Maria Reis lançou em Abril "A Flor da Urtiga”, gravado no final de 2020, em Lisboa, com a colaboração de Noah Lennox (Panda Bear, Animal Collective) como produtor e co-instrumentista. O disco foi publicado na Cafetra Records, selo que a artista fundou com amigos há mais de uma década. Citando a própria sobre os modos e formas da nova colecção de temas: "O que dói e é bom. Que cresce livre e indomável. A urtiga floresce como todas as outras flores. Canções sobre a família, o amor, o abismo emocional e a integridade - e outras coisas pelo meio."
A discografia a solo da cantora, inclui “Chove na Sala, Água nos Olhos”, de 2019, apresentado no Grande Auditório da Culturgest em fevereiro de 2020 e o EP inaugural “Maria”, de 2017. Para sempre fica o legado da banda rock Pega Monstro que formou e conduziu com a sua irmã Júlia Reis, quer pelas canções e concertos memoráveis, quer pelo exemplo de agência cultural e cívica que promoveram. Maria Reis tem colaborado regularmente com nomes como Sara Graça, Joana da Conceição, Gabriel Ferrandini, Miguel Abras ou Rudi Brito em concertos, apresentações artísticas multimediais, edição de música e de poesia.
No dia 4 de agosto, Maria Reis apresenta-se no festival L’Agosto que regressa ao centro histórico de Guimarães entre os dias 3 a 5 de agosto.
Esta é a lista de 10 músicas de autores portugueses que o artista partilhou connosco com notas que justificam as suas escolhas:
80 TU & EU - “Mundo de Party”
“Supresa de Lisboa deste ano, do colectivo Meia Fé. Tudo fresco. Queremos disco!”
FacaKill - “Roma”
“Canção linda do Facakill, esta gravação é ao vivo nas Damas e está incluída no mais recente lançamento da Cafetra Records, em tape, de músicas ao vivo de todos os artistas. Vão ouvir e comprem o objecto!”
Ravenna - “She Listens To My Love When She Looks At Our Tree”
“Tema muito bonito, o mais recente upload para bandcamp da Ravenna. Ela também tem uma cassete podem apanhá-la na flur, e vai tocar ao Out.fest, o festival de música exploratória do Barreiro, em Outubro”
Xôr - “Quebra-Nozes (Depois)”
“Letra e canção bonitas, músico e artista do Porto, do Bergado Colectivo, tema que pertence ao disco release digital "Morrinha" (2022)”
Lola Flowers - “Rapazes”
“Lola Flowers é mistério de soundcloud/youtube, tem vários temas com vídeo e tudo no seu canal de youtube. A força adolescente <3”
Magz - “Eu Quero”
“Magz, guitarrista de Ninaz, tem este disco do ano passado. Tema bonito, tocou numa noite nossa na SMOP no lançamento do disco da Júlia Reis.”
BeABea - “Falta de Concentração”
“Promessa skater do Porto talvez agora esteja por Lisboa, tem este ep digital disponível no soundcloud no canal dela. Emo Bom!”
YUNG XALANA - “Goth bvtch”
“Outro rapaz do colectivo Meia Fé de Lisboa. Top Wavves type som <3”
Caixão - “Allis Ubbo”
“Black Metal portugues caseiro. Esta cassete é boa! Saiu pela label americana Nuclear War Now! Acho que tem cassete nova a chegar. podem ouvir no bandcamp!”
Abras - “Signo Silo”
“Amigo Abras, tema mais recente upload de soundcloud, acho que a propósito do concerto em colaboração com o Grupo de Música Contemporânea de Lisboa, na Galeria Quadrum, em Lisboa! Bom! Nada a dizer! “
Todas as segundas sintoniza no site Gerador e descobre as Mesclas aqui.