Os desenhos encontram-se compilados no Catálogo dos desenhos do Jardim Botânico da Universidade de Coimbra. Coleção do Departamento de Ciências da Vida (séculos XVIII a XX), já disponível em formato ebook. A obra foi editada pela Imprensa da UC e é da autoria da arquivista do DCV, Ana Margarida Dias da Silva, e da docente da UC, Maria Teresa Gonçalves. Entre os desenhos publicados, estão incluídos três do século XVIII, 27 do século XIX e dez do século XX.
Ana Margarida Dias da Silva conta que, em finais de 2021, vários rolos “mal-acondicionados e com muito pó” foram encontrados em prateleiras no extremo do depósito da biblioteca de botânica, no sótão do edifício de S. Bento. Quando foram desenrolados, os rolos revelaram desenhos de “notória antiguidade” e, até então, desconhecidos para as autoras, explica a arquivista. Após uma rápida limpeza dos materiais encontrados, entenderam que os desenhos representavam plantas do JBUC, assim como de escadarias, gradeamentos e estufas.
Após a descoberta, as autoras decidiram que teriam de investigar datas, autorias, como os desenhos tinham ido ali parar e se eram, de facto, inéditos. “Depois de uma primeira fase de investigação, para termos a certeza de que os desenhos nunca tinham sido estudados, mencionados ou publicados, pensámos logo em preparar uma publicação”, declararam as autoras ao Gerador. Silva e Gonçalves concordaram então que “um catálogo que compilasse todos os desenhos do JBUC pertencentes ao DCV” seria o meio adequado para a divulgação.
Durante a fase de pesquisa, as autoras não conseguiram confirmar todas as informações acerca dos 35 desenhos inéditos descobertos. “Há alguns desenhos que deixam muitas incógnitas quanto à sua autoria, outros conseguimos datar por aproximação e comparação ou pela data da marca de água do papel”, confessam. Silva e Gonçalves atestam que a publicação do catálogo vai permitir que profissionais como historiadores de arte, historiadores e arquitetos, contribuam para melhor conhecer os desenhos.
Passou-se cerca de um ano desde a descoberta dos desenhos até à publicação do catálogo. Após a fase de pesquisa, as autoras procederam à avaliação do estado de conservação dos materiais e o restauro demorou cerca de cinco meses, tendo os desenhos sido depois digitalizados. Durante este período, a arquivista e a docente da UC dedicaram-se à escrita do texto e à leitura de bibliografia que lhes permitisse enquadrar os desenhos no processo de construção do JBUC.
Apesar de não possuírem ainda uma data definida, as autoras planeiam disponibilizar online, em acesso aberto, na página do DCV, as fontes iconográficas e as soluções arquitetónicas escolhidas para o JBUC. Para além do catálogo e da disponibilização online, Silva e Gonçalves adiantam ao Gerador que estão a preparar, com o Museu Nacional de Machado de Castro, a exposição Um espaço para Minerva. O Jardim Botânico da Universidade de Coimbra.
A exposição, cuja abertura está agendada para o dia 14 de outubro e que vai estar disponível até ao dia 19 de fevereiro de 2023, conta com 21 dos 35 desenhos agora descobertos, entre outros documentos, livros, exemplares de herbário, microscópios e modelos botânicos. A iniciativa procura celebrar os 250 anos da reforma pombalina e os 250 anos da fundação do JBUC e do ensino da Botânica na UC.
Podes consultar a versão ebook do Catálogo dos desenhos do Jardim Botânico da Universidade de Coimbra. Coleção do Departamento de Ciências da Vida (séculos XVIII a XX), ao clicar, aqui.