Apoia o Gerador na construção de uma sociedade mais criativa, crítica e participativa. Descobre aqui como.

Inquérito. Qual o impacto dos objetos na construção da ideia de casa para jovens adultos?

No âmbito do desenvolvimento de uma tese de Mestrado em Antropologia na Universidade Nova de…

Texto de Gerador

Apoia o Gerador na construção de uma sociedade mais criativa, crítica e participativa. Descobre aqui como.

No âmbito do desenvolvimento de uma tese de Mestrado em Antropologia na Universidade Nova de Lisboa, procura-se avaliar o impacto que os objetos têm na construção da ideia de casa para jovens adultos entre os 18 e os 34 anos.

Neste sentido, foi lançado um questionário dedicado a jovens entre estas idades, que tenham saído definitivamente da casa das suas famílias para uma nova casa e que pode ser respondido aqui. A mudança deverá ter ocorrido entre janeiro de 2019 e dezembro de 2021, dentro da Área Metropolitana de Lisboa.

Quando os jovens deixam definitivamente a casa da família para viver numa casa sua, quer seja comprada ou alugada, que objetos decidem levar consigo? E o que deixam para trás? Serão esses objetos importantes para criar um “sentimento de casa” no novo espaço? E onde se sentem verdadeiramente em casa hoje? No novo espaço ou na casa da família? Estas são algumas das questões que se pretendem ver respondidas no âmbito da investigação para esta tese de Mestrado.

O Gerador está a apoiar a concretização e divulgação deste questionário.

Se este artigo te interessou vale a pena espreitares estes também

20 Maio 2026

José Pimenta Machado: “A forma como um país trata os seus rios diz muito do nível cultural desse mesmo país”

20 Maio 2026

OASis Lisboa: últimos dias para candidaturas às residências artísticas que ligam autores e comunidades

19 Maio 2026

Leitura coletiva assinala, a 29 de maio, o lançamento da Revista Gerador 47

18 Maio 2026

Dulce Maria Cardoso abre o ciclo de conversas “O Livro Obrigatório”, na Amadora

12 Maio 2026

Isabela Figueiredo, João Tordo, Carla Chambel e Valério Romão no Festival Literário de Alcanena

11 Maio 2026

Mariana Alvim conduz clube de leitura ao vivo na Biblioteca Fernando Piteira Santos, na Amadora 

8 Maio 2026

File Not Found abre candidaturas para residência artística em arquivos culturais internacionais

6 Maio 2026

Post/Zeitgeist: Carlo Masala vem a Lisboa debater os desafios de segurança que ameaçam a Europa

30 Abril 2026

Conversas em Rede abrem espaço à partilha entre teatros e cineteatros da RTCP

28 Abril 2026

Procuramos habitantes de Alcanena para exposição fotográfica sobre os livros que nos marcam

Academia: Programa de Pensamento Crítico Gerador

30 JANEIRO A 15 FEVEREIRO 2024

Autor Leitor: um livro escrito com quem lê 

Duração: 15h

Formato: Online

30 JANEIRO A 15 FEVEREIRO 2024

Oficina Literacia Mediática

Duração: 15h

Formato: Online

30 JANEIRO A 15 FEVEREIRO 2024

Financiamento de Estruturas e Projetos Culturais [online]

Duração: 15h

Formato: Online

30 JANEIRO A 15 FEVEREIRO 2024

Oficina Imaginação para entender o Futuro

Duração: 15h

Formato: Online

30 JANEIRO A 15 FEVEREIRO 2024

Jornalismo Literário: Do poder dos factos à beleza narrativa [online]

Duração: 15h

Formato: Online

30 JANEIRO A 15 FEVEREIRO 2024

Desarrumar a escrita: oficina prática [online]

Duração: 15h

Formato: Online

30 JANEIRO A 15 FEVEREIRO 2024

Curso Política e Cidadania para a Democracia

Duração: 15h

Formato: Online

30 JANEIRO A 15 FEVEREIRO 2024

Jornalismo e Crítica Musical [online]

Duração: 15h

Formato: Online

30 JANEIRO A 15 FEVEREIRO 2024

Criação e Manutenção de Associações Culturais

Duração: 15h

Formato: Online

30 JANEIRO A 15 FEVEREIRO 2024

Fundos Europeus para as Artes e Cultura I – da Ideia ao Projeto [online]

Duração: 15h

Formato: Online

30 JANEIRO A 15 FEVEREIRO 2024

Clube de Leitura Anti-Desinformação 

Duração: 15h

Formato: Online

30 JANEIRO A 15 FEVEREIRO 2024

Comunicação Cultural [online]

Duração: 15h

Formato: Online

Investigações: conhece as nossas principais reportagens, feitas de jornalismo lento

20 abril 2026

Futuro ou espaço de incerteza? A visão de Maria Luís sobre o ensino superior

Para muitos jovens o ensino superior continua a ser o percurso natural, quase obrigatório, para garantir um futuro melhor. Apesar disso, nem todos os que escolhem seguir este caminho encontram uma realidade correspondente às expetativas. Neste projeto, procuramos perceber, através de uma reportagem aprofundada e testemunhos em vídeo, o que está realmente a em causa no ensino superior em Portugal. O que está a afastar os jovens? O que os faz ficar ou sair? E, sobretudo, que país estamos a construir quando estudar se transforma num privilégio ou num risco.

16 fevereiro 2026

Com o patrocínio do governo, a desinformação na Eslováquia está a afetar pessoas, valores e instituições

Ataques a jornalistas, descredibilização da comunicação social independente, propagação de informação falsa, desmantelamento de instituições culturais. A desinformação na Eslováquia está a crescer com o patrocínio dos responsáveis políticos, que trazem para o mainstream as narrativas das margens. Com ataques e mudanças legislativas feitas à medida, agudiza-se a polarização da sociedade que está a prejudicar a democracia e o sentimento europeísta.

Carrinho de compras0
There are no products in the cart!
Continuar na loja
0