Joana Espadinha licenciou-se em Direito, na Universidade Nova de Lisboa, e em Jazz pelo Conservatório de Amesterdão. Em 2014 lançou o seu primeiro disco como cantautora, ”Avesso”, e em 2018, com produção de Benjamim, lançou "O Material Tem Sempre Razão”. No mesmo ano participou no Festival RTP da Canção como intérprete da música "Zero a zero” de Benjamim.
Em 2019, o seu tema “Leva-me a dançar" foi nomeado para o Prémio Autores na categoria de melhor tema de música popular. Dois anos depois, Joana Espadinha lança o seu terceiro álbum, "Ninguém nos vai tirar o sol", novamente com produção de Benjamim, com o qual se apresenta por todo o país. Já em 2022, volta a participar no Festival RTP da Canção, desta vez como compositora da canção "Ginger ale”, interpretada por Diana Castro.
Paralelamente, Joana compõe para outros artistas como Carminho, Marisa Liz, Cláudia Pascoal, Sara Correia, Luís Trigacheiro, Elisa Rodrigues, entre outros.
O ano de 2023 insurge-se como o seu regresso à edição de singles que preparam o novo caminho para um novo longa duração, como o novíssimo “Será o que Será”, recentemente editado, com a produção de Ben Monteiro.
Esta é a lista de 10 músicas de autores portugueses que a artista partilhou connosco com uma notas que justifica as suas escolhas:
“A música portuguesa está numa fase tão prolífica que foi difícil escolher entre tantos artistas que me inspiram e que admiro. Acabei por escolher canções mais recentes que me marcaram, sobretudo pela originalidade, pela qualidade da escrita e estética diferenciada.”
Ana Lua Caiano - "Se Dançar É Só Depois"
Margarida Campelo - "Love Will Never be Enough"
Benjamim e Samuel Úria - "Os Raros"
Joana Alegre - "Nó"
Manel Cruz - "O Navio Dela"
Maro e Sílvia Perez Cruz - "Eu Juro Que Vi Flores"
A Garota Não e Chullage - "Não Sei O Que É Que Fica"
João Espadinha ft Primeira Dama - "A Revolta"
Cláudia Pascoal - "Assim Assim"
Carminho - "Sentas-te A Meu Lado"
Todas as segundas sintoniza no site Gerador e descobre as Mesclas aqui.