O Gerador está a organizar a primeira edição do programa de formação do projeto Come Together, dedicado a aspirantes a jornalistas e editores. Este programa de 30 horas, que acontece de março a maio de 2024, foi criado para refletir os atuais desafios e disparidades da indústria do jornalismo, com destaque especial para a promoção da inclusão, da representatividade e diversidade.
O objetivo principal da formação é repensar o panorama atual das redações, promovendo a diversidade, expandindo as redes de colaboração e dotando grupos sub-representados com competências profissionais essenciais.
O programa, que conta com formadores como Paula Cardoso (Afrolink), Ricardo Cabral Fernandes (Setenta e Quatro) ou a jornalista Dora Alexandre, é dirigido a aspirantes a jornalistas e jornalistas ou editores sub-representados nas redações. Serão abordados temas como o jornalismo independente, jornalismo de dados e de investigação, filtros étnico-raciais nos media e a representação mediática de pessoas com deficiência ou da comunidade LGBTQ+. A participação é gratuita e há 25 vagas disponíveis.
Consulta o regulamento e o programa da formação aqui e candidata-te aqui.
Além da formação, os participantes terão a oportunidade de propor e trabalhar nos seus projetos jornalísticos e editoriais. Os projetos selecionados receberão apoio financeiro e orientação de editores experientes.
As datas que não queres perder
25 de janeiro: sessão online de esclarecimento de dúvidas através deste link
4 de fevereiro: fim das candidaturas aqui
19 a 23 de fevereiro: os candidatos selecionados serão notificados
Esta formação terá uma segunda edição ainda em 2024, organizada pela Kurziv – Plataforma para assuntos de cultura, media e sociedade, sediada na Croácia.
O consórcio do Come Together, co-financiado pela Comissão Europeia através do programa Europa Criativa, é composto pelas entidades Eurozine, Gerador, Krytyka Polityczna, Kurziv, Rekto:Verso, VoxEurop e VoxFeminae. No contexto deste projeto, no dia 24 de janeiro de 2024 haverá também um webinar gratuito com Paula Cardoso (Afrolink), sobre como os media alimentam o racismo. Sabe mais aqui.