fbpx

Apoia o Gerador na construção de uma sociedade mais criativa, crítica e participativa. Descobre aqui como.

Participa gratuitamente no webinar que reflete sobre como os media alimentam o racismo

Neste webinar do projeto Come Together que acontece no dia 7 de março das 14h às 16h, liderado pela jornalista Paula Cardoso, confrontamos a realidade inegável de que as representações mediáticas da população racializada, nomeadamente das pessoas negras, e a cobertura de questões raciais podem ser tremendamente problemáticas e excludentes.

Texto de Gerador

Apoia o Gerador na construção de uma sociedade mais criativa, crítica e participativa. Descobre aqui como.

O projeto Come Together, do qual o Gerador é um dos parceiros, junta órgãos de comunicação social de seis países europeus, com o objetivo de partilharem, entre si, conhecimentos e boas práticas na gestão e disseminação dos seus trabalhos. Como resultado desta partilha, o projeto irá promover um programa educacional focado na comunidade jornalística europeia.

Neste webinar gratuito, em inglês, que acontecerá no dia 7 de março das 14h às 16h, com a jornalista Paula Cardoso, fundadora da comunidade digital Afrolink, confrontamos a realidade inegável de que as representações mediáticas da população racializada, nomeadamente das pessoas negras, e a cobertura de questões raciais podem ser tremendamente problemáticas e excludentes. Estaremos conscientes de como os meios de comunicação social estão a alimentar o racismo?

Inscreve-te para participar aqui.

Serão discutidos os principais aspetos dos meios de comunicação que fabricam o ódio, partilhadas boas práticas para os enfrentar e refletiremos, ainda, sobre o poder da narrativa para reduzir os estigmas raciais e questionar as narrativas oficiais.

Paula Cardoso, fundadora da comunidade digital Afrolink, que visibiliza profissionais africanos e afrodescendentes residentes em Portugal ou com ligações ao país, é também autora da série de livros infantis “Força Africana”, projetos desenvolvidos para promover uma maior representatividade negra na sociedade portuguesa. Entre vários projetos, faz ainda parte da equipa do talk-show online “O Lado Negro da Força”.

O consórcio do Come Together, co-financiado pela Comissão Europeia através do programa Europa Criativa, é composto pelas entidades Eurozine, Gerador, Krytyka Polityczna, Kurziv, Rekto:Verso, VoxEurop e VoxFeminae.

Publicidade

Se este artigo te interessou vale a pena espreitares estes também

13 Fevereiro 2025

“Até à última gota” convida-nos a refletir sobre a forma como produzimos e consumimos

13 Fevereiro 2025

Luis de Matos no Uncover para desvendar a arte do ilusionismo

1 Fevereiro 2025

Post/Zeitgeist: tempo para pensar Amanhã. Descobre aqui o programa

16 Janeiro 2025

Estamos a oferecer bilhetes duplos para a peça de teatro “Constantino, Guardador de Sonhos”

8 Janeiro 2025

O futuro não tem um manual, mas nós temos as ferramentas. Inscrições abertas

3 Janeiro 2025

Fica a conhecer Clarisse Silva, vencedora de Arte Têxtil na MNJC23

31 Dezembro 2024

Descobre as reportagens vencedoras da última edição da bolsa que apoia jovens jornalistas

30 Dezembro 2024

Maria João Valente Rosa e Tiago Sigorelho: percepções, opiniões vs factos e o papel da demografia

27 Dezembro 2024

Fica a conhecer Diogo Monteiro, vencedor de Humor na MNJC23

20 Dezembro 2024

Fica a conhecer Daniela Mata, vencedora de Ilustração na MNJC23

Academia: cursos originais com especialistas de referência

30 JANEIRO A 15 FEVEREIRO 2024

Financiamento de Estruturas e Projetos Culturais [online]

Duração: 15h

Formato: Online

30 JANEIRO A 15 FEVEREIRO 2024

Desarrumar a escrita: oficina prática [online]

Duração: 15h

Formato: Online

30 JANEIRO A 15 FEVEREIRO 2024

Comunicação Cultural [online e presencial]

Duração: 15h

Formato: Online

30 JANEIRO A 15 FEVEREIRO 2024

Jornalismo e Crítica Musical [online]

Duração: 15h

Formato: Online

30 JANEIRO A 15 FEVEREIRO 2024

Fundos Europeus para as Artes e Cultura I – da Ideia ao Projeto [online]

Duração: 15h

Formato: Online

30 JANEIRO A 15 FEVEREIRO 2024

Gestão de livrarias independentes e produção de eventos literários [online]

Duração: 15h

Formato: Online

30 JANEIRO A 15 FEVEREIRO 2024

Assessoria e Escrita de Comunicados de Imprensa

Duração: 15h

Formato: Online

30 JANEIRO A 15 FEVEREIRO 2024

Viver, trabalhar e investir no interior

Duração: 15h

Formato: Online

Investigações: conhece as nossas principais reportagens, feitas de jornalismo lento

20 JANEIRO 2025

A letra L da comunidade LGBTQIAP+: os desafios da visibilidade lésbica em Portugal

Para as lésbicas em Portugal, a sua visibilidade é um ato de resistência e de normalização das suas identidades. Contudo, o significado da palavra “lésbica” mudou nos últimos anos e continua a transformar-se.

16 Dezembro 2024

Decrescer para evitar o colapso

O crescimento económico tem sido o mantra da economia global. Pensar em desenvolvimento e em prosperidade tem significado produzir mais e, consequentemente, consumir mais. No entanto, académicos e ativistas pugnam por uma mudança de paradigma.

A tua lista de compras0
O teu carrinho está vazio.
0