Apoia o Gerador na construção de uma sociedade mais criativa, crítica e participativa. Descobre aqui como.

Mescla com Cave Story

A mescla desta semana chega-nos pelas mãos dos Cave Story.

Texto de Redação

© Martim Teixeira

Apoia o Gerador na construção de uma sociedade mais criativa, crítica e participativa. Descobre aqui como.

"Real and undisputed" é o refrão que inevitavelmente descreve a unidade art rock e post punk das Caldas da Rainha, formada por Gonçalo Formiga, José Sousa, Bia Diniz e Ricardo Mendes.  

Ao longo de “Spider Tracks” (2015), “West” (2016) e “Punk Academics” (2018), os Cave Story modelaram um vocabulário extenso de toadas minimalistas repletas de sagacidade e deleite, revigorando a linguagem do rock e da pop num exercício compreensivo marcado pelos métodos de trabalho deliberadamente autónomos de gravação, produção e experimentação. E, em “The Town” (2021), exploraram a estrutura da canção em tom intimista e intensamente texturado. 

Se ditos trabalhos serviram de mote para afirmação estética, geográfica e dos modos de fazer, “Wide Wall, Tree Tall”, o terceiro LP do grupo, editado em Março de 2023, é certamente o registo mais elástico. São muitos os espaços ocupados, com músicas feitas em medidas não absolutas. Um amplo espectro de canções, que dificultam progressivamente fixar o quarteto num quadro de referências.

No dia 17 de Junho, os Cave Story apresentam-se ao vivo no Festival A Porta, em Leiria.

Esta é a lista de 10 músicas de autores portugueses que os artistas partilharam connosco com notas que justificam as suas escolhas:

“Uma pequena amostra do enorme tesouro artístico que temos em Portugal, referências em vários géneros e alturas diferentes, influências, inspiração. Podíamos fazer uma playlist destas todas as semanas.”

Joana Guerra - “Duelo”

Tropa Macaca - “Pelos Olhos de Osiris”

Éme e Moxila - “Lilos”

Telectu - “Rosa-Cruz A1”

Lena D’Água - “Tao”

Norberto Lobo - “Figueira”

Vaiapraia - “Rio da Promessa”

X-Acto - “The Bridge”

Ângela Polícia - “Dor de Língua”

Pega Monstro - “És Tudo o Que Eu Queria”

Todas as segundas sintoniza no site Gerador e descobre as Mesclas aqui.

Publicidade

Se este artigo te interessou vale a pena espreitares estes também

4 Novembro 2024

Mescla com Inóspita

28 Outubro 2024

Mescla com Tiago Cardoso

21 Outubro 2024

Mescla com INÊS APENAS

14 Outubro 2024

Mescla com emmy Curl

7 Outubro 2024

Mescla com Silly

30 Setembro 2024

Mescla com Arianna Casellas y Kauê

23 Setembro 2024

Mescla com Cassete Pirata

16 Setembro 2024

Mescla com Eugénia Contente

9 Setembro 2024

Mescla com Jonas

2 Setembro 2024

Mescla com Ya Sin

Academia: Programa de Pensamento Crítico Gerador

30 JANEIRO A 15 FEVEREIRO 2024

Fundos Europeus para as Artes e Cultura I – da Ideia ao Projeto [online]

Duração: 15h

Formato: Online

30 JANEIRO A 15 FEVEREIRO 2024

Gestão de livrarias independentes e produção de eventos literários [online]

Duração: 15h

Formato: Online

30 JANEIRO A 15 FEVEREIRO 2024

Criação e Manutenção de Associações Culturais

Duração: 15h

Formato: Online

30 JANEIRO A 15 FEVEREIRO 2024

Desarrumar a escrita: oficina prática [online]

Duração: 15h

Formato: Online

30 JANEIRO A 15 FEVEREIRO 2024

Financiamento de Estruturas e Projetos Culturais [online]

Duração: 15h

Formato: Online

30 JANEIRO A 15 FEVEREIRO 2024

Curso Política e Cidadania para a Democracia

Duração: 15h

Formato: Online

30 JANEIRO A 15 FEVEREIRO 2024

Oficina Literacia Mediática

Duração: 15h

Formato: Online

30 JANEIRO A 15 FEVEREIRO 2024

Clube de Leitura Anti-Desinformação 

Duração: 15h

Formato: Online

30 JANEIRO A 15 FEVEREIRO 2024

Comunicação Cultural [online]

Duração: 15h

Formato: Online

30 JANEIRO A 15 FEVEREIRO 2024

Oficina Imaginação para entender o Futuro

Duração: 15h

Formato: Online

30 JANEIRO A 15 FEVEREIRO 2024

Iniciação ao vídeo – filma, corta e edita [online]

Duração: 15h

Formato: Online

30 JANEIRO A 15 FEVEREIRO 2024

Jornalismo Literário: Do poder dos factos à beleza narrativa [online]

Duração: 15h

Formato: Online

30 JANEIRO A 15 FEVEREIRO 2024

Jornalismo e Crítica Musical [online]

Duração: 15h

Formato: Online

Investigações: conhece as nossas principais reportagens, feitas de jornalismo lento

20 abril 2026

Ensino superior: futuro ou espaço de incerteza?

Para muitos jovens o ensino superior continua a ser o percurso natural, quase obrigatório, para garantir um futuro melhor. Apesar disso, nem todos os que escolhem seguir este caminho encontram uma realidade correspondente às expetativas. Neste projeto, procuramos perceber, através de uma reportagem aprofundada e testemunhos em vídeo, o que está realmente a em causa no ensino superior em Portugal. O que está a afastar os jovens? O que os faz ficar ou sair? E, sobretudo, que país estamos a construir quando estudar se transforma num privilégio ou num risco.

16 fevereiro 2026

Com o patrocínio do governo, a desinformação na Eslováquia está a afetar pessoas, valores e instituições

Ataques a jornalistas, descredibilização da comunicação social independente, propagação de informação falsa, desmantelamento de instituições culturais. A desinformação na Eslováquia está a crescer com o patrocínio dos responsáveis políticos, que trazem para o mainstream as narrativas das margens. Com ataques e mudanças legislativas feitas à medida, agudiza-se a polarização da sociedade que está a prejudicar a democracia e o sentimento europeísta.

Carrinho de compras0
There are no products in the cart!
Continuar na loja
0