Apoia o Gerador na construção de uma sociedade mais criativa, crítica e participativa. Descobre aqui como.

O Feminismo Interseccional e o Patriarcado em Portugal descortinados em novo documentário

“Patriarcardo, Uma História por Acabar” é o novo documentário de Pedro Serra e junta testemunhos de 20 activistas para nos falar sobre o Feminismo interseccional e o Patriarcado em Portugal.

Texto de Patrícia Nogueira

Fotografia de Vonecia Carswell via Unsplash

Apoia o Gerador na construção de uma sociedade mais criativa, crítica e participativa. Descobre aqui como.

Patriarcardo, Uma História por Acabar é o novo documentário de Pedro Serra que junta testemunhos de 20 activistas para nos falar sobre o Feminismo interseccional e o Patriarcado em Portugal.

Que Estranha Forma de VidaWasted Waste e É p’ra Amanhã são os três documentários de Pedro Serra que abordam o tema sustentabilidade. No início de 2021, em entrevista ao Gerador, Pedro Serra respondia à questão "sobre o que ainda falta falar (no cinema) e que seja urgente colocar as pessoas a pensar?", dizendo achar importante neste momento "mais do que beber informação, selecionar informação. Temos tantos estímulos e tanto conteúdo a ser produzido instantaneamente, que é mais importante do que nunca aprofundar os assuntos, e não nos ficarmos por slogans. Ouvir e interpretar várias fontes. Mesmo nós, antes de produzirmos ou consumirmos alguma coisa, devemos perguntar-nos realmente se faz falta e se é necessário".

Na procura por nos fazer pensar sobre temas urgentes em Portugal, Pedro Serra entrevistou 20 mulheres ativistas para falar sobre o Feminismo interseccional e o Patriarcado em Portugal, criando assim o documentário - Patriarcardo, Uma História por Acabar. Com estreia na plataforma Filmin, no passado dia 2 de julho, o documentário toca temas como desde o empoderamento feminino à desconstrução da masculinidade hegemônica, passando pela perspectiva das emoções, cultura da violência e a forma em como tudo isto está enraizado na educação das crianças desde tenra idade. O filme tem como mote o questionamento dos padrões de género numa sociedade extremamente binária e heteronormativa, bem como o fim de toda e qualquer opressão/repressão.

Produzido em conjunto com Vanessa Rodrigues, o documentário conta com nomes que lutam pela igualdade de género como Carolina S. Pereira, fundadora do movimento He for She em Portugal, a jornalista Catarina M.Rodrigues, a médica humanitária Lokas Cruz, a escritora Lúcia Vicentea psicóloga e sexóloga Tânia Graça, Nuno Salema, fundador da Men Made Self e Bruno Pinheiro, Facilitador de Círculos de Homens.

Texto de Patrícia Nogueira
Fotografia de Vonecia Carswell via Unsplash

Se este artigo te interessou vale a pena espreitares estes também

6 Novembro 2025

Ovar Expande: ser cantautor para lá das convenções

13 Outubro 2025

Jornalista afegã pede ajuda a Portugal para escapar ao terror talibã

18 Setembro 2025

Arte, pensamento crítico e ativismo queer reúnem-se numa ‘Densa Nuvem de Amor’

17 Setembro 2025

MediaCon: convenção de jornalismo regressa a Lisboa em outubro

24 Julho 2025

MediaCon 2025 tem candidaturas abertas para novos projetos de jornalismo

2 Julho 2025

Candidaturas abertas para o Workshop de Curadores da 13.ª Bienal de Berlim

16 Junho 2025

Para as associações lisboetas, os Santos não são apenas tradição, mas também resistência

29 Maio 2025

Maribel López: “Temos de tentar garantir que os artistas possam dar forma às suas ideias”

28 Maio 2025

EuroPride: associações LGBTI+ demarcam-se do evento mas organização espera “milhares” em Lisboa

1 Maio 2025

Literacia mediática digital além da sala de aula 

Academia: Programa de Pensamento Crítico Gerador

30 JANEIRO A 15 FEVEREIRO 2024

Desarrumar a escrita: oficina prática [online]

Duração: 15h

Formato: Online

30 JANEIRO A 15 FEVEREIRO 2024

Criação e Manutenção de Associações Culturais

Duração: 15h

Formato: Online

30 JANEIRO A 15 FEVEREIRO 2024

Jornalismo e Crítica Musical [online]

Duração: 15h

Formato: Online

30 JANEIRO A 15 FEVEREIRO 2024

Autor Leitor: um livro escrito com quem lê 

Duração: 15h

Formato: Online

30 JANEIRO A 15 FEVEREIRO 2024

Clube de Leitura Anti-Desinformação 

Duração: 15h

Formato: Online

30 JANEIRO A 15 FEVEREIRO 2024

Jornalismo Literário: Do poder dos factos à beleza narrativa [online]

Duração: 15h

Formato: Online

30 JANEIRO A 15 FEVEREIRO 2024

Comunicação Cultural [online]

Duração: 15h

Formato: Online

30 JANEIRO A 15 FEVEREIRO 2024

Financiamento de Estruturas e Projetos Culturais [online]

Duração: 15h

Formato: Online

30 JANEIRO A 15 FEVEREIRO 2024

Fundos Europeus para as Artes e Cultura I – da Ideia ao Projeto [online]

Duração: 15h

Formato: Online

30 JANEIRO A 15 FEVEREIRO 2024

Oficina Literacia Mediática

Duração: 15h

Formato: Online

30 JANEIRO A 15 FEVEREIRO 2024

Curso Política e Cidadania para a Democracia

Duração: 15h

Formato: Online

30 JANEIRO A 15 FEVEREIRO 2024

Oficina Imaginação para entender o Futuro

Duração: 15h

Formato: Online

Investigações: conhece as nossas principais reportagens, feitas de jornalismo lento

16 fevereiro 2026

Com o patrocínio do governo, a desinformação na Eslováquia está a afetar pessoas, valores e instituições

Ataques a jornalistas, descredibilização da comunicação social independente, propagação de informação falsa, desmantelamento de instituições culturais. A desinformação na Eslováquia está a crescer com o patrocínio dos responsáveis políticos, que trazem para o mainstream as narrativas das margens. Com ataques e mudanças legislativas feitas à medida, agudiza-se a polarização da sociedade que está a prejudicar a democracia e o sentimento europeísta.

17 novembro 2025

A profissão com nome de liberdade

Durante o século XX, as linhas de água de Portugal contavam com o zelo próximo e permanente dos guarda-rios: figuras de autoridade que percorriam diariamente as margens, mediavam conflitos e garantiam a preservação daquele bem comum. A profissão foi extinta em 1995. Nos últimos anos, na tentativa de fazer face aos desafios cada vez mais urgentes pela preservação dos recursos hídricos, têm ressurgido pelo país novos guarda-rios.

Carrinho de compras0
There are no products in the cart!
Continuar na loja
0