais do género.

Conversas D’Improviso | 17h

Um debate entre três convidados, moderados por uma jornalista do Gerador

Margarida Mata, trabalha nas áreas de produção, programação e mediação. Atualmente, divide o tempo entre o Iminente, onde é coordenadora de programação, e a FOmE que co-fundou em 2018 e onde é gestora de projetos e programadora.

Nuno Varela, é um jovem empreendedor e autodidata, fundador da Hip Hop Sou Eu, que é uma das mais antigas e maiores plataformas de divulgação de Hip Hop em Portugal, de onde depois surgiram outros projetos como a Liga Knockout, a We Deep e a a Associação Rimas ao Minuto.

Ricardo Toscano, talentoso saxofonista de jazz de Portugal, rapidamente alcançou o reconhecimento nacional e internacional com seu álbum de estreia em 2018, "Ricardo Toscano 4tet", e consolidou seu sucesso em 2022 com o lançamento de seu segundo álbum "Chasing Contradictions". Este último foi elogiado pela crítica e premiado como o melhor álbum do ano pelos Prémios Play.

Conversas Espontâneas | 10h30
Mini Brainstorming de Ideias | 15h00

Em ambas as atividades, com Luana Bistane, fundadora da LadoBe Creative Agency, vão ser estimuladas conversas com o objetivo de gerar  ideias.

Orquestra de Precursão e sopro | 18h30

Atuação da Orquestra de Percussão e Sopros que utiliza instrumentos convencionais de percussão e sopro construídos através da reutilização de materiais diversos, estimula através da improvisação, a criação de novas estruturas artísticas, pessoais e coletivas.

Se este artigo te interessou vale a pena espreitares estes também

27 Maio 2026

Pensar o Colonialismo em Voz Alta: descobre algumas das reflexões da última Residência Insubmissa Gerador

26 Maio 2026

Descobre os novos formatos do Festival Literário de Alcanena, com Noiserv, Inês Castel-Branco e Raquel Marinho

25 Maio 2026

Singularidades de Guimarães: que imagem tens de liberdade? Ouve aqui o podcast

22 Maio 2026

De 27 a 29 de maio participa gratuitamente numa formação sobre liderança, participação cívica e artivismo

21 Maio 2026

Print Pause Lisboa: candidata-te a participar na feira dedicada a publicações independentes

20 Maio 2026

José Pimenta Machado: “A forma como um país trata os seus rios diz muito do nível cultural desse mesmo país”

20 Maio 2026

OASis Lisboa: um projeto que junta autores internacionais com comunidades locais

19 Maio 2026

Leitura coletiva assinala, a 29 de maio, o lançamento da Revista Gerador 47

18 Maio 2026

Dulce Maria Cardoso abre o ciclo de conversas “O Livro Obrigatório”, na Amadora

11 Maio 2026

Mariana Alvim conduz clube de leitura ao vivo na Biblioteca Fernando Piteira Santos, na Amadora 

Academia: Programa de Pensamento Crítico Gerador

30 JANEIRO A 15 FEVEREIRO 2024

Desarrumar a escrita: oficina prática [online]

Duração: 15h

Formato: Online

30 JANEIRO A 15 FEVEREIRO 2024

Oficina Literacia Mediática

Duração: 15h

Formato: Online

30 JANEIRO A 15 FEVEREIRO 2024

Comunicação Cultural [online]

Duração: 15h

Formato: Online

30 JANEIRO A 15 FEVEREIRO 2024

Financiamento de Estruturas e Projetos Culturais [online]

Duração: 15h

Formato: Online

30 JANEIRO A 15 FEVEREIRO 2024

Fundos Europeus para as Artes e Cultura I – da Ideia ao Projeto [online]

Duração: 15h

Formato: Online

30 JANEIRO A 15 FEVEREIRO 2024

Jornalismo e Crítica Musical [online]

Duração: 15h

Formato: Online

30 JANEIRO A 15 FEVEREIRO 2024

Clube de Leitura Anti-Desinformação 

Duração: 15h

Formato: Online

30 JANEIRO A 15 FEVEREIRO 2024

Curso Política e Cidadania para a Democracia

Duração: 15h

Formato: Online

30 JANEIRO A 15 FEVEREIRO 2024

Jornalismo Literário: Do poder dos factos à beleza narrativa [online]

Duração: 15h

Formato: Online

30 JANEIRO A 15 FEVEREIRO 2024

Oficina Imaginação para entender o Futuro

Duração: 15h

Formato: Online

30 JANEIRO A 15 FEVEREIRO 2024

Criação e Manutenção de Associações Culturais

Duração: 15h

Formato: Online

30 JANEIRO A 15 FEVEREIRO 2024

Autor Leitor: um livro escrito com quem lê 

Duração: 15h

Formato: Online

Investigações: conhece as nossas principais reportagens, feitas de jornalismo lento

20 abril 2026

Futuro ou espaço de incerteza? A visão de Martim do Carmo sobre o ensino superior

Para muitos jovens o ensino superior continua a ser o percurso natural, quase obrigatório, para garantir um futuro melhor. Apesar disso, nem todos os que escolhem seguir este caminho encontram uma realidade correspondente às expetativas. Neste projeto, procuramos perceber, através de uma reportagem aprofundada e testemunhos em vídeo, o que está realmente a em causa no ensino superior em Portugal. O que está a afastar os jovens? O que os faz ficar ou sair? E, sobretudo, que país estamos a construir quando estudar se transforma num privilégio ou num risco.

16 fevereiro 2026

Com o patrocínio do governo, a desinformação na Eslováquia está a afetar pessoas, valores e instituições

Ataques a jornalistas, descredibilização da comunicação social independente, propagação de informação falsa, desmantelamento de instituições culturais. A desinformação na Eslováquia está a crescer com o patrocínio dos responsáveis políticos, que trazem para o mainstream as narrativas das margens. Com ataques e mudanças legislativas feitas à medida, agudiza-se a polarização da sociedade que está a prejudicar a democracia e o sentimento europeísta.

Carrinho de compras0
There are no products in the cart!
Continuar na loja
0