O VENTANIA – Festival de Artes Performativas do Barlavento está de regresso aos concelhos de Lagos, Lagoa e Portimão. O festival volta a apostar numa programação que aprofunda as questões da sustentabilidade, trazendo-as para o plano artístico.
Os constantes ventos do barlavento algarvio são o mote para o nome e filosofia do festival, numa toada de "mudança, transformação" e de "reflexão nas temáticas da ecologia e da cidadania", que este ano procurou espetáculos que "tragam soluções". Este ano o festival divide-se em três momentos: de 2 a 4 de junho, estará em Lagos, a 11 e 12 de junho, em Lagoa e, a 11 de setembro, em Portimão.
O Ventania procura ser uma ferramenta de reflexão do território onde atua, cumprindo um dos objetivos da Arte de trazer novas perspetivas sobre uma mesma realidade. Para isso, criou momentos de conversas entre os artistas e o público, daí proporcionar também "muitos momentos de conversas entre os artistas e público", mas também música, exposições, teatro e circo contemporâneo.
Programa disponível, aqui.