fbpx

Apoia o Gerador na construção de uma sociedade mais criativa, crítica e participativa. Descobre aqui como.

Mescla com L-CAPITAN

A mescla desta semana chega-nos pelas mãos de L-Capitan.

Texto de Redação

Fotografia de João Mota

Apoia o Gerador na construção de uma sociedade mais criativa, crítica e participativa. Descobre aqui como.

L-CAPITAN (Luís Fernandes) estreou-se no mundo da música em tenra idade. Aos oito anos começou a aprender guitarra clássica na Escola de Música Nossa Senhora do Cabo. Mais tarde, viajou por caminhos mais distorcidos com a guitarra elétrica, entre vários projectos foi vocalista e guitarrista dos já extintos YAGMAR. Produziu e colaborou com vários artistas, entre os quais os angolanos Elenco da Paz e Yuri da Cunha, em Espanha com a rapper ELVIRUS e na Índia com Kali. 

Em Março de 2022 adquire a sua primeira guitarra com o objectivo de a compreender e gravar algumas ideias que ecoavam na sua cabeça. É aqui que conhece Ricardo Mata, o seu professor de guitarra que lhe ensina a complexidade deste novo instrumento. Entre guitarradas de Lisboa, fados e as suas próprias composições, surge a necessidade de escrever as primeiras ideias, resultantes deste turbilhão de influências musicais e de vida. Com o seu nome de produtor passa também a dar-se a conhecer como instrumentista, tendo até ao início da aprendizagem colaborado com outros artistas. E é assim que surge Soturna, o EP de estreia com a guitarra portuguesa que tão rápido capta a atenção, mesmo de quem nunca a tinha ouvido.

Esta é a lista de 10 músicas de autores portugueses, selecionada pelo L-CAPITAN, com notas que justificam as suas escolhas:

“Zuvi Zeva Novi” - Mler Ife Dada

“Uma música incrível, fora da caixa e com “acabamentos” excelentes que representa bem muita da música que se fazia nesta altura em Portugal.”

“Sempre Bem” - Capitão Fausto

“A letra toca-me bastante porque me apanhou numa altura em que vivia o que é retratado na mesma.”

“Haiku” - José Tornada

“Uma música bastante emotiva dum compositor com o qual tenho uma grande amizade e, amizade à parte, acho que merece o devido reconhecimento.”

“Semen” - Xutos & Pontapés 

“Gostei bastante do 78/82 que engloba este tema dos Xutos, apesar de ser dos mais antigos só o conheci recentemente.”

“Verdes Anos” - Carlos Paredes

“A mais icónica da guitarra portuguesa.”

“Variações Sobre Fado Lopes” - José Nunes e Castro Mota

“O meu compositor favorito de Guitarra de Lisboa.”

“O Anzol” - Rádio Macau

“Entre esta e a Just Like Heaven dos The Cure escolho a cantada pela Xana com o seu conjunto de Algueirão, Mem Martins. Toca-me bastante mais!”

“On Top” -  Branko

“Numa altura em que me encontrava num deserto de inspiração e afastado da música, ouvi este tema do João Barbosa e fiquei cheio de vontade de voltar às produções.”

“Got A Feeling” - Los Waves

“Uma das minhas bandas preferidas de Portugal.”

“Não Posso Mais” - Pedro Abrunhosa

“Lembro-me dos meus pais comprarem este CD e dançar horas a fio com a minha irmã mais velha em casa ao som desta música. Mais um exemplo da música que se fazia com qualidade em Portugal, sou muito agarrado ao passado nestas coisas. Não porque o que se faça agora não tenha a mesma qualidade, mas porque as músicas antigas duravam mais tempo na nossa vida.”

Todas as segundas sintoniza no site Gerador e descobre as Mesclas aqui.

Publicidade

Se este artigo te interessou vale a pena espreitares estes também

4 Novembro 2024

Mescla com Inóspita

28 Outubro 2024

Mescla com Tiago Cardoso

21 Outubro 2024

Mescla com INÊS APENAS

14 Outubro 2024

Mescla com emmy Curl

7 Outubro 2024

Mescla com Silly

30 Setembro 2024

Mescla com Arianna Casellas y Kauê

23 Setembro 2024

Mescla com Cassete Pirata

16 Setembro 2024

Mescla com Eugénia Contente

9 Setembro 2024

Mescla com Jonas

2 Setembro 2024

Mescla com Ya Sin

Academia: cursos originais com especialistas de referência

30 JANEIRO A 15 FEVEREIRO 2024

Viver, trabalhar e investir no interior

Duração: 15h

Formato: Online

30 JANEIRO A 15 FEVEREIRO 2024

Escrita para intérpretes e criadores [online]

Duração: 15h

Formato: Online

30 JANEIRO A 15 FEVEREIRO 2024

Desarrumar a escrita: oficina prática [online]

Duração: 15h

Formato: Online

30 JANEIRO A 15 FEVEREIRO 2024

Patrimónios Contestados [online]

Duração: 15h

Formato: Online

30 JANEIRO A 15 FEVEREIRO 2024

Jornalismo e Crítica Musical [online]

Duração: 15h

Formato: Online

30 JANEIRO A 15 FEVEREIRO 2024

Artes Performativas: Estratégias de venda e comunicação de um projeto [online]

Duração: 15h

Formato: Online

30 JANEIRO A 15 FEVEREIRO 2024

Comunicação Cultural [online]

Duração: 15h

Formato: Online

30 JANEIRO A 15 FEVEREIRO 2024

Introdução à Produção Musical para Audiovisuais [online]

Duração: 15h

Formato: Online

30 JANEIRO A 15 FEVEREIRO 2024

Gestão de livrarias independentes e produção de eventos literários [online]

Duração: 15h

Formato: Online

30 JANEIRO A 15 FEVEREIRO 2024

Jornalismo Literário: Do poder dos factos à beleza narrativa [online]

Duração: 15h

Formato: Online

30 JANEIRO A 15 FEVEREIRO 2024

Iniciação ao vídeo – filma, corta e edita [online]

Duração: 15h

Formato: Online

Investigações: conhece as nossas principais reportagens, feitas de jornalismo lento

3 MARÇO 2025

Onde a mina rasga a montanha

Há sete anos, ao mesmo tempo que se tornava Património Agrícola Mundial, pela FAO (Organização das Nações Unidas para a Alimentação e Agricultura), o Barroso viu-se no epicentro da corrida europeia pelo lítio, considerado um metal precioso no movimento de descarbonização das sociedades contemporâneas. “Onde a mina rasga a montanha” é uma investigação em 3 partes dedicada à problemática da exploração de lítio em Covas do Barroso.

20 JANEIRO 2025

A letra L da comunidade LGBTQIAP+: os desafios da visibilidade lésbica em Portugal

Para as lésbicas em Portugal, a sua visibilidade é um ato de resistência e de normalização das suas identidades. Contudo, o significado da palavra “lésbica” mudou nos últimos anos e continua a transformar-se.

A tua lista de compras0
O teu carrinho está vazio.
0